Tempo de leitura: 7 minutos
QUER SABER COMO EU SAÍ DO PAPEL DE VÍTIMA E ME TORNEI O CENTRO DA MINHA VIDA?
Eu respeito quem não dá valor para o autoconhecimento. Se você é uma dessas pessoas que acha que trabalhar sua motivação é irrelevante, recomendo voltar para sua timeline e não perder seu tempo nesse post.
Mas se você acha que nós aprendemos muita coisa na escola e não aprendemos a nos conhecer direito, esse post é pra você!
Se você me acompanha sabe que em 2016 eu passei por um momento de decisões na minha carreira profissional, mais um momento de autoconhecimento.
Eu vim aqui contar as minhas experiências com esse assunto. Eu considero que tudo começou por 6 fases de autoconhecimento!
Saiba mais sobre o coaching
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente mais informações sobre o coaching
#1 – MEU PRESENTE DEMISSIONAL
Quando fui demitida em março de 2016 decidi que dedicaria uma parcela da minha rescisão para estudar algo que eu realmente gostava.
Fui atrás de inteligência emocional e coaching, mas não sabia muito bem o que eram essas duas coisas.
Na parte de inteligência emocional, acabei caindo no CONAPNL, que é o Congresso On Line de Programação Neurolinguística (já falei dele nesse post).
Lá, eu aprendi mais sobre a história da PNL, sobre técnicas de autocontrole, hipnose, entre diversas outras técnicas.
Foi meu primeiro contato com esse fantástico mundo de se conhecer. Foram dezenas de exercícios que encheram meu mural e minha cabeça. Que me questionaram, que me fizeram refletir quem eu realmente sou.
#2 – MEU PRIMEIRO COACHING
Em paralelo ao CONAPNL eu comecei meu primeiro processo de Coaching, com uma grande amiga que estava fazendo a formação no IBC.
Esse processo teve duração de 8 sessões, entre abril e junho de 2016.
Através dos exercícios e das conversas, eu consegui desenhar:
– Meus objetivos financeiros de vida;
– Minha decisão de empreender;
– Meu papel como esposa;
– Minha saúde física e mental;
– Meu papel como filha, nora, neta. Como alguém que vive longe da família e de onde nasceu.
Cada aspecto que eu trabalhei no coaching eu tive uma lista de ações e eu consigo ver o quanto eu evolui em cada uma dessas áreas na minha vida durante 2016.
#3 – RECOLOCAÇÃO DE MERCADO
As 3 primeiras fases aconteceram juntas para mim! Essa, especificamente, foi feita por uma profissional que trabalha com recolocação de mercado, no momento que eu ainda estava cogitando a possibilidade de voltar a trabalhar em uma empresa.
Durante nossas 5 conversas, nós trabalhamos muito a Pri Nunes como profissional.
Meus pontos fortes e fracos dentro do escritório, minhas habilidades, minhas conquistas profissionais.
Mais do que o que eu tenho ou o que eu sou, nós trabalhamos como comunicar isso para as empresas.
Pra resumir em poucas palavras, nós treinamos como eu poderia me comportar melhor em uma entrevista de emprego, valorizando minhas habilidades.
Me mostrar mais segura e confiante e aumentar chances de obter uma resposta positiva!
Esse processo foi extremamente transformador para mim e, embora eu tenha decidido por outro caminho profissional, foi muito bom conhecer melhor as minhas habilidades profissionais!
#4 – ACADEMIA DA PRODUTIVIDADE
Passadas todas essas definições, entre junho e setembro de 2016 eu fui aluna da Academia da Produtividade, do Gerônimo Theml – e escrevi mais sobre esse curso nesse post.
De todos os cursos on line que eu fiz em 2016 esse, sem dúvida, foi o que eu mais gostei.
Eu tive uma clareza enorme sobre meus passos e uma técnica que me permitiu ser ainda mais produtiva!
Tudo que eu desenhei nas fases anteriores, nessa eu dividi em passos, em metas de vida, metas anuais, mensais, semanais e diárias.
