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PLANEJAR DE TRÁS PARA FRENTE, OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DA LISTA E A INGRATA ENTREGA SÃO 3 PRINCIPAIS PONTOS QUE O ERICO ROCHA NÃO TE CONTA SOBRE LANÇAMENTOS
Sou aluna e praticante ativa do Fórmula de Lançamento há mais de 3 anos.
Esse modelo de negócios me encantou e continua encantando tanto que, ao longo dos últimos meses, resolvi aplicar a outras pessoas todo o conhecimento que eu obtive aplicando o FL.
Na prática, já somam 4 os infoprodutos que eu criei utilizando o fórmula:
- Você Vale Mais – infoproduto de educação financeira fundamental que foi minha primeira experiência e meu próprio infoproduto;
- Seu Próximo Destino – infoproduto sobre viagens, gravado pela minha sócia na época, Quésia Nascimento;
- Orquestrando sua Aprovação – infoproduto sobre concursos públicos, da minha antiga cliente e atual sócia Ellen Verri;
- Método Earth – infoproduto sobre “eupreendedorismo” para terapeutas holísticos do meu cliente Rodrigo Faerman.
O fato de eu já ter repetido todo o processo do Fórmula pelo menos 4 vezes, me mostra que alguns padrões e alguns desafios se repetem – e é deles que eu vim falar aqui.
O fato de eu (ainda) não ter conquistado meu 6 e 7 é, na minha visão, uma questão de tempo.
Tenho certeza que o caminho está correto e que o trabalho que tenho desenvolvido para mim e para meus clientes é fantástico.
E acredito muito na colheita de médio prazo desse modelo de negócio.
O QUE O ÉRICO ROCHA ENSINA MUITO BEM
Eu sou super fã do Erico Rocha e, especialmente depois da regravação do Fórmula de Lançamento, admiro cada vez mais sua capacidade de transmitir seu conhecimento.
Tanto que eu, assim como muitos outros que seguem o Érico o admiram não só pela aplicação de seus ensinamentos no marketing digital mas, especialmente pelos seu ensinamentos de empreendedorismo e de vida!
É a formação de um novo mindset extraordinário que quem está disposto a encarar se dá muito bem!
Em todas as vezes que eu apliquei o FL, acabei dividindo meu projeto em 3 etapas – e já falei detalhadamente sobre cada uma dessas etapas aqui:
A etapa 2, lançamento em si, é a parte que o Érico vai te ensinar a fazer muitíssimo bem dentro da área de membros dele.
Então nesse post eu vim te contar os desafios, na minha opinião até aqui, moram nas duas etapas que não são tão detalhadas dentro do fórmula.
#1 – PLANEJE DE TRÁS PARA FRENTE
Mas antes de entrar nessas etapas em si, uma das grandes sacadas que eu tenho aplicado aos meus projetos que o usam o FL é o planejamento de trás para a frente.
Seu cliente, ou seu usuário, vão receber todo o conteúdo na “ordem lógica”: primeiro a construção da lista, depois o lançamento e por último o infoproduto.
Mas, no campo do planejamento do projeto, eu inverto a ordem, e começo executando de trás para frente.
O primeiro passo que eu dou junto aos meus clientes é entender melhor o infoproduto, o que compreende:
- Desenhar os módulos que vão ser dados;
- Os bônus;
- O público-alvo;
- O calendário de entrega.
Só depois de tudo isso no papel é que vamos pensar no lançamento em si, em especial em qual formato vamos fazê-lo.
No Você Vale Mais, eu fui de cara para uma semana de lançamento (3 CPLs + Vídeo de Vendas) e definitivamente não recomendo isso para os seus primeiros lançamentos.
Hoje, acredito que essa opção se encaixa melhor lá para o terceiro ou quarto lançamento do mesmo produto.
Isso porque, uma das coisas que o Érico não te conta, é o desafio que é entregar o infoproduto (e já vou falar mais dele).
O fato é que a segunda entrega é muito mais fácil que a primeira; a terceira então, mamão-com-açúcar.
É aí que começa a mágica da automação no marketing digital, e que você tem mais tempo e energia para colocar em ação um lançamento mais estruturado.
Atualmente, todo primeiro lançamento que realizo faço através de uma aula ao vivo, ou um webinário como alguns gostam de chamar.
E, para finalizar o planejamento de trás para frente, é só depois de passar por essas definições sobre o infoproduto e sobre o lançamento que começam as conversas sobre criação da lista.
