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TRÁFEGO PAGO, PARCEIROS, PROJETO SOCIAL – OS BASTIDORES DO MEU SEGUNDO LANÇAMENTO INTERO
Chegamos no nosso segundo lançamento, ou seja, a segunda semana de Workshop do Método Liberdade Financeira (tem mais detalhes do primeiro lançamento aqui).
Nesse post eu vim contar os bastidores!! Mas… que bastidores?!
Esse post faz parte da categoria Empreendedora Digital, onde eu divido os bastidores da minha experiência no empreendedorismo e, especialmente, no empreendedorismo digital através do Fórmula de Lançamento. Para ver outros posts dessa categoria, clique aqui.
COMO TUDO COMEÇOU
O segundo workshop começou antes do primeiro.
Quando decidimos usar a fórmula de lançamento como modelo de negócios, os estudos mostravam que nossa estratégia era de longo prazo.
Eu já sabia que estava entrando numa maratona e por isso os passos foram dados não prevendo apenas um workshop.
Então grande parte dos bastidores do meu primeiro lançamento já foram também usados no segundo, de modo que, quando o segundo chegou já tinha muita coisa pronta.
Por isso eu digo que quase não houveram bastidores.
Só que uma coisa do primeiro lançamento foi muito importante: as lições aprendidas.
Nos dias que sequenciaram o primeiro lançamento, eu e minha equipe montamos um PowerPoint com minuciosos erros itens de melhorias para o próximo lançamento.
Esse material foi fundamental para não cometer os mesmos erros no segundo lançamento.
Embora a diferença de tempo tenha sido de apenas 2 meses entre primeiro lançamento e o planejamento do segundo, já haviam erros e melhorias que tinham sido esquecidos.
É nessas horas que você fica super feliz de ter rodado lições aprendidas e agora conseguir usá-las.
A DEFINIÇÃO DA DATA
A definição da data nosso primeiro passo oficial do segundo Workshop.
Inicialmente tínhamos previstos para primeira quinzena de Março. Até porque eu com o nenenzinho pequeno não sabia quando ia voltar a trabalhar.
No primeiro mês de vida da minha filha eu trabalhei muito mais do que imaginava que ia conseguir.
E, para março, o Método Liberdade Financeira está programando uma surpresa do nosso primeiro aniversário.
Então sobraram as opções de lançar em abril ou em Fevereiro.
Colocada a discussão na roda de um time que tem vários empreendedores, acabamos optando por fevereiro… E o carnaval no meio do mês veio para antecipar os nossos planos para Janeiro.
Tem hora que eu me sinto até meio doida!
Normalmente os planos se atrasam… e, no nosso caso, o planejamento para primeira quinzena de Março foi adiantado para a última semana de Janeiro.
Apesar da loucura que isso possa parecer, só foi possível bater o martelo nessa data porque decidimos usar o mesmo material do primeiro lançamento que já tinha sido programado para isso.
Logo, muitas melhorias que identificamos e precisavam ser feitas nos vídeos, nós não conseguimos executar.
Mas várias delas foram possíveis!
E o que nós realmente pensamos e planejamos para o segundo lançamento foram os objetivos.
OBJETIVOS DO SEGUNDO LANÇAMENTO
Basicamente foram três objetivos no segundo lançamento: tráfego pago, parcerias e projeto social.
A parte mais interessante é que nós não definimos metas numéricas nesse lançamento, como fizemos no primeiro. Nossa ideia era testar. Queríamos testar o tráfego pago.
TRAFEGO PAGO
Se você não sabe o que é tráfego pago, é basicamente divulgar seu conteúdo pagando e, consequentemente, atingindo mais pessoas (o oposto do tráfego orgânico).
Nós optamos por fazer isso pelo Facebook, mas é possível fazer pelo Google, pelo blog e por vários outros meios.
Desde o primeiro lançamento já sabemos da importância de investir em tráfego pago mas, como eu costumo dizer, tráfego pago é uma faculdade é parte.
Se você não fizer bem feito vai apenas perder dinheiro. E eu gosto de fazer as coisas bem feitas por isso não fiz antes.
E na verdade também não fiz agora. Quem fez foi o meu sócio!
Ele dedicou um tempo valioso estudando e aprendendo a fazer tráfego pago no Facebook.
E os resultados eu deixo para contar para vocês no post de resultados do lançamento.
O fato é que a hipótese era criar habilidades de fazer tráfego pago com certeza foi alcançado, independente do resultado.
Nada como aprender errando, aprender no campo de batalha.
PARCEIROS
Por muitos chamados como concorrentes.
Mas eu sinceramente não consigo enxergar concorrente como concorrente.
Todo mundo que faz o mesmo que eu faço para mim é uma oportunidade de gigante de aprendizado e, por que não, de parcerias.
Até porque tenho certeza que ninguém faz exatamente do mesmo jeito.
A ideia de ter parceiros também surgiu no primeiro lançamento. Foi bem no finzinho e não deu tempo de amadurecer o que eu realmente queria com os parceiros.
Por isso naquele momento deixamos passar, mas colocamos em prática nesse lançamento.
A ideia foi selecionar pessoas e empresas que também estão começando, que também trabalham com educação financeira básica e finanças e, se possível, que também usem o Fórmula de Lançamento como modelo de negócios.
Fizemos uma proposta de troca de conhecimento onde o parceiro nos dá o curso dele e nós damos o nosso curso para ele.
E fica entre a gente o comprometimento passar um feedback, apontando melhorias para ambos os lados.
Acreditamos que é um ganho de conhecimento de ambos os lados e uma possibilidade de parcerias ainda mais avançadas, já que… se você quer ir rápido vá sozinho mas, se você quer ir longe, vá acompanhado!
Nossa meta era conseguir cinco parceiros. Porém, confesso que não dei conta nem de convidar cinco pessoas e na prática vou te contar nos resultados quantos parceiros conseguimos!
PROJETO SOCIAL
Este objetivo nasceu até antes do primeiro lançamento.
Eu acredito que quando você quer fazer um projeto social não é o fator tempo nem o fator dinheiro que vão determinar quando você vai começar.
Desde que eu comecei o Método Liberdade Financeira, eu queria muito desenvolver uma atividade social. Só que eu não sabia como…
E, para falar a verdade, ainda não sei.
É fato que demoramos um tempinho para amadurecer como íamos colocar nosso projeto social no ar… mas aí está ele!
A ideia é atrair multiplicadores de conhecimento.
Professores do Ensino Fundamental e Médio dispostos a levar educação financeira básica para os seus alunos.
Nós acreditamos que começar a vida profissional e pessoal com conceitos de educação financeira básica pode mudar a trajetória de qualquer um.
E queremos muito chegar nos jovens! E queremos, mais ainda, chegar em muitos jovens.
Por isso lançamos esse primeira edição do projeto social e eu também vou voltar para contar os resultados.
Então, como você pode ver, o trabalho despendido em torno do segundo lançamento foi muito menor do que no primeiro.
Não deixamos de ter objetivos muito claros e desafiantes para nossa equipe.
E o resultado de tudo isso eu volto para contar em breve…
Por que tudo isso é “só” o segundo lançamento…