Tempo de leitura: 6 minutos
ESSA PERGUNTA TEM ME INTRIGADO DIARIAMENTE DURANTE A GRAVIDEZ…
Desde o momento que eu descobri que estava grávida, até quando a barriga começou a aparecer – e daí já não dava mais para disfarçar a gravidez, uma coisa tem me irritado muito: comentários negativos sobre a gravidez.
Tipo assim… Você chega para um conhecido e dá a notícia – ou agora, mais recentemente, as pessoas vêem o tamanho da sua barriga e supõe que você está grávida.
A primeira reação via de regra é positiva! Você recebe parabéns, alguns até mais emocionados e calorosos!!
Se é da família então, é mais um membro chegando e rola aquela emoção toda que eu já descrevi nesse post.
Daí vem as perguntas tradicionais: quando nasce? Já sabe o sexo? Como vai se chamar?
E até aí tudo bem, eu acho que tudo isso faz parte da curiosidade de qualquer pessoa que recebe uma notícia feliz!
Tudo bem vai… eu confesso que tem hora que eu tenho vontade de falar assim: “Tenho uma novidade: tô grávida! É menina, vai se chamar Natália e nascer na primeira semana de dezembro”. Sem interrupção… kkkk Mas não sou tão grossa assim (espero!).
Mas depois desse papo mais “amigo”, vem a parte da energia ruim… A pergunta seguinte via de regra tem sido: e você enjoou?
Meu… na boa… Se você conhece alguém que esta grávida, não faz essa pergunta para ela!
Primeiro porque, se ela enjoou, provavelmente não foi a melhor experiência do mundo e talvez seja um tanto constrangedor ter que dividir esse momento com você, especialmente se você não é muito íntimo.
Segundo porque (e esse é o meu caso!), se a grávida não sentiu enjoos, qual é o problema? Sabia que existem pessoas que não enjoam? E que está tudo bem, e a pessoa está grávida do mesmo jeito?
E terceiro e mais importante motivo: a pergunta em si me parece uma maneira empática de você saber como está indo a gestação… Só que a maior parte das vezes que essa pergunta aparece ela vem acompanhada de uma história:
- Quando eu estava grávida eu enjoei muito… Passava dias no banheiro, não conseguia levantar da cama;
- Que sorte a sua que não sentiu enjoo… Fulano de tal passou tão mal, teve até que ir para o hospital;
- Quando eu tive fulano também não senti nada. Mas na vez do ciclano, tinha que tomar limão todo dia pra controlar a azia;
- E por aí vai…
Você escuta dezenas e dezenas de histórias ruins sobre o período da gestação. Uma história ruim te faz lembrar de outra ruim que você ouviu alguns dias atrás e o círculo vicioso não acaba mais.
E daí sabe o que acontece quando você chega em casa e fica pensando nesse monte de história ruim?
Você acha que você também tem que enjoar, ficar indisposta, mal humorada e ter crises de choro… Afinal de contas, se você não passa mal você não está grávida… Em todas as histórias que você ouve tem gente passando mal, porque você que passa bem tem que ser diferente?!?
Embora eu esteja escrevendo esse artigo com um senso de humor por trás, estou falando sério: que coisa chata essa de ficar compartilhando histórias negativas sobre o período da gestação.
Isso porque eu nem toquei no assunto parto hein… Esse aí ainda estou esperando sentada a primeira história positiva que vou ouvir, porque até então é sempre rodeado de lembranças dolorosas…
Então quando você encontrar uma grávida, pergunta uma coisa mais legal para ela… Sei lá, busca aí no seu banco de histórias positivas e engraçadas:
- Pergunte como você acha que vai ser o bebê… Se ele vai puxar a testa grande do pai ou o cabelo enrolado da mãe… Aproveita e tira um sarro do casal!
- Pergunta como está a preparação para a chegada do bebê! Como os pais estão estudando e arrumando a casa para a chegada dele! Ofereça a sua ajuda e experiência de atalhos que o casal pode percorrer.
- Pergunta como a mãe está conciliando a vida pessoal e profissional com essa notícia. Quais são as expectativas dela – talvez ela esteja super preocupada com isso!
Meu, não sei… Inventa uma pergunta positiva! Se coloque no lugar da mãe grávida e traga boas energias para esse momento!
Se, por um acaso, a mãe quiser falar das coisas ruins que estão acontecendo durante a gravidez, tenha a certeza que esse assunto vai sair.
Mas não seja você o originador da pergunta que vai desencadear uma série de histórias negativas para serem contadas.
Até porque a gravidez por si só já é um período natural de ansiedade, medos, incertezas e falta de controle. Nem tudo sai como o planejado, todos nós sabemos disso.
Não seja você a pessoa que vai colocar mais pilha na futura mamãe. Tenha certeza que ela já está pilhada o suficiente com tudo que ela está passando!
Pra fechar, respondendo a pergunta título desse artigo: eu sou uma grávida normal?
Depende (resposta típica de uma economista)…
Se pra você uma grávida normal é aquela que passa mal, não consegue controlar seu sono, fala do bebê 24 horas por dia, aquela que a vida parou porque engravidou… Então não, eu não faço seu tipo da sua grávida normal.
Agora, se você aceita que eu não passo mal, que minha vida continua, que eu estou trabalhando (até mais do que o normal), fazendo exercícios regularmente e tenho uma boa disposição… então sim, eu sou uma grávida normal.
Gravidez não é doença tá?! Não trate grávidas como doentes, ou como pacientes. A vida continua depois que alguém começa a crescer dentro de você…
#prontofalei
PS: Juro que não fiquei chateado com você caso tenha me feito alguma pergunta chata ou me contado uma história ruim. Apenas observei um padrão muito comum (e negativo) nos papos sobre gravidez e por isso resolvi escrever esse post.
Antes de passar por essa experiência também não sabia o que perguntar para as grávidas… Agora eu já sei! #ficaadica
Link permanente
Oi Pri, já que vc quer uma história boa de parto, tem o da Bio, ela Gravida tanto do Gabi quanto do Marcelinho, não sentiu enjoo, nem parecia gravida, por sinal só ficamos sabendo com do gabi com 6 meses e do marcelo com 4 meses, pois nem a barriga aparecia….ela gravida do Gabriel, sentiu a primeira contração do parto, mal deu tempo de chegar no hospital…. quando chegou o Gabriel, já estava quase nascendo…. Foi parto normal e a gente brinca que ele não nasceu e sim escorregou….. o do Marcelinho foi um pouco mais demoradinho, a gente fala que ele desceu de escada…mas a Bio tb não sofreu nada e tb foi parto normal…. ou seja , o q vc falou é real…. cada pessoa tem uma reação na gravidez e pode ser positiva desde o inicio até o parto e como vc é bem zen… acredito que a Nat, será igual ao Gabi…. ira escorregar…. bj e estou anciosa para ver essa pequena ao vivo e a cores….
Link permanente
Tomara Fabi!! Também estou torcendo para isso!!
Link permanente
Seu site é muito bom. Informação de qualidade. Parabéns. Estarei acompanhando novos conteúdos. Abraço e sucesso!