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MAIS QUE EMPILHAR LANÇAMENTOS… TENHO EMPILHADO EXPERIÊNCIAS AO PARTICIPAR DE LANÇAMENTOS EM FUNÇÕES DISTINTAS!
Foi mal com a brincadeira do título do post…
Ouvimos muito nosso mentor Érico Rocha falar sobre empilhamento de lançamentos. E, sinceramente, eu acredito muito quando ele fala nisso!
A cada lançamento vamos amadurecendo, melhorando nossa estratégia, evidenciando erros passíveis de melhorias, aprendendo a mexer mais nas ferramentas que usamos…
O primeiro lançamento realmente é só para perder a virgindade… A evolução é muito nítida!
Mas hoje eu não vim contar sobre meu empilhamento de lançamentos…
Eu vim contar sobre minha experiência fazendo os mesmos lançamentos de forma diferente, dentro dos meus negócios digitais.
Uma experiência que me surpreendeu positivamente, e eu gostaria de compartilhar aqui!
Fica comigo até o final para ver o quanto que realmente aprendemos com nossos próprios erros dentro do modelo de negócios do FL.
Esse post faz parte da categoria Empreendedora Digital, onde eu divido os bastidores da minha experiência no empreendedorismo e, especialmente, no empreendedorismo digital através do Fórmula de Lançamento. Para ver outros posts dessa categoria, clique aqui.
MEUS LANÇAMENTOS
Atualmente eu tenho 3 negócios digitais, sendo que um deles usa o Fórmula de Lançamento como modelo de negócios (o Viajando Comigo Mesmo – VCM), e outro deles já usou por mais de 1 ano (o Método Liberdade Financeira – LF). O terceiro negócio digital é este blog, que não usa o FL.
Minha atuação dentro desses negócios digitais é totalmente distinta.
Enquanto no LF eu estou literalmente no palco, no VCM eu fico bem escondidinha nos bastidores.
Quando eu digo que estou no palco, me refiro a ter a minha carinha em todo o processo.
No LF, eu fiz uma parte grande do processo de lançamento… Desde o desenho da estratégia, o planejamento das atividades, o cuidado com o cronograma, os scripts (do lançamento e do infoproduto), até ir lá e de fato gravar todos os vídeos.
Eu dei literalmente a cara a bater nos 4 lançamentos que fiz no LF, e contei nesse post porque eu parei de usar lançamentos nessa empresa.
Agora, o que eu não posso negar, de forma alguma, é como eu aprendi e amadureci em termos de lançamentos com essa experiência que adquiri.
E a prova concreta disso veio quando fiz, junto com a minha sócia, nosso primeiro lançamento no VCM.
Como eu disse, nessa outra empresa eu atuo nos bastidores – onde eu me sinto muito confortável em atuar!
No VCM eu sou responsável por mentorar a Quésia, minha sócia.
Juntas, traçamos as estratégias do negócio, fazemos nosso planejamento, desenvolvemos posts para o blog, lançamentos e o curso Seu Próximo Destino.
Mas, em momento algum, é a minha cara que aparece. É sempre a dela!!
Nós fizemos nosso primeiro lançamento no VCM quando esse projeto tinha 6 meses de vida.
E esse foi o lançamento que confirmou como a experiência que eu adquiri nos demais pôde me posicionar degraus acima e começar muito a frente do que eu comecei no meu primeiro lançamento do LF.
O PRIMEIRO LANÇAMENTO DO VCM
Vivendo novamente o contexto de um primeiro lançamento, mas agora do lado dos bastidores, eu fiquei presente para o quanto de experiência eu pude aplicar aqui e como foi bom começar este lançamento em um próximo nível de maturidade.
CRONOGRAMA DO LANÇAMENTO
A primeira grande diferença foi quanto ao desenho do cronograma do lançamento, assim como a ordem de execução das atividades.
Nesta etapa, eu praticamente não precisei quebrar a cabeça – apenas segui o cronograma que eu já havia desenhado para os lançamentos que eu já havia feito no Liberdade Financeira.
Eu sabia exatamente o que tinha que ser feito primeiro, segundo, terceiro… O que tinha que estar pronto antes do dia do lançamento, onde haveria gargalo de suporte, etc, etc.
Essa clareza foi fundamental para dimensionar bem nossos esforços e, mais uma vez, “brincar” com as datas.
Acabamos mudando umas 3 vezes a data do lançamento até que ele de fato ocorreu.
E tudo isso graças a experiência que eu já tinha para fazer acontecer um lançamento.
USO DAS FERRAMENTAS
Eu não tenho dúvida que uma das grandes objeções para quem vai lançar é o uso das ferramentas de marketing digital.
No início, é muito difícil entender a relação de uma landing page, um email marketing, automação e sequenciamento de email…
E o que tudo isso tem a ver com o conteúdo que você vai produzir, com o tráfego pago do facebook, entre tantas outras ferramentas que mexemos em um lançamento.
Por isso, saber mexer em todas as ferramentas foi um alívio enorme para o presente lançamento.
O processo de integração do meio de pagamento (hotmart) com a plataforma da área de membros e a plataforma de email foi feito em menos de 1 hora – algo que eu gastei dias para fazer na primeira experiência com lançamento.
Claro que muitas ferramentas foi minha sócia que mexeu – mas nada me impediu de gravar pequenos vídeos tutorais para ela ensinando a parte básica para ela mexer, ao invés de gastar horas e horas aprendendo a operar cada uma dessas ferramentas.
E, mais do que as horas economizadas, a tranquilidade de que realmente é possível fazer.
Eu sou do tipo de pessoa que corto ideias caso não saiba executá-las (sim, eu sei que isso é um péssimo hábito). Então o fato de saber executar bastante coisa permitiu que nossa criatividade rolasse solta!
PLANOS B
Ah, esse sem dúvida foi um grande pulo do gato da minha experiência.
Eu não apenas sabia o que fazer, quando fazer e como fazer, como também consegui orientar minha sócia em atitudes a serem tomadas caso algo desse errado.
Ter “Planos B” para várias das nossas atividades foi fundamental para tranquilizá-la ao longo do processo.
Isso permitiu que ela tivesse cabeça para explorar mais a arte dela: a criação de conteúdo.
Os possíveis problemas que apareceriam ficaram por minha conta, que sabia a solução.
E teve problema sim senhor!!!
O maior deles foi a liberação do infoproduto pelo hotmart (nosso meio de pagamento), que aconteceu 24 horas antes da nossa abertura do carrinho.
Caso a gente não tivesse um plano B pronto (usar o PagSeguro), nós provavelmente teríamos adiado (mais uma vez) a data do lançamento, já que não é possível lançar sem o meio de pagamento formatado e funcionando.
Por sorte deu tudo certo e ficamos no nosso “Plano A”.
Mas, mais uma vez, a consciência de haver outra alternativa nos deixou de coração tranquilos para realizar o lançamento.
O fato é que nem eu sabia o quanto eu tinha aprendido realizando meus 4 primeiros lançamentos no LF – tive essa clareza comprovada nesse 5º lançamento que fiz, o primeiro do VCM.
Mais feliz do que ter feito outro lançamento de sucesso, fiquei feliz de ter participado com outra visão – a visão de quem está nos bastidores e não no palco.
Vida longa ao VCM – e muitas viagens aos alunos do curso “Seu Próximo Destino”, que está sendo espetacular!
E é só o começo…