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AS ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS POR TRÁS DO PROJETO LIBERDADE FINANCEIRA
Você deve ter acompanhado nos últimos dias minha euforia pelo meu primeiro lançamento!
Via de regra, seguindo os ensinamentos do Fórmula de Lançamento, nem foi um lançamento tão estruturado assim… Apenas usei alguns gatilhos mentais e um sequenciamento parecido, mas ainda não foi digno do lançamento que eu quero fazer!
Ainda assim, a experiência foi fantástica e eu vim dividir tudo com você!
Esse post faz parte da categoria Empreendedora Digital, onde eu divido os bastidores da minha experiência no empreendedorismo e, especialmente, no empreendedorismo digital através do Fórmula de Lançamento. Para ver outros posts dessa categoria, clique aqui.
PLANEJANDO O LANÇAMENTO
Tudo começou no dia 8 de março de 2017, quando eu e o André Macan iniciamos nossa sociedade.
Nós tínhamos a certeza que queríamos trabalhar juntos, mas não tínhamos ideia do que queríamos desenvolver.
Então fizemos um brainstorm e decidimos investir na área de educação financeira – algo que nós dois temos afinidade e sempre conversamos bastante.
Optamos por usar minha ferramenta de gestão financeira familiar pois, além de ela ter me permitido conquistar vários sonhos, ela causa um certo impacto a todos com quem compartilho.
Era uma jóia que eu tinha escondida aqui nos meus arquivos e sequer sabia o valor que ela tinha…
O passo seguinte foi errar rápido: queríamos saber se nosso plano daria certo.
O plano A na verdade era abrir o carrinho dia 03 de abril, mas a agenda não permitiu essa logística… E fomos para o plano B: a data oficial do nosso lançamento foi 17 de abril de 2017.
A ESTRUTURA DO LANÇAMENTO
Como eu disse, não foi um lançamento clássico… Mas depois de jogar o chapéu do outro lado do muro, isso é, de colocar uma data correndo contra nós, tivemos que nos virar…
Nós optamos por fazer nossa captação de leads, isto é, coletar os emails das pessoas interessadas, através de 4 posts do blog:
- Meus 5 primeiros erros como empreendedora;
- Como eu controlo minhas finanças pessoais;
- Como eu estou conquistando minha liberdade financeira;
- Como eu pago minhas contas sem trabalhar.
Esses posts contavam tanto a nossa história quanto falavam da ferramenta.
Nas duas primeiras semanas de abril, fizemos um esforço grande de divulgação desses posts: mídias sociais, contatos pessoais, grupos de whats app.
Mas os resultados eu vou deixar para contar numa próxima vez….
Em paralelo a essa divulgação:
- Gravamos o vídeo de oferta;
- Montamos nossa página de vendas;
- Fizemos ajustes e testes na ferramenta de excel;
- Configuramos nosso produto dentro da plataforma do hotmart;
- Criamos uma área de membros;
- Gravamos e subimos todo o conteúdo do infoproduto.
No dia 17 de abril, estava tudo pronto para abrir o carrinho!
A COMPLEXIDADE DIGITAL
Algumas pessoas que leram o post sobre meus erros e acertos do primeiro ano como empreendedora vieram comentar comigo que ficaram impressionadas com a quantidade de coisas que eu fiz em um ano.
Eu particularmente fiquei impressionada com a quantidade de coisas que fizemos em 40 dias… Por isso resolvi mostrar aqui todos os programas que usamos, apenas para fazer o caminho de venda. Desconsiderei os programas que usamos para a ferramenta em si.
A parte legal de quando você vai errando, é o fato de você ir aprendendo! Eu não tenho dúvida de que todos os erros que cometi, especialmente na L2M, me permitiram ter uma velocidade grande no desenvolvimento do projeto Liberdade Financeira. Senão ele jamais teria ficado pronto em 40 dias…
Então vamos as ferramentas!
- Post no WordPress – Eu já estava craque de escrever post (já foram mais de 100!). Então essa parte foi bem fácil pra mim!
- Mailchimp – programa de gerenciamento de emails. Eu usei a versão gratuita para hospedar a lista de email. Comecei a usar esse software faz pouco tempo e confesso que apanhei um bocado… Desde a configuração das listas até o envio dos emails. Mas deu tudo certo!
