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FAZER UM LANÇAMENTO É UMA ARTE DE LONGO PRAZO…
E essa parte estratégica, alinhada ao modelo de negócios com alto nível de planejamento é um dos motivos que me faz ser ainda mais apaixonada pelo Fórmula de Lançamento.
Na minha start-up de educação financeira nós resolvemos adotar a estratégia de lançamentos como principal do nosso modelo de negócios.
Eu já havia feito o curso do FL mas, especialmente para nosso 1º Lançamento Interno resolvi estudar tudo de novo…
Aquela parte inicial do curso, estratégica, que fala exatamente sobre como você evolui dentro dos lançamentos é uma das minhas prediletas.
É impressionante como muda a nossa cabeça sabendo que estamos entrando em uma atividade que é tão intensa quanto o lançamento, mas que os resultados só começarão a ser do jeito que imaginamos lá pelo 6º, 7º lançamento – ou seja, mais de um ano depois do período que estou vivendo agora!
E, sem passar por esse início, não chego lá na frente…
É uma visão estratégica e de longo prazo que me fascina e por isso eu gosto cada vez mais de estudar e agora, principalmente, de aplicar!
Então dentro desse raciocínio de longo prazo, eu dividi o lançamento em 3 etapas dentro da minha start-up:
- Criação da Lista (esse post);
- O lançamento em si;
- Entrega do Produto.
E eu vim, nesse post, contar um pouquinho mais do raciocínio estratégico que está por trás de tudo isso, especialmente na Etapa 1.
Esse post faz parte da categoria Empreendedora Digital, onde eu divido os bastidores da minha experiência no empreendedorismo e, especialmente, no empreendedorismo digital através do Fórmula de Lançamento. Para ver outros posts dessa categoria, clique aqui.
ETAPA 1: CRIAÇÃO DA LISTA
Embora o nome seja genérico, essa etapa envolve uma diversidade enorme de atividades – ainda mais para nós que estávamos começando, sequer nome e site tínhamos.
O principal objetivo dessa etapa é construir uma base de leads – sejam eles através dos emails, seja através de seguidores nas mídias sociais.
Para essa construção, uma atividade básica é necessária: gerar e divulgar conteúdo!
Então na prática, nossa etapa da criação da lista passou por várias e várias decisões:
- O nome e a marca da nossa start-up – Método Liberdade Financeira;
- Criação das nossa “casa” na internet: blog, fanpage, instagram e canal no Youtube;
- Criação dos nossos emails e direcionamento deles para o servidor de email.
Essa brincadeira envolve entender um pouquinho de marketing digital…
Para criar o blog, usamos: registros.br (domínio), hostgator (hospedagem e emails), wordpress (para o blog), tema épico (para o wordpress).
Essa parte confesso que eu já estava craque por causa desse meu blog aqui!
Mas mesmo já estando craque, toda a parte de design e paleta de cores foi feita com excelência por um dos meus sócios, que trouxe o aspecto profissional para nosso negócio!
Em relação ao servidor de e-mail, usamos o mailchimp por enquanto!
É um tal de fazer integração aqui e ali… rs… Confesso que, quando eu comecei, até eu entender que, para criar uma lista de email tinha que criar um “Épico capture” integrado com o MailChimp foi uma batalha… Vencida, ufa!
Mas se você está no comecinho e não tem tanta familiaridade assim com o marketing digital, vá com calma! Não tem nada difícil, só é trabalhoso! E tem tanto tutorial no Youtube para fazer todas essas integrações que você consegue sim dar seus passinhos!
Mas enfim, tudo isso pra te mostrar que existe toda uma estrutura de marketing digital por trás do processo – e é só o começo…
MARKETING DE CONTEÚDO
Ter toda a estrutura pronta e funcionando é a primeira parte! A segunda, é abastecê-la de conteúdo.
Então nossa equipe conversou bastante e decidimos que a base do nosso conteúdo seriam posts escritos (formato de blog).
Optamos nesse primeiro momento por não entrar em conteúdo de vídeos, seja pela complexidade da produção, seja por nossa (ou minha) paixão maior por escrever.
Então fizemos várias definições a respeito do nosso estilo de escrita, formato do texto que publicaríamos, a formatação em si… E como todo esse conteúdo gerado no blog se tornaria matéria prima para os posts nas mídias sociais.
Essa é uma parte que definitivamente você não vê… mas ela está toda detalhada em procedimentos dentro da nossa start-up! É tudo conectado e com processos desenhados!
Também definimos e montamos um e-book que era para ser nossa maior estratégia de captação de leads. E, não que ele não tenha sido, mas foi diferente do que pensamos.
Nós divulgamos nosso e-book tanto nas mídias sociais quanto nos posts do blog, e ele traz leads constantes para nós. Porém não na velocidade que precisávamos.
E nós decidimos não investir em tráfego pago por enquanto, então acabou que ficou uma captação de leads orgânica apenas.
O QUE NÃO FIZEMOS
Este foi outro aspecto importante estratégico: nossa definição de não investir em tráfego pago.
Sabemos que essa é uma parte importante desse processo de criação da nossa lista. Porém ainda temos muito a aprender nesse assunto, e os pequenos testes que fizemos não foram satisfatórios.
Por isso resolvemos não “torrar” dinheiro nessa frente, começar pequeno e, quando tivermos tempo e energia investir mais neste aspecto.
Outra decisão que adiamos nessa frente foi o acompanhamento das métricas.
Entendemos que saber como nosso público está reagindo ao conteúdo é uma etapa importante para que possamos construir um conteúdo cada vez melhor.
Porém não tivemos tempo hábil para montar todas as métricas que gostaríamos para definir o que é um conteúdo bem aceito ou não.
E também não consideramos ainda ter um número tão grande de seguidores para ter estatística suficientemente representativa para tirar conclusões.
Por isso decidimos deixar essas duas atividades (métricas + tráfego pago) ainda pendentes.
NOSSA VISÃO DE LONGO PRAZO DA CRIAÇÃO DA LISTA
Na prática, quando nós entendemos que empilhar lançamentos é uma atividade de longo prazo, dividida em 3 etapas, nós concluímos que essa primeira etapa tem um posicionamento diferenciado das demais.
De fato, é uma das mais trabalhosas – seja por ser cercada de definições importantes de posicionamento da marca; seja pela constância de produção de conteúdo.
Até por esse motivo foram mais de 2 meses de bastidores para termos o primeiro post no ar no blog.
Porém, na visão estratégica do empilhamento de lançamentos, essa é uma etapa que pode ser ajustada e re-avaliada a cada lançamento.
Ela é independente, embora tenha herança dos lançamentos anteriores, e por isso entendemos que, nesse nosso 1º Lançamento Interno não era o momento de focar nela.
Demos mais atenção e energia as próximas etapas: