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ALGORÍTIMO E ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO FACEBOOK: COMO USAR ESSA MÍDIA SOCIAL PARA ALAVANCAR SEU NEGÓCIO
Facebook Essencial é um treinamento on line da Camila Porto que tem como objetivo te ensinar segredos do algorítimo de funcionamento do Facebook, permitindo melhorias nas suas ações de tráfego pago e gratuito dessa mídia social.
Eu escrevi mais detalhes desse treinamento aqui.
O objetivo desse post é te contar um pouquinho o que tem dentro de cada módulo e o que você pode esperar do curso.
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MÓDULO 1 – ETAPAS FUNDAMENTAIS PARA DOMINAR O MARKETING NO FACEBOOK
Esse é um módulo estratégico que vai te ajudar a pensar no seu negócio como um todo, além de entender e decifrar melhor sua persona.
É a primeira introdução do funil AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação), que é a base da estratégia de marketing no Facebook usado pela Camila Porto.
MÓDULO 2 – MUITO ALÉM DA SUA FANPAGE: COMO USAR OUTROS RECURSOS PARA DECOLAR SEUS NEGÓCIOS
Esse é um módulo básico que, para quem já mexe no Facebook, pode parecer bastante óbvio.
Fala da diferenciação dos grupos, páginas pessoais e Fanpage e como eles se relacionam através do seu feed de notícias.
MÓDULO 3 – PEGUE O CAMINHO CERTO: SEU NEGÓCIO NO FACEBOOK
Esse módulo é um tutorial de como começar a construir sua FanPage em todos os detalhes (funções administrativas, imagens, conversão de página pessoal para FanPage e etc).
É bastante interessante a aula que ela dá 16 dicas gratuitas de como conseguir mais fãs para sua FanPage.
MÓDULO 4 – AS MELHORES TÁTICAS DE ENGAJAMENTO NO FACEBOOK PARA CATAPULTAR SEU NEGÓCIO
A Camila Porto divide o marketing do Facebook em três pilares: própria (produção de conteúdo), orgânica (compartilhamentos) e paga (anúncios).
Nesse módulo, ela apresenta muitas dicas e estratégias para a construção da mídia própria (dicas de como produzir conteúdo) e começa a introduzir conceitos de mídia orgânica e paga.
Ela também apresenta o algorítimo do Facebook (Edge Rank), usado para definir quais posts aparecerão no seu feed de notícias.
Por fim, diferencia os tipos de engajamento em ação e propagação, te ensinando como mensurá-los.
MÓDULO 5 – TÁTICAS VENCEDORAS PARA CRIAR ANÚNCIOS QUE VENDEM NO FACEBOOK
Esse é o coração do curso. É maior e mais intenso módulo, onde você vai aprender passo-a-passo a parte de anúncios. São vários tópicos abordados durante as aulas:
- Motivos para anunciar no Facebook;
- Relação do conteúdo com o funil AIDA;
- Definição de métricas;
- Dicas para Landing Pages que convertam;
- Dicas para evitar o bloqueio de suas contas por regras violadas – e como desbloqueá-las, caso aconteça;
- O que é a conta de anúncios e como mexer nessa parte do Facebook;
- Que tipo de campanhas você pode fazer e como elas são exibidas tanto no Facebook quanto no Instagram;
- O que são posts impulsionados;
- Segmentação de anúncio (entendendo o desenho de públicos);
- Como os anúncios do Facebook são cobrados e qual a melhor forma de você utilizar;
- Dicas para melhorar o conteúdo dos anúncios: imagem, copy e CPA;
- Remarketing, público personalizado, Lookalike e relatórios para acompanhamento de métricas.
Ufa! É uma tonelada de conteúdo e, se você for iniciante, vai ficar muitas horas tentando entender do que se trata cada um desses itens!! E, se você não sabe o significado de muitas das palavras que eu usei, sim, você é um iniciante…
MÓDULO 6 – OS SEGREDOS E ATALHOS PARA MENSURAR SEUS RESULTADOS NO FACEBOOK
Esse módulo tem como objetivo apresentar uma série de ferramentas que você pode utilizar para gerenciar suas métricas e também para comparar sua FanPage com outras (como FanPage de concorrentes, por exemplo).
MÓDULO 7 – COMO LIDAR COM CRISE NAS MÍDIAS SOCIAIS E USAR O “EFEITO FACEBOOK” PARA VENCER A CONCORRÊNCIA
Esse já é um módulo avançado, não em termos técnicos, mas para quem já tem uma página no ar há bastante tempo.
Vai falar sobre crise e barulho ou, em outras palavras, sobre como reagir a reclamações dos seus clientes dentro das mídias sociais.
Trabalha bastante comportamento, ética e postura frente a esse tipo de situação. Se você é um empreendedor com bom senso, grande parte dessas dicas lhe parecerão óbvias!
MÓDULO 8 – APLICATIVOS NO FACEBOOK: COMO TER SUCESSO SEM PRECISAR DE UM SITE OU BLOG, APENAS UMA PÁGINA NO FACEBOOK
Esse módulo me apresentou um mundo que eu não conhecia… Como existem ferramentas!! Sim, claro, várias delas pagas!
Eu não sabia, por exemplo, que sorteios são regulamentados por lei (inclusive as mais simples feitas no Facebook).
Eu não sabia que era possível ter um F-commerce, ou seja, uma loja virtual dentro da sua FanPage.
Eu também não sabia que era possível colocar na sua FanPage aplicativos do Youtube e do Instagram, compartilhando o conteúdo entre essas redes!
Muitos negócios não conseguem usar todas essas funcionalidades, mas com certeza são ferramentas excelentes para determinadas aplicações!
MÓDULO 9 – TRANSFORMAR FÃS: COPIE E COLE MINHAS MELHORES TÁTICAS
Esse é um módulo bastante prático, onde a Camila Porto compartilha com os alunos estratégias de campanhas que ela utiliza e fizeram sucesso.
Ela apresenta estratégias como:
- Sorteio por comentários no post;
- Exportação de contatos do gmail e do linkedin;
- Remarketing avançado;
- Técnica do presente de aniversário.
É um brainstorm de opções de campanhas que podem te dar muitas ideias para o seu negócio.
BÔNUS
São alguns exemplos aplicados (cases) e há participação de parceiros/ex-alunos do curso.
Se você quiser saber mais informações sobre o Facebook Essencial, clique aqui.
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PS: Talvez você também se interesse pelo curso da Cris Franklin, o Você Referência. Eu tenho dois artigos no blog sobre esse curso: esse que fala o que ele é, e esse que mostra os módulos do curso. Também escrevi um artigo comparando os dois cursos, veja aqui!