Tempo de leitura: 4 minutos
UMA FERRAMENTA QUE REALIZA SONHOS
Se você me conhece há algum tempo, viu que entre 2012 e 2016 eu realizei grandes sonhos na minha vida, que envolveram uma boa quantia financeira:
- Fiz uma grande festa de casamento;
- Minha lua de mel foi de 10 dias em Punta Cana;
- Morei na África do Sul por três meses;
- Participei de 3 jogos na Copa do Mundo de 2014;
- Fui voluntária das Olimpíadas, além de assistir 17 modalidades esportivas.
Quando todos esses eventos aconteceram muitas pessoas me julgavam ser “cheia da grana”…
Mas quem acompanhou de perto a realização de todos esses sonhos viu que eles eram frutos de um planejamento financeiro de longo prazo.
Sem aquele mimimi de guardar dinheiro todo mês… Foi tudo uma questão de prioridade de gastos… Eu abri mão de muitas coisas para conquistar esses sonhos, como por exemplo:
- Eu não tenho uma casa própria, moro de aluguel;
- Eu não troco de carro a cada dois anos – meu ciclo de troca é de 7 anos (e se realmente for necessário);
- Eu não consumo bens materiais em excesso (como roupas, sapatos e afins).
Procurando maneiras de gerenciar melhor seu dinheiro?
Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente dicas sobre o método que eu criei para fazer minha gestão financeira familiar
MEU PLANEJAMENTO FINANCEIRO
O fato é que eu aprendi a lidar com meu dinheiro muito cedo pois, quando meus pais se separaram, prestar contas para a pensão passou a fazer parte da minha rotina (e eu tinha 5 anos de idade)…
Ainda criança, meu avô me dava mesada e eu cuidava dela com todo o cuidado possível. É impressionante como aqueles R$ 5 / semanais rendiam!!
As anotações no caderninho viraram uma planilha quando eu abri minha primeira conta no banco, em 2007 – o que também coincidiu com meu primeiro emprego.
Eu não tenho a menor ideia do que é não saber quanto eu gastei na semana – pois desde que eu me entendo por gente eu faço esse controle.
Aquela planilha que eu iniciei em 2007 passou por muitas evoluções e foi ela que me permitiu fazer todo o planejamento financeiro necessário para que eu realizasse todos aqueles sonhos.
UMA FERRAMENTA DE GESTÃO FINANCEIRA
Pra mim minha planilha era uma simples planilha…
Mas toda vez que esse assunto entra numa roda de amigos eu vejo que ela é muito mais do que uma simples planilha…
Eu fico boba de ver como as pessoas não controlam o seu dinheiro. Isso é tão natural para mim, que é difícil entender que não é todo mundo que é assim…
Deixar contas vencerem, entrar no cheque especial, pagar a fatura mínima do cartão…
Eu não tenho a menor ideia do que é passar por essas situações e, de novo, não porque eu sou rica e tenho dinheiro para tudo que desejo…
Apenas porque eu faço um bom controle do meu dinheiro.
Minha planilha, que hoje já chamo de ferramenta, é bem simples…
Tem uma aba que é um banco de dados, onde eu computo todas as transações que ocorrem no meu dia-a-dia (entradas e saídas).
Através de tabelas dinâmicas eu checo os saldos e categorizo os gastos, vendo a evolução deles dentro de cada mês.
E também uso uma outra aba para controlar os vencimentos das contas fixas (como aluguel, condomínio, conta de energia, etc).
Esse simples controle me permite saber exatamente meu custo de vida mensal, que me permitiu me organizar para realizar todos aqueles sonhos, em especial os meses na África do Sul – que emendaram em mais alguns meses para me recolocar no mercado, totalizando 6 meses sem nenhuma entrada financeira.
MAIS QUE UMA FERRAMENTA, UM MÉTODO
Embora eu goste muito de controlar minhas finanças, eu não gosto de fazer isso todo dia.
Então minha ferramenta está ajustada de uma maneira que, atualmente, eu gasto apenas 1 hora da minha semana para organizar todas as minhas finanças.
Domingo a noite é o meu dia de fazer isso. Eu tabulo todos as entradas e saídas que tive, confiro as contas que vão vencer e está tudo ok!
Domingo a noite é o único dia que eu acesso minha conta bancária e mexo com meu dinheiro.
Simples assim!
COMPARTILHA AÍ, PRI!
Eu sei… demorei bastante para entender quão poderosa é a ferramenta que eu criei mas, antes tarde do que nunca, eu resolvi compartilhar todo esse meu conhecimento e ajudar você a ter clareza do seu custo de vida, assim como eu tenho do meu.
Só tem um probleminha…
Planilha é uma coisa pessoal, você sabe, né… Só quem faz entende a sua…
Então, antes de disponibilizar minha ferramenta para você, eu organizei a planilha e fiz uns testes.
E, como uma boa empreendedora, gravei um curso inteiro mostrando não apenas a maneira como eu organizo a minha planilha, mas todo o método que tem por detrás dela.
Se você quer conhecer mais meu curso, o “Você Vale Mais”, é só clicar aqui.
E é só o começo!
Procurando maneiras de gerenciar melhor seu dinheiro?
Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente dicas sobre o método que eu criei para fazer minha gestão financeira familiar
Link permanente
Oi Pri, cheguei aqui e um post que vc colocou no grupo Arvore da Riqueza, me identifiquei muito com sua história, principalmente na parte que vc fala que não entende como uma pessoa não sabe quanto gasta por semana ou mês ou porque paga só a fatura mínima do cartão, isso tb não entra na minha cabeça. Estou muito curioso pela sua planilha. Utilizo um sistema chamado financedesktop mas ele não tem mais suporte e faz horas quero mudar de ferramenta, mas como ela ainda funciona vou usando.
Grande Abraço!
Link permanente
Olá Alfredo! Pois é, compartilhamos o mesmo inconformismo então!! Acho que você vai gostar da ferramenta que eu estou disponibilizando na segunda-feira! Um abraço!