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TODO RESULTADO DEPENDE DA SUA EXPECTATIVA… VEJA AQUI COMO FOI O NOSSO RESULTADO DA TURMA 1 DO CURSO VOCÊ VALE MAIS
Agora que você já conhece toda a estratégia por trás do nosso lançamento interno, dividido em 3 etapas, veja como o raciocínio de longo prazo se adequa a nossa realidade.
A etapa 1, criação da lista, correspondeu por 20% das nossas atividades.
A parte mais intensa e estrutural dela foi executada nos 3 primeiros meses da nossa start-up e existe uma manutenção semanal composta de criação de conteúdo e abastecimento dos posts nas mídias sociais.
Para cada lançamento, essa etapa deverá ser refeita praticamente do zero, já que existem ainda muitas outras formas de se explorar a atração de audiência – como vídeos, podcasts, mídia patrocinada, etc…
A etapa 2, do lançamento em si, dedicamos cerca de 30% do nosso esforço.
Ela foi composta de 3 meses de planejamento mais 1 de execução e, após finalizar, uma rodada de lições aprendidas.
Para os próximos lançamentos, teremos bastante material pronto dessa etapa, além de lições do que deu certo e o que deu errado.
Nossa expectativa é ter mudanças pequenas nessa etapa pelo menos nos próximos 2 lançamentos, o que vai nos permitir ter mais energia para as demais etapas.
Já a etapa 3, a entrega do produto, correspondeu a metade do nosso esforço.
Ela foi desenvolvida em cerca de 6 meses (já incluindo os dois meses de entrega do infoproduto) e, na nossa expectativa de longo prazo, pretendemos manter esse material por mais 2 ou 3 lançamentos.
O que significa, na prática, ter uma dedicação bem menor nessa etapa durante os próximos lançamentos – já que esse foi o maior foco desse primeiro!
Mais do que ter o método pronto, ainda planejamos algumas externalidades, como escrever um livro e desenvolver um sistema Web (também em versão aplicativo) com o Sistema Liberdade Financeira – coisas que só conseguiremos realizar após ter todo o material pronto!
Ufa… Essa é a linha de chegada da nossa jornada, que nos posicionará para os próximos passos da nossa start-up.
Como as etapas foram desenvolvidas de forma simultânea, tem sido no total 9 meses de dedicação – coincidentemente o tempo de uma gestação…
Por isso que me sinto gerando dois filhos simultaneamente – uma na barriga e esse, meu xodozinho da minha nova atuação profissional!
Esse post faz parte da categoria Empreendedora Digital, onde eu divido os bastidores da minha experiência no empreendedorismo e, especialmente, no empreendedorismo digital através do Fórmula de Lançamento. Para ver outros posts dessa categoria, clique aqui.
O EMPILHAMENTO DE LANÇAMENTOS NO LONGO PRAZO
Essa visão estratégica dividida em 3 etapas nos permitiu uma clareza que, sem essa divisão, não conseguiríamos ter.
Em primeiro lugar entendemos a importância de, além de simplesmente entrar em campo, gerar um material que possa ser usado no futuro próximo.
O sucesso do lançamento não está em uma tacada só – mas sim em uma sequência delas. E é justamente com essa mentalidade que seguimos nosso jogo, entendendo que esse foi “apenas” o primeiro lançamento.
Em segundo lugar entendemos que o resultado do 1º Lançamento em si não era para ser financeiro… era apenas para não perder por WO, ou seja, por não entrar em campo…
Nós tivemos muitos e muitos motivos para desistir de começar… Como já contei nesse post.
E esse foi um ponto fundamental dentro da nossa motivação – desde o início sabíamos que não teríamos retorno financeiro no curto prazo!
E, por último, nós literalmente escolhemos em qual etapa iríamos cometer os maiores erros: a primeira!
Sabíamos que estávamos montando um material muito bom, mas que não teríamos público para isso – já que não fizemos nossa lição de casa completa nesse aspecto.
Esse alinhamento de expectativa foi fundamental para saber, antes mesmo da semana do Workshop começar, que nossas metas iniciais não seriam atingidas.
Diminuímos a expectativa para ter um resultado satisfatório – e é assim que se joga no longo prazo.
OS OBJETIVOS DO NOSSO PRIMEIRO LANÇAMENTO INTERNO
Diante desse cenário e, conforme indicado no Fórmula de Lançamento, nós estabelecemos nossos objetivos para o lançamento baseados nas seguintes áreas:
- Vendas
- Lista
- Posicionamento e Reputação
Sempre que envolve expectativas numéricas, o Érico Rocha orienta que tenhamos 3:
- Aceitável (aquela que acreditamos ter 90% de chance de alcançar);
- Boa (aquela que tenhamos 60% de chance de acertar);
- Excelente (20% de chance).
