Tempo de leitura: 5 minutos
PORQUE JÁ ESTÁ TARDE PARA VOCÊ COMEÇAR A PLANEJAR SEU 2017?
Entramos em outubro e os enfeites de Natal começam a aparecer no shopping e no supermercado. A frase seguinte é: lá se vai mais um ano…
Você acha mesmo bonito pensar assim? Você tem orgulho de admitir que seu ano foi uma correria e que você mal teve tempo para você e para os seus sonhos?
Houve alguns anos na minha vida que eu tive essa sensação. Hoje, quando alguém vem pra mim com esse papo de que tá tudo passando rápido demais, eu apenas penso: que pena, entra ano e sai ano e essa pessoa ainda não consegue viver no presente e colocar prioridades na sua vida.
Sim, eu sou “crica” e uso métodos de produtividade diariamente. Na minha rotina, é bastante difícil eu chegar no final do dia com a sensação de que o dia voou – afinal de contas, minhas atividades programadas foram cumpridas.
Se você se interessar por métodos de produtividade e alta performance, deixe aqui nos comentários que eu posso programar outro post para falar disso.
QUAIS FORAM OS SEUS PLANOS PARA 2016?
Você se lembra onde você passou a virada do último ano? Alias, você lembra quais foram suas promessas no último revillon? Se você não se lembra de quais foram suas promessas, está aí o primeiro motivo porque está tarde para começar a planejar o seu 2017.
Agora, caso você se lembre das suas promessas, quantos % delas já foram cumpridas? O que ainda não foi cumprido, você conseguirá alcançar nos próximos 3 meses? Está na hora de um ajuste de percurso?
Então, não se esqueça dessa atividade nas vésperas do ano novo: fazer uma auto-avaliação de como foi ano que passou e tudo que você conquistou. Agradecer é tão importante quanto pedir!
GERENCIANDO O PROJETO: “SUA VIDA”
Os amantes de gerenciamento de projetos sabem que são 5 as etapas de um projeto: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, finalização.
O que talvez poucos façam é considerar a sua vida como um próprio projeto. E, já que vivemos em ciclos (anuais, mensais, semanais, menstruais, semestrais e por aí vai), porque não considerar cada ciclo um projeto? E mais, cada novo ano, um novo projeto!
Outra relação interessante que os seguidores do PMBOK fazem é saber que um bom planejamento facilita e potencializa sua execução. Por vezes, é gasto mais tempo no planejamento de um projeto do que na execução em si.
Na prática, se a execução de 2017 vai durar um ano, o planejamento dele deve ter um tempo pelo menos de 3 meses. Aí está o segundo motivo para você começar hoje mesmo a planejar seu 2017!
VOCÊ JÁ FEZ O PLANEJAMENTO DA SUA EMPRESA?
Eu tenho certeza que a resposta foi sim. Nessa altura do campeonato, a maior parte das empresas já está não apenas com o planejamento de 2017 bastante detalhado como também com ideias sobre 2018, 2020 e 2025. Já tem calendários prontos, reuniões agendadas, pontos críticos evidenciados e muito mais.
Agora, se você teve um tempo para fazer o planejamento de 2017 da sua empresa ou da empresa que você trabalha porque você não consegue esse tempo para fazer o planejamento do seu ano também??
Até porque não bastam as metas do próximo ano, é preciso ter metas de longo prazo (20 anos), médio prazo (5 anos) e daí sim curto prazo (ano que vem). Desmembrar esse planejamento é uma atividade e tanto!
#PARTIUCOMEÇAR
Pra mim esses 3 motivos são suficientes para começar a pensar no próximo ano. São várias as esferas para considerar: familiar, social, financeiro, profissional, viagens, estudos e diversos outros – não tem muita regra, cada um coloca os aspectos que gosta de considerar.
Quer facilitar a programação do ano novo? Comece pela melhor parte!
Pra mim, a melhor parte são as viagens! E eu separo as viagens em alguns tipos:
– Viagens grandes: mais de 7 dias, o que demanda férias do trabalho. Nesse ano de 2016 minha grande viagem foi as Olimpíadas;
– Viagens de feriados: já olhou quantos feriados e emendas tem no ano que vem? Quantos dias você pode aproveitar?
– Viagens para visitar amigos e parentes: o que envolve festas de casamentos, visitas que todo ano são prometidas e tantas outras dívidas com círculo sociais que temos;
– Passeios no final de semana: aqueles que são bem fáceis, basta pegar o carro e ir. Independente de onde você mora, com certeza existem várias opções de lazer a menos de 200 Km de distância. Só que você nunca vai porque? Porque nunca consegue se organizar para isso…
Morar na praia é um privilégio nesse último tipo de viagem, porque qualquer praia dá a impressão de que foi uma viagem a parte. Sim, eu amo praia!
Então eu estou começando pela parte que eu mais gosto: viajar! E você, vai começar por onde??
A meta até dia 31/12/16 é ter sua lista pronta e bem fundamentada. Em menos de 3 meses, querendo você ou não, um novo projeto se inicia na sua vida! Vai deixar esse passar também??
#PARTIUCOMEÇAR
Link permanente
Pri, adorei o post. Parabéns pelo conteúdo.
Ah, gostaria de saber mais sobre métodos de produtividade e alta performance.
Obg
Beijo!
Link permanente
Oi Julia! Obrigada!
Vou me programar para fazer mais posts sobre esses assuntos!
Beijos!
Link permanente
Oi Pri!
Adorei o post! Eu mesma adoro planejar as coisas, mas vejo que perco um pouco nesta etapa. Uma hora anoto em um aplicativo, na outra no papel, no excel.. Enfim, tenho interesse em saber melhor seus métodos e ferramentas utilizadas para os planejametos.
Pra mim nada é tão gostoso como ter a sensação dar um “check” em uma pendência!
Beijos
Link permanente
Pois é Larissa, a sensação do check nas atividades do dia é mesmo muito bom!!
Estou programando outro post sobre isso, te aviso assim que sair!
Abraço!