- Épico Capture – esse é o “tema” do meu blog (pra quem não entende bem, é tipo o papel de parede dele). Pra integrar o email (mailchimp) com o post no wordpress, precisei configurar a captura do épico – e também fiz isso pela 1a vez!
- Gravação dos vídeos: usamos nossos celulares e, para a captura de imagens da tela usei o software aTube Catcher. Sorte que já tinha feito um treino quando gravei a palestra do Conteclog, o que facilitou já saber mexer no software!
- Edição dos vídeos: usei o VSDC, um software gratuito que eu já usava na L2M. Não dá de dizer que é uma tarefa difícil, mas é trabalhosa que só… Ah, e o vídeo de oferta não rodava por nada no meu computador. Tivemos a ajuda de um anjinho (que ainda não podemos agradecer publicamente) para fazer ele ficar lindão como ficou! E claro que nosso anjinho usou um programa mais sofisticado que o VSDC…
- Youtube – para subir todos os vídeos. Usando algumas ferramentas específicas, como o modo privado e não listado, pois vários dos vídeos gravados não podem aparecer na minha playlist;
- KlickPages – é o programa que eu uso para fazer páginas de captura (conhecidas também como landing page, ou LP). Também já tinha aprendido a usá-lo quando escrevi o e-book KPI em logística. Foi usado para construir a página de vendas e as páginas de “obrigado”;
- KlickMembers – é o programa onde meu infoproduto está hospedado. Esse foi o primeiro contato. Tive que assistir todos os tutorais, aprender a formatar, a montar um curso, uma turma, etc. De todas as ferramentas que eu usei, essa foi a que tive maior salto na curva de aprendizado!
- Hotmart – é a plataforma de pagamento que usamos. Eu já havia feito o curso deles (Hotmart Academy, que é gratuito e eu recomendo para quem está entrando no marketing digital). Mas ainda não tinha configurado um produto lá dentro. Também foi uma curva de aprendizagem enorme!
- Bity.ly – é um encurtador de URL que eu uso para conseguir melhor rastreamento das páginas que eu divulgo. Por ele, sei quantas pessoas clicaram na página!
- Formulários Google – usamos para fazer um questionário e conhecer melhor os alunos da turma piloto. Além de mega intuitivo, eu já tinha usado outras vezes – então foi fácil!
Daí teve também toda a divulgação no facebook e no instagram (algo que já faz parte da rotina), no whats app…
Caraca, é coisa pra caramba!!! Sem parar para escrever eu nem me toquei que eram tantas ferramentas…
Isso sem contar que, além de fazer todas as configurações em cada uma das ferramentas, tem a parte de integração entre elas…
Então veja só o caminho que a turma piloto fez para chegar na área de membros:
- Cadastraram seu email no post (wordpress + épico capture + mailchimp);
- Receberam um email com a LP da oferta (mailchimp + bit.ly + klickpages + youtube + gravação e edição do vídeo + hotmart);
- Compraram o curso (hotmart), o que automaticamente disparou para cada aluno o login da área de membros (klickmembers) + o email de confirmação de compra (mailchimp);
- Receberam também o formulário do google por email (mailchimp + formulário).
Ufa!!!
Daí quando eu digo que montar o conteúdo do curso em si foi menos de 25% do trabalho, dá pra acreditar né…
A SURPRESA NO MEIO DO CAMINHO
Todo esse processo levou entre 60-80 horas de execução. Considerando que esse não é meu único projeto, foram 40 dias puxados e de grande aprendizado.
Mas o calendário estava bem mensurado e tudo parecia que ia dar tempo… Até que, 10 dias antes do lançamento, eu tive uma surpresa bem agradável: descobri que estava grávida!!!
E isso me tirou uns 5 dias de execução do projeto… A emoção era tanta que foi difícil equilibrar tudo e voltar a vida normal!
Essa é uma das armadilhas de ser home office… Quando a emoção toma conta, não tem a rotina de ir para o escritório e se concentrar…
Eu estava divulgando meu projeto para vários amigos e tinha uma notícia tão mais legal para passar!!
Foi engraçado gerenciar tudo isso junto! E no fim das contas, deu tudo certo!! Se não tivesse dado certo não era o fim, não é mesmo?!
O curso saiu, nossa turma piloto está no ar e tudo que planejamos aconteceu!
Meu bebê está crescendo aqui dentro, e a sensação de realização pessoal e profissional é enorme!!
E é só o começo… Veja aqui os resultados do lançamento!!