Assim fizemos para as expectativas numéricas…
EXPECTATIVA DE VENDAS
Nosso planejamento em termos de expectativa de vendas começou com uma expectativa aceitável de 30 alunos, boa de 50 e excelente de 150 – que representava inclusive nossa capacidade máxima estimada de suporte.
Mais do que isso de vagas, não estávamos dispostos a abrir.
Ao longo do lançamento fomos entendendo o tamanho da lista que precisávamos para atingir a expectativa boa (50 alunos) e, nas semanas que antecederam o lançamento já sabíamos que não conseguiríamos atingir esse patamar.
Por isso nossa expectativa foi realinhada no última semana pré-lançamento, passando para:
- Aceitável 7 alunos – o suficiente para arcar com nossos custos do lançamento;
- Boa 19 alunos – o suficiente para cobrir nosso custo do ano de 2017;
- Excelente 30 alunos – o suficiente para cobrir nosso custo fixo de 2017 e o estimado para 2018.
O resultado final alcançado foi de 6 alunos – muito próximo da nossa expectativa aceitável!!
Além deles, também tivemos a inscrição de 8 alunos da nossa Turma Piloto – já que naquela ocasião havíamos prometido que eles também teriam acesso a este material!
Em termos de ROI (Retorno Sobre Investimento), não foi uma métrica que analisamos, porque nosso lançamento foi 100% orgânico – ou seja, não houve nenhum investimento de tráfego pago.
EXPECTATIVA DE LISTA
Essa expectativa era fundamental para atingirmos o resultado desejado.
No início do planejamento do lançamento, tínhamos a expectativa de ter 500 leads na nossa lista de email, na semana que antecedia o lançamento.
Ao longo do processo, entretanto, entendemos que não estávamos fazendo o dever de casa suficiente para conseguir esse número.
Na semana que antecedeu o lançamento, tínhamos 55 pessoas cadastradas na lista (10% da previsão original).
Diante desse cenário, reajustamos nossa expectativa para uma lista de 200 pessoas.
E, ao final do lançamento, tínhamos 90 pessoas cadastradas. Sim, uma baita diferença entre a expectativa e os resultados.
A parte boa dessa métrica é que nossa taxa de abertura de emails pode ser considerada alta frente a média do mercado: variou entre 30 e 40%.
Essas duas frentes, vendas e lista, eram as frentes com objetivos numéricos mais definidos – as quais, confesso, tiverem um resultado abaixo do que esperávamos inicialmente, e abaixo até da nossa revisão pré-lançamento.
É por isso que, ao iniciar o Workshop, nós já estávamos cientes que teríamos um público pequeno – e como isso impactaria no resultado final a ser alcançado.
Só que o desafio do lançamento em si não era apenas de vendas e leads (muito pelo contrário)…
EXPECTATIVA DE POSICIONAMENTO E REPUTAÇÃO
Aqui foi a nossa principal expectativa, a qual, felizmente, conseguimos alcançar!
Nossos objetivos aqui eram:
- Cometer erros na forma de entrega de conteúdo; mas produzir o melhor conteúdo possível!
- Deixar claro nosso posicionamento como start-up, aberta para melhorias contínuas em todo o processo;
- Surpreender nosso clientes em termos de qualidade do que estão recebendo x o preço que eles pagaram;
- Mostrar aplicação prática de toda a teoria do Fórmula de Lançamento, passando por todas as etapas.
Se eu pudesse resumir em uma frase a maior expectativa do nosso lançamento, essa frase seria: “Não perder por WO”.
Não queríamos fazer o melhor jogo da nossa vida, nem atrair o maior público para o espetáculo.
Queríamos apenas entrar em campo e fazer o melhor que podíamos naquele momento, até para nos estruturar como equipe e conhecer nossa capacidade de execução.
E assim foi feito!
Quem vive nos bastidores desse mundo de lançamentos consegue ver a quantidade de desistências que acontecem na etapa de planejamento e até mesmo depois que o lançamento já se iniciou…
Por isso nós realmente estamos terminando esse lançamento felizes, com a sensação de dever cumprido e de que, ainda assim, há muito trabalho pela frente!
O objetivo financeiro não era o único… E não importa o prejuízo que teremos nessa etapa da jornada – temos certeza que quando olharmos lá na frente, daqui 2 anos, saberemos da importância de ter passado por esse período agora!
O fato de ter um curso pronto, com o método completo, entregue dentro do prazo e com atendimento de alto nível para àqueles que apostaram na nossa ideia me faz dormir com a consciência tranquila.
E pronta para os próximos desafios, afinal de contas… É só o começo!