Tempo de leitura: 4 minutos
OS CICLOS DA VIDA…
Quando eu estava no colegial eu tinha um professor que dizia que homens e mulheres tinham um diferença básica: o ciclo menstrual.
Por causa desse ciclo haviam dias que as mulheres ficavam mais produtivas, mais criativas, mais preguiçosas, mais irritadas…
Já os homens não… pela ausência do ciclo, eles estavam sempre com o mesmo nível de humor.
Hoje eu vejo que meu professor tinha razão! E na verdade comecei a identificar diversos outros ciclos na minha vida…
O CICLO DAS FÉRIAS ESCOLARES
Um dos ciclos que mais sinto falta são das férias escolares! Desde que me entendo por gente eu estudo e tenho férias, tanto em julho quanto em dezembro e janeiro.
Especialmente na época da faculdade o ciclo era extremamente desenhado. Já em meados de setembro eu tinha a plena noção de que qualquer minuto a menos dedicado nos estudos iria me fazer falta no ápice das provas e trabalhos, no final de novembro.
E quando as férias começavam eu me perguntava: como eu conseguia fazer tanta coisa durante as aulas? Como cabia na agenda??
O retorno seguinte ao período de aulas começava tranquilo… Quando eu me dava conta a correria já fazia parte do semestre e lá estava eu esperando novamente as férias para descansar!
E todo semestre, sem exceção, o último dia de atividades acadêmicas era marcado por uma sensação de alívio, de dever cumprido, de ciclo fechado.
Por isso que o ciclo de férias escolares me fez tanta falta quando eu apenas trabalhava… Quando você sai de férias no trabalho não é um ciclo que se encerrou. A empresa continua, os problemas também. Se você não se esforçar e se desconectar do mundo corporativo, nem descansar você consegue direito…
O CICLO DO ANO
Então hoje o ciclo que eu mais aprecio na minha vida é o ciclo anual. E nossa cultura colabora muito para isso!
Final de ano é tempo de descansar… De ganhar (e comprar) presentes, de encontrar amigos e familiares que deixamos de lado durante a correria do ano. É tempo de viajar ou de ficar em casa. É o momento mais propício para arrumar o guarda-roupa, a gaveta de documentos, pra desapegar!
Mas é, principalmente, tempo de agradecer e pedir! Agradecer pelo ano que passamos, por tudo que conquistamos e vivemos.
É hora de fazer nossa listinha de desejos para o ano seguinte… Colocar as metas, tentar desenhar como serão nossas próximas experiências. É o tempo de criar expectativas para que, no final do ano, possamos agradecer novamente…
Se pensarmos friamente, o que tem de diferente o dia 1o de janeiro dos demais dias 1os do ano? Mas já pensou se pudessemos, todos os dias 1os pensar novamente em nós, na nossa vida, nos nossos desejos?
Eu tenho certeza que se conseguíssemos enxergar mais ciclos dentro da nossa correria do dia-a-dia nossas promessas teriam duração mais longas… E talvez nosso foco ficasse calibrado por uma parte maior do tempo!
Atualmente eu divido o meu ciclo anual em atividades mensais, semanais e diárias. Eu me esforço para sentir esse gostinho de encerramento de ciclo todos os dias. Para isso, utilizo técnicas de produtividade que eu aprendi no curso “Academia da Produtividade“.
E também gosto muito de escrever uma cartinha para eu mesma, que vou abrir apenas no reveillon seguinte… Eu encontrei uma palestra que é muito boa para orientar a escrita dessa carta, e estou deixando o link aqui para quem tiver curiosidade…
E, aproveitando o encerramento do ciclo chamado de 2016, deixo aqui meus agradecimentos por um ano totalmente surpreendente na minha vida!
Um ano que para mim começou quadrado, trabalhando, estudando e com planos um tanto medíocres… Das 3 metas que eu tinha para esse ano cumpri apenas uma delas… Em compensação, depois da virada de vida…
Eu me tornei empreendedora, passei a estudar muito mais, investi tempo e dinheiro em autonhecimento, coloquei muitos aspectos da minha vida pessoal e familiar em ordem… Sai do tradicional, queimei pontes, tive resultados, desisti, comecei de novo… Fiz dezenas de novos amigos, conheci pessoas que estão onde eu quero estar!
Foi tudo muito louco e, acima de tudo, muito bom! Foi um ano fantástico que me deixou com a sensação de ser, isso tudo, apenas o começo.
Então eu volto em 2017, com novos planos e muita energia para colocá-los em prática!
E você, já tem pronto seus planos do novo ciclo??