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ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL OU MODELO DE NEGÓCIOS?
Eu sou aluna da turma 7 do Fórmula de Lançamento (FL), iniciada em maio/2016.
Desde esse período, venho estudando não só o Fórmula mas diversos outros assuntos relacionados ao marketing digital.
Tenho visto que existe muito preconceito contra o Fórmula de Lançamento no mercado, seja pela maneira como o programa é passado, seja pela existência ou não de resultados oriundos do FL. E não estou aqui para discutir esses aspectos.
Meu objetivo é apenas passar o meu ponto de vista sobre como eu enxergo a aplicação do FL, de forma estratégica, pensando no modelo de negócios de uma empresa.
Eu considero o FL como uma ferramenta de posicionamento de produtos / empresas dentro do marketing digital.
Nesse sentido, vejo que existem duas formas desse posicionamento acontecer.
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FL COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL
Esse caminho é usado por empresas que já estão estabelecidas no mercado, já possuem produto e/ou serviço e descobriram o FL como uma ferramenta de marketing digital para impulsionar vendas.
Essas empresas utilizam lançamentos do tipo Relâmpago e Espartano, além de utilizarem intensamente os gatilhos mentais e os ensinamentos da oferta irresistível.
Porém, essas empresas não mudaram a forma de ver o negócio delas. Apenas inseriram mais uma estratégia de marketing, que funciona e lhes dá resultado.
Elas continuam vendendo os mesmos produtos e serviços de antes, mas agora com um posicionamento diferente.
Muitas vezes elas nem chegam a escolher uma pessoa para representar a empresa, e continuam usando o próprio nome da empresa.
Para chegar no final do funil de vendas, o cliente é prospectado por algum marketing de conteúdo na internet, inicia-se um relacionamento que termina com a venda do produto ou serviço. E fim.
FL COMO MODELO DE NEGÓCIOS
O que mais me impressionou no estudo da Fórmula é a maneira pela qual empresas tem surgido e/ou adaptado seu modelo de negócios às estratégias do FL.
Quem está nesse jogo entende que o encadeamento de lançamentos é mais importante do que um lançamento em si. São utilizados vários tipos de lançamento, de maneira sequenciada.
Aqui joga-se no longo prazo, em posicionamento principalmente.
Foca-se primeiramente em trazer o prospecto pra próximo da empresa e, depois que ele vira cliente, aí que o jogo começa de verdade.
Para explicar o que eu quero dizer com isso, vou pegar como exemplo o modelo de negócios que eu entendo da Ignição Digital (empresa do Érico Rocha, que faz o FL).
E, só para constar, eu nunca conversei com ninguém da empresa sobre isso. Estou escrevendo aqui apenas o meu ponto de vista sobre o assunto, depois de alguns meses de estudo.
O topo do funil de vendas do Érico Rocha é o conteúdo gratuito, seja através dos vídeos diários de sacadas, seja através de e-books, ou do canal do Youtube – que possui centenas de vídeos, entrevistas e palestras.
Diga-se de passagem, se você apenas consumir o conteúdo gratuito do Érico Rocha, você já sai de leigo para intermediário em Fórmula de Lançamento.
A segunda camada do funil é o curso do Fórmula de Lançamento em si. Esse curso é aberto duas vezes por ano então, apenas por duas semanas, o carrinho de vendas está apto a receber “encomendas”.
Se você pensa que entrar no FL é o fim do funil, você está muito enganado… É apenas a entrada dele. Os 6 mil que você vai pagar para ser aluno é só o começo.
Assim que você compra o curso, você já é direcionado para um upsell onde te será oferecido o klickpages e klickmail (eu não vou ficar aqui detalhando profundamente o que é cada um desses produtos, ok?!). Grosso modo, são programas que te ajudam a construir páginas de internet e a gerenciar seus emails (autoresponder).
Esses produtos são vendidos como assinaturas mensais – que é o mesmo formato que fica disponível caso você queira comprá-los diretamente pelo site. Obviamente sendo aluno você tem desconto nas primeiras mensalidades.
Aqui está a segunda fonte de receita desse modelo de negócios, além do curso em si.
A terceira fonte está no evento Ao Vivo. Ao comprar o FL você ganha o direito de reservar seu lugar no evento ao vivo, a uma taxa simbólica. E, você reserva, claro! É uma das melhores partes do curso!
Conforme o evento vai se aproximando, você vai recebendo ofertas para migrar para o espaço VIP – mais uma fonte de receita.
Chegando no Evento ao Vivo, daí a quantidade de ofertas irresistíveis que são apresentadas é enorme…
Desde comprar livros em troca de script de email, participação em outros eventos ou oportunidades exclusivas – estamos falando de cifras de R$ 500 a R$ 5 mil reais;
Até se candidatar para participar de grupos de MasterMinds, cujos valores para participação anual por pessoa variam entre R$ 50 mil e R$ 150 mil reais.
Então, até onde eu enxergo, esse é o fim do funil – talvez dentro dos grupos de MasterMind ainda apareçam mais algumas ofertas.
Em paralelo a tudo isso, você vai conhecendo melhor a didática e consegue identificar a quantidade de oferta de afiliados que recebe durante o ano. Mais uma maneira de monetização da empresa, que ocorre de forma paralela.
Resumindo…. Uma empresa que usa o Fórmula de Lançamento como modelo de negócios monetiza através:
- Da venda do infoproduto;
- Do Upsell (geralmente uma ferramenta de assinatura mensal);
- Do evento Ao Vivo, considerando ainda Upgrades;
- Da construção de ofertas irresistíveis dentro do próprio evento ao vivo;
- Da participação do grupo de Mastermind;
- Da venda de produtos de afiliados.
Usa-se a teoria que, depois que você vira cliente, é mais fácil te vender outros produtos. Então, nesse exemplo que eu usei, o infoproduto (Fórmula de Lançamento), de R$ 6 mil, acaba virando no fim do funil mais de R$ 150 mil/ano por cliente.
Percebe a diferença de quem usa o FL como uma estratégia de marketing, onde comprar o produto/serviço é o fim do caminho, com quem usa o FL como modelo de negócios? Percebe a diversidade de fontes de renda de quem consegue usar do FL como modelo de negócios?
Esse é um mercado que não tem muito certo ou errado… O que funciona para um pode não funcionar para outro. O importante é você encontrar o que se encaixa ao seu perfil.
Agora, confesso que, como consumidora, eu me diverto um bocado participando do funil de vendas de quem usa o FL como modelo de negócios! Porque no final das contas o que vale é a experiência, a transformação, o encontro da sua tribo… e não o consumo do produto em si.
E falando em transformação de vida, de mindset, de hábitos… quem tá usando bem o FL é craque em fazer isso, posso te garantir!
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