Ou seja, a ordem de planejamento e alguns pontos da execução são inversos às respectivas entregas, na minha visão.
#2 – CRIAR A LISTA É MAIS COMPLEXO DO QUE PARECE
De todas os desafios que eu encontro utilizando o FL como modelo de negócios, a criação da lista é o maior de todos na minha visão.
Isso acontece por 3 motivos:
1: QUANTIDADE DE OPÇÕES E PERFECCIONISMO
O primeiro grande motivo é que, assim que chego em um cliente, há uma confusão enorme sobre: qual mídia devo começar.
São tantas opções de mídias e tanta gente ensinando detalhe por detalhe de cada uma delas, que realmente fica difícil escolher.
Dizem hoje que o Instagram e o Youtube são os que dão maior resultado.
Mas dificilmente se deixa passar outras mídias, como site, blog, podcast, entre outras.
A estratégia raíz/nutela é hoje uma das que eu mais gosto, no sentido de criar conteúdos mais profundos e derivar dele postagens mais superficiais, amplo para todas as mídias.
O fato é que a quantidade de opções aqui beira o infinito e daí, vem o amigo “feito melhor que perfeito”, que o Érico tanto nos ensina.
Se você for ficar se atentando minuciosamente a todos os detalhes de cada tipo de publicação de cada mídia social, meu amigo… Pode ficar pelo menos 1 ano estudando intensamente só isso!
Intensamente hein!
Já conheço várias pessoas que iniciaram seus trabalhos no marketing digital pelo Érico Rocha e se perderam na atividade de mídias sociais, ficando presa nelas até hoje.
É o que ele chama de métricas de vaidade – continua rolando solta por aí…
Ao longo do todo o projeto, não tem lugar melhor para aplicar o “feito melhor que perfeito”.
Ainda precisamos considerar o fator: tráfego orgânico x tráfego pago.
Sou extremamente fã do tráfego orgânico – e continuo insistindo muito nele! Em especial para longo prazo.
Mas sei que é tráfego pago que vai trazer os resultados efetivos de curto e médio prazo.
Porém, é um desafio imenso abraçar esse braço do projeto – inclusive, se você tiver sugestões nesse aspecto, me passa!
Não sugestão do que estudar, isso é fácil encontrar…
Mas sugestão de quem faz isso bem.
Porque aqui em casa é decidido: essa frente é terceirizada!
Não me aventuro nesse mundo não, é uma faculdade a parte e vale a pena pagar alguém para fazer.
Só que ainda não achei quem faz bem isso… E continuo a procura!
2: TEMPO EMPREGADO
O segundo desafio da criação da lista é o tempo que você investe nisso.
Não estou falando apenas do tempo de criação do conteúdo em si – que já é enorme, do meu ponto de vista.
Estou falando do tempo total, de publicar o conteúdo, fazer CTA, automatizar todos os processos que estão por trás disso.
Esse tempo aqui é precioso e, o que mais dói, é que esse conteúdo perde validade muito rápido.
E não escala…
Em todas as outras etapas do lançamento, vai ser mais fácil na segunda vez do que na primeira.
Mas não nessa etapa…
Essa etapa vai ser sempre trabalhosa, sempre nova, sempre cheia de atualizações.
Sim, você vai investir muito tempo nisso e talvez seu resultado não seja proporcional.
Muitos e muitos questionamentos irão aparecer e, te afirmo com absoluta certeza: consistência é um grande segredo.
Não importa qual plano você tenha desenhado para construir sua lista.
Se você seguir esse plano, você está a frente de muita gente.
Chutaria a frente de pelo menos 70% das pessoas que começaram!
Então a dica que fica aqui é: vai ser intenso, vai te demandar muito tempo, mas continua!
Seja consistente, crie esse músculo, que os resultados virão!
3: FALTA DE CLAREZA DE CTA
O terceiro desafio é praticamente uma consequencia dos outros dois…
A quantidade de opções é imensa e o tempo empregrado, gigantesco.
Criar a lista acaba se transformando em um elefante branco e a passados 1 mês de planejamento e execução, você nem se lembra mais porque começou a fazer isso…
Perder o fio da meada aqui é muito, muito fácil!
E o fio da meada é tão simples: faça uma única CTA.
Direcione para sua lista, onde quer que ela esteja – email, whats app.
Faça seu lead migrar da mídia social, onde você não tem controle, para uma mídia que você tem um contato maior com ele.
É incrivelmente simples e difícil de seguir.
Porque?! Porque é fácil de se perder no caminho…
A cada novo projeto que eu inicio usando o Fórmula de Lançamento, mais eu percebo quanto esse processo de criação da lista é desafiador!
Quer atalhos? Procure quem já passou por isso.
Não tente inventar a roda, simplesmente “copia e cola”.
Ainda assim você vai ter trabalho para caramba e, quer saber de uma coisa?!
Você ainda nem começou o lançamento nessa etapa… Segura as pontas que tem muita coisa pela frente!
#3 – A ENTREGA É INTENSA E INGRATA
Bem, continuando lá as etapas que eu desenhei a partir do fórmula:
- você já criou a lista e sua estratégia de construção dela;
- já desenhou e executou seu lançamento.
Agora você tem alunos, clientes, como você quiser chamar…
Se você acha que foi desafiador até aqui e, se você pretende fazer um bom trabalho, o que eu posso te afirmar é que: agora que a brincadeira começa de verdade.
Pela experiência que eu já passei, o esforço que você dedica na entrega do infoproduto é igual ou maior do que juntando as duas etapas anteriores.
Isso porque desenhar um bom infoproduto é para poucos.
São inúmeras as etapas:
- Planejamento das aulas;
- Gravações;
- Edições;
- Colocar na área de membros;
- Comunicar os alunos;
- Fazer aulas ao vivo;
- Entregar os bônus…
Ufa…
Só que essa etapa tem uma parte que é extremamente gratificante!
Fazendo um bom trabalho no primeiro lançamento, o segundo lançamento é onde a mágica do marketing digital começa a aparecer.
Fica incrivelmente fácil fazer a segunda turma depois que a primeira foi entregue!
Só que é preciso fazer um bom trabalho na primeira turma e, mesmo assim, isso não vai diminuir a ingratidão que você vai sentir.
Como assim Pri?!
Então, vou te contar uma coisa que vai doer…
Depois de tanta energia e tantos neurônios queimados durante essa trajetória, em média, apenas 30% dos seus alunos irão consumir seu material.
Por incrível que pareça, tem gente que vai comprar e NUNCA vai sequer abrir sua área de membros.
Você quer depoimentos, quer alunos engajados?
Então te prepara porque você tem que surpreender aqui!
Fazer uma baita entrega, gerar muito valor.
E se você quiser fazer isso já se preparando para uma nova turma, não pode deixar a peteca da criação de lista cair.
Um dos grandes aprendizados que eu tenho da entrega do infoproduto é que, quanto melhor ele estiver desenhado e conectado, melhor será sua entrega.
E nesse aspecto, a gamificação ajuda, e ajuda muito!
Mas, o fato é… Você tem que entregar!
Jogou o chapéu agora vai buscar, não vai?!
Então não se decepcione ok?! Vai ser intenso e ingrato.
E você vai fazer de novo, e de novo, e de novo.
Usar o fórmula de lançamento é plantar várias sementes para ver as árvores crescerem.
Se você não tiver paciência de ficar regando e cuidando, especialmente quando a sementinha precisa da sua ajuda e proteção para começar a se tornar uma árvore, você nunca vai colher frutos.
Eu não falo tudo isso pra você desistir não… Muito pelo contrário, eu quero é te incentivar e te preparar para o caminho!
Sinto uma felicidade intensa cada vez que entro em um novo projeto!
Os conhecimentos de um para outro são fantástico e ajudam demais!
Conhecer cada vez mais a parte do backstage faz com que tudo vá ficando mais claro.
Se você nasceu para brilhar no palco e quer ser um infoprodutor, a orientação que eu posso lhe dar é: tenha um braço direito de backstage.
Um braço planejador e executor.
Foque na sua arte de produzir o conteúdo e se relacionar com o cliente.
Não tente fazer tudo – você vai se perder!
Um braço direito ajuda, e ajuda muito!
E, no mais, o Érico Rocha também irá te ajudar – e te cobrar por isso, claro!
Fica tranquilo que ele vai te ensinar muitas coisas.
Até porque ele orienta sobre esses pontos que eu falei aqui.
Mas não em detalhes… Os detalhes ficam para o delicioso campo de batalhas!
Se você estiver precisando de um bom braço direito, recomendo este (meu!) aqui!!