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O QUE EU APRENDI PARTICIPANDO DE UM CONGRESSO ON LINE, COMO PALESTRANTE?
Entre os dias 6 e 12 de dezembro de 2016 aconteceu o I Conteclog e, no dia 06, foi transmitira a minha palestra sobre Agendamento Portuário.
Eu expliquei passo a passo tudo que fiz para realizar essa atividade no post anterior e nesse, estou contando os resultados!
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CORRENDO CONTRA O TEMPO
Marque o prazo e corra atrás dele. Essa é uma tática muito sugerida no empreendedorismo digital, mas que eu ainda não tinha provado o gostinho…
Eu recebi o convite para ser palestrante no dia 10/11/16, e meu prazo para entregar a palestra era 15/11/16. Eu acabei negociando pois 5 dias para produzir todo o conteúdo era pouco demais (ainda mais no meio de um feriado!).
Ainda assim, eu iria sair de viagem no dia 22/11/16, então eu queria deixar tudo pronto antes de ir viajar…
Meu cronograma pré-viagem estava todo organizado, até surgir o convite da palestra… Não cabia o tempo de dedicação a palestra dentro da agenda (que foi de aproximadamente 30h), mas era algo que eu queria muito realizar!
Essa foi a hora que eu me desdobrei em duas, trabalhei até de madrugada em alguns dias e o material foi entregue no dia 21/11/16.
E, como eu comentei no post passado, eu não fiz apenas o material da palestra… Eu fiz e-book, webinário, landing page…
Tudo começa com o fato de você querer fazer e se organizar pra isso. Independente se a execução vai entrar até de madrugada ou não – isso faz parte do jogo!
Eu fiquei bastante contente com meus resultados, mesmo tendo sido feito as pressas.
PRIMEIRAS VEZES
Além do desafio do prazo curto, tinha muita ferramenta de marketing digital que eu não sabia mexer… Mas, aprendi!!
Então o Conteclog me permitiu primeiros contatos com:
- aTube Catcher – software que faz a gravação do áudio junto com o a tela do computador;
- Foi a primeira vez que eu editei um vídeo de 30 min (complexidade ligeiramente maior do que os vídeos de 2 minutos da L2M)…
- Foi o meu primeiro webinário;
- Foi a minha primeira palestra on line;
- Foi o segundo conjunto de Landing Page com Autoresponder que eu criei;
- Foi a primeira vez que eu mexi no hotmart e fiz link de afiliado.
Enfim, foram várias primeiras vezes… É claro que da primeira vez você nunca aprende tudo a ferramenta pode te proporcionar, mas é bom dar os primeiros passos e descobrir que não é assim tão difícil quanto parece…
MÉTRICAS
A galera do marketing digital gosta de métricas! Minha base de dados não é assim tão extensa mas mesmo assim deu para construir uns números legais!
- Número de expectadores únicos: 528
Esse não é o número de pessoas que assistiram a palestra de fato.
- O número estimado de pessoas que assistiram a palestra foi 390.
Durante a palestra,eu divulguei um bit.ly (que é um encurtador de URL) que direcionada o participante para uma LP onde ele poderia baixar o material divulgado na palestra. Esse é o link:
http://bit.ly/conteclog-pri-nunes
- Número de pessoas que acessaram o bit.ly = 14. Isso meu deu uma taxa de conversão de 3,6%, considerando os 390 expectadores
Após acessar a LP, o participante teria que colocar seu email para receber o material da palestra na sua caixa de entrada.
- Número de pessoas que se cadastraram no email = 14. Ou seja, uma taxa de conversão de 100%. Todos que entraram na página de fato se cadastraram
O “acordo” que eu fiz com os participantes era o seguinte: eu enviaria o material da palestra e em troca eles me dariam um feedback do que acharam do meu desempenho.
Esse feedback foi solicitado através da resposta do email que eu enviei.
- Número de pessoas que me deram o feedback por email: 6. Taxa de conversão de 43%.
E, nesse feedback, eu pedia para a pessoa me dar uma nota, de 0 a 10 da palestra.
- Média da avaliação dos participantes: 9,7.
O que comprovou minha hipótese que o material ficou bom, mesmo tendo sido feito as pressas…
Um último passo foi a venda do Congresso a partir do link de afiliados (esse link). Como afiliada, eu recebo 40% do valor total da venda.
Entretanto, não montei nenhuma estratégia específica de venda do Congresso. Fiz apenas algumas divulgações no facebook.
E, consequentemente, não tenho métricas para apresentar aqui.
Meu objetivo ao participar do Conteclog não era ganhar dinheiro, mas sim aprender e usar um pouco mais as estratégias de marketing digital.
Então, nesse caso, objetivo atingido!
Deu gostinho de quero mais… afinal de contas, é só o começo!
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Feliz demais em ler sua experiência e ter feito parte disso Pri!
=)