Hoje, enquanto eu escrevo esse post, eu sei exatamente qual pecinha do meu quebra-cabeça eu estou pegando para chegar no meu objetivo de longo prazo.
Eu gasto horas e horas fazendo meus planejamentos de vida! E esse método me ajudou a fazer todos esses planos entrarem mas, principalmente, saírem do papel!
#5 – MEDITAÇÃO
Nos meus estudos sobre empreendedores e pessoas de sucesso algumas práticas comuns são levantadas e a meditação sempre está entre elas.
Eu fiquei muito encanada com isso e decidi começar a meditar. Eu não sabia e ainda não sei exatamente como fazer isso, mas procurei alguns materiais gratuitos no Youtube e aprendi alguns passos iniciais.
Desde setembro de 2016 eu uso o aplicado Headspace para meditação guiada. É um aplicativo em inglês, que tem me ajudado a ficar mais no tempo presente.
Está nos meus planos um curso de meditação para esse ano para me aprofundar um pouco mais nas técnicas que eu faço e não sei se estão corretas.
O fato é que, depois de 6 meses meditando, meu corpo sente falta quando eu fico muito tempo sem meditar.
Eu entendo que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo e sei que ainda tenho uma caminhada longa pra me chegar onde eu quero em termos de meditação.
#6 – MEU SEGUNDO PROCESSO DE COACHING
Quando eu me vi na dúvida cruel entre continuar ou interromper minha carreira na área de logística (se você quiser saber mais, veja esse post), uma amiga me disse:
“Pri, eu acho que independente da decisão que você tomar, você deveria tomá-la bem consciente para não se arrepender depois”
Essa foi minha motivação para iniciar um novo processo de coaching, que eu tenho feito desde dezembro/2016.
O foco dessa vez é definir meus passos profissionais para sair do plano das milhões de ideias diárias para a execução.
Uma decisão da qual eu terei orgulho de contar quando os resultados forem alcançados (diferente do que me aconteceu quando eu alcancei os resultados na logística).
Se você quer saber o que eu aprendi com esse segundo processo de coaching, tem um post sobre isso!
EU RECOMENDO AUTOCONHECIMENTO?
Poxa vida, e como!
Na minha experiência, eu tive contato com basicamente 2 linhas: uma mais autodidata, onde eu mesma estudei e fui atrás de me conhecer, e outra onde eu contei com profissionais que me deram um empurrão para isso.
Eu acredito que a linha autodidata é, sem dúvida, mais barata e não deixa a desejar em termos de qualidade. Existe muito material bom e gratuito na internet e, se você tem vontade de começar, não perca tempo!
Como recomendações, eu sugiro que você comece a assistir os vídeos do Gerônimo Theml e do Rodrigo Cardoso. São duas pessoas que eu admiro demais no que se diz respeito a autonhecimento.
Agora, o caminho com profissionais vai te dar um empurrão adicional! Porque você passa a ser desafiado e ser questionado de forma mais profissional e com técnicas. Não é barato, mas é um processo que vale muito a pena!
Mas esteja preparado para levar uns tapas na cara e uns tombos de realidade. E para chorar… Seu emocional vai ficar abalado e a vida vai continuar…
E prepare-se também para adquirir um novo vício! Quando você sai do papel de vítima da sua vida e entende que você está no comando, não dá vontade de se vitimizar de novo…
De dentro pra fora – é assim que começam as grandes mudanças!
Saiba mais sobre o coaching
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente mais informações sobre o coaching
Indicações sumarizadas:
#1 – CONAPNL
#2 – Gabriela Bonet Coaching (atendimento em Florianópolis e por skype)
#3 – Eni Santos (atendimento em Americana/SP e por skype)
#4 – Academia da Produtividade – Gerônimo Theml
#5 – Headspace – Aplicativo para meditação guiada
#6 – Roberta Luckemeyer (atendimento em Florianópolis, no Rio de Janeiro e por skype)