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DESENVOLVER INDICADORES SETORIAIS: ESSE É O DESAFIO DO CIM
O CIM é o Centro de Inteligência de Mercado da STRONG-ESAGS, que é a melhor faculdade de Administração do Estado de São Paulo (2014).
O CIM é uma atividade de extensão, assim como a Empresa Júnior e o Núcleo de Empreendedorismo, que tem como intuito aproximar o dia-a-dia prático do profissional com o meio acadêmico.
Para isso, a proposta do CIM é desenvolver indicadores setoriais que estejam relacionadas a necessidade do mercado local (Santo André e Santos).
Esse post faz parte da categoria Empreendedora Digital, onde eu divido os bastidores da minha experiência no empreendedorismo e, especialmente, no empreendedorismo digital através do Fórmula de Lançamento. Para ver outros posts dessa categoria, clique aqui.
MAS QUE INDICADORES SÃO ESSES?
Essa foi a pergunta do primeiro semestre de atividades do CIM, que aconteceu de agosto a dezembro de 2016.
Forma mais de 30 alunos divididos em 12 grupos que, durante esse semestre, estudaram profundamente várias cadeias produtivas a nível mundial, nacional e local.
Os alunos também entrevistaram players do mercado local para saber mais sobre o funcionamento da dinâmica do setor e também sobre suas necessidades de indicadores.
No dia 24 de novembro de 2016, os alunos apresentaram propostas de indicadores para o Conselho do CIM, que elegeu 5 propostas para dar continuidade. Os setores envolvidos e as propostas escolhidas foram:
- Financiamento para Pequenas Empresas
- Supermercado
- Farmácia
- Contêiner no Porto de Santos
FORMULANDO OS INDICADORES
As atividades previstas para 2017 contam com o estabelecimento da metodologia de coleta e divulgação de cada um dos indicadores escolhidos.
Essa atividade será realizada pelos trainees plenos do CIM, que também foram selecionados a partir das atividades desenvolvidas no 2o semestre de 2016.
Haverá ainda uma nova turma de trainee júnior, ingressando em 2017, que estudará outros setores para propor novos indicadores para o CIM.
PRI NUNES NO CIM
E o que eu, Pri Nunes, faço no CIM?
Eu fui convidada pela ESAGs para compartilhar minha experiência profissional, principalmente como coordenadora do Grupo ESALQ-LOG – atividade que desenvolvi por três anos (entre 2011 e 2014).
A ideia é dividir práticas de gestão que deram certo em outros grupos de pesquisa que eu participei durante minha carreira profissional, acelerando o desenvolvimento e amadurecimento dos indicadores do CIM.
Nesse sentido, eu atuo como consultora, dirigindo as reuniões do Conselho do CIM (nível estratégico) e apoiando a coordenação do CIM (nível operacional) no desenvolvimento das atividades junto aos alunos e ao mercado.
Se você tem interesse nos indicadores que estão sendo formulados pelo CIM, entre em contato! O objetivo do CIM é ter máxima aproximação do mercado, por isso sua opinião será muito importante para nós!