Tempo de leitura: 3 minutos
PODE PARECER UMA ATIVIDADE TRIVIAL… MAS EU, MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM, QUIS SABER DETALHES SOBRE A TAL DA HORA DO BANHO…
Acho engraçado a diferença de dimensões que o nascimento do bebê gera em questão de dias…
Hoje, quando a Naty chuta minha barriga eu penso: nossa, quanta força!
Daqui uns dias quando ela estiver nos meus braços pensarei: nossa, que frágil…
Hoje quando penso no tamanho dela e como ela cabe dentro de mim é até difícil imaginar… Quando ela nascer vai ser um serzinho tão pequeno nos meus braços…
Um dos temas que resolvi estudar no meu próprio curso de gestante, é o momento do banho, justamente por toda essa fragilidade.
Já ouvi que tem mães que tem pavor da hora do banho! Eu não acho que terei dificuldades mas, mesmo assim, nunca dei banho sozinha numa criança… Então não custa nada rever algumas dicas básicas!
CURIOSIDADES QUE EU NEM IMAGINAVA…
Pesquisando e tentando entender esse processo, descobri algumas coisas que nem imaginava…
- Recém nascido não precisa tomar banho todo dia… 2 a 3 vezes por semana é suficiente! Principalmente se nascer no inverno!
- A temperatura da água para o bebê é diferente da nossa. O que é confortável pra gente é quente pra ele, então tem sempre que deixar a água morninha (mesmo no calor!);
- Tem que lavar a banheira pelo menos 1 vez por semana!!! Sério, isso nem passava pela minha cabeça… achei que a água do banho já era suficiente para limpar a banheira!!
Na prática, a segurança do bebê é o principal cuidado na hora do banho – ainda mais pelo fao de ele ficar todo ensaboado!
Como deve ser um serzinho bem frágil, é provável que a gente tenha que descobrir o meio termo entre segurar firme e não apertar…
Algumas banheiras até tem acessórios para os pais se sentirem mais seguros.
Acredito mesmo que é questão de pegar o jeito… Em algumas semanas o banho já vai ser parte da rotina e, conforme o bebê vai crescendo e ficando mais durinho o processo fica mais fácil!
PRODUTOS DE HIGIENE PARA BEBÊ
Eu jurava que era uma quantidade muito maior que precisava… Mas para minha felicidade, é muito menos coisa que eu imaginava!!
Para dar banho no bebê, o recomendado é apenas usar um shampoo neutro, especial para crianças, que também é usado como sabonete!
Ah, e se for dar banho mais de uma vez por dia, daí o recomendado é usar o produto uma única vez!
E logo que nasce, é preciso uma higienização específica no pedaço do cordão umbilical que fica pendurado, o que pode ser feito com algodão e álcool.
Simples assim!!
Bem menos frascos que estão pendurados no meu banheiro hoje!!
INTERAÇÃO DA FAMÍLIA
Além das partes mais técnicas, a hora do banho é um ótimo momento de interação da família – e uma das atividades que não precisa necessariamente ser feita pela mãe!!
Na prática deve ser a hora da bagunça… E deve cansar pra caramba preparar todo o banho, depois limpar tudo…
Enfim, depois que a Naty nascer, se me sobrar tempo, eu volto contar como está sendo essa experiência!
Os artigos que eu mais gostei sobre esse assunto foram: