Sobre dias ruins…

Tempo de leitura: 6 minutos

QUEM NUNCA TEVE UM DIA RUIM?!?

Pra quem me acompanha e acha que meus dias são sempre mil maravilhas, toda hora motivada, animada, viajando, estudando… hoje eu vim te contar que não é bem assim…

Afinal de contas, quem nunca tem dias ruins?? Ninguém, absolutamente ninguém escapa deles.

Mas ao longo da minha jornada como empreendedora eu aprendi que os dias ruins vão acontecer sim e o que me faz uma pessoa melhor não é a quantidade de dias ruins que eu tive na minha semana ou no meu ano – mas sim a velocidade com que eu sai deles.

Eu não sei quantos dias ruins você tem em um mês. Eu costumava ter 1 (o dia da TPM). Depois de virar empreendedora e trabalhar sozinha em casa essa frequência aumentou para 2 por mês.

A solidão do home office de vez em quando machuca e ficar horas e dias sem falar com ninguém é apavorante. Daí os dias ruins começam a aparecer…

Saiba mais sobre o coaching

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente mais informações sobre o coaching>

O QUE É UM DIA RUIM PARA MIM?

É aquele dia, ou aquele período do dia, que eu não tenho vontade de fazer absolutamente NADA.

Não tenho vontade de trabalhar, de sair de casa, de dormir, de assistir TV, de ler um livro, nem de brincar com a Paçoca (minha cachorrinha).

E não é que eu não tenha coisa para fazer – minha lista de tarefas está permanentemente cheia! Mas simplesmente não dá vontade.

Daí eu começo uma atividade, paro, começo outra, paro de novo, e assim vai.

Se eu tiver disponível naquele momento para ficar só pensando na vida, minha voz interna começa:

  • E aí preguiçosa, não vai sair daí não?!
  • Olha só tudo que você tem pra fazer… Vai se atrasar…
  • Nossa, que vergonha ficar aí largada no sofá… Você é melhor que isso…
  • Já pensou se você estivesse usando esse tempo para fazer algo útil? Quantos posts poderia ter escrito? Quantas ordens na bolsa poderia ter dado?

E sabe o que acontecem com esses pensamentos? Eles me colocam ainda mais pra baixo.

Então ao longo do último ano eu fui aprendendo com meus mentores digitais como sair de dias ruins. E nesse post eu vim compartilhar um ritual que acabei adotando para me tirar do fundo do poço.

Eu espero que funcione para você assim como tem funcionado para mim! Porque repito: dias ruins você vai ter! Você pode se diferenciar quanto mais rápido sair deles.

PASSO 1) IDENTIFIQUE QUE VOCÊ ESTÁ EM UM DIA RUIM

Eu não sei pra você o que é um dia ruim. Mas para mim eu sei muito bem.

Começou aquele troca troca de atividades, aquela vontade louca de não fazer nada, batata! Estou em um dia ruim.

Ter a clareza que esse é um ruim na sua vida é o primeiro passo!

PASSO 2) ACEITE

Já escutou aquela frase: “aceita que dói menos”. Então, mais ou menos assim!

Quando eu identifico que meu dia está ruim eu simplesmente aceito. No primeiro momento, eu não insisto em nada – eu paro tudo que estou fazendo e vou curtir minha depre…

Afinal de contas, vai adiantar eu fazer alguma coisa com a energia lá embaixo? Isso só vai me dar retrabalho…

Aqueles pensamentos malditos que surgem nessa hora vão me tirar do fundo do poço – com certeza não.

Então eu diria que o Passo 1 e 2 acontecem em questão de minutos!

PASSO 3) FAÇO ALGO QUE EU GOSTO!

Eu combinei comigo mesma que, quando acontecer da minha energia baixar, é hora de eu fazer alguma coisa que eu realmente gosto! E então eu já tenho uma listinha de atividades favoritas para esse momento:

  • Dormir é a primeira delas! Muitas vezes meus dias ruins são reflexo do meu cansaço, então sempre que eu posso, eu durmo. Mas as vezes isso não é o suficiente;
  • Brincar com a Paçoca – é algo que me deixa mais feliz! É uma interação rápida, doce, que vai elevar meu nível de energia para cima novamente;
  • Dar uma volta – pode ser só descer com a Paçoca, ou caminhar na Beira-Mar, ter contato com a natureza. Sair do ambiente de escritório é uma ótima alternativa para abater os dias ruins;
  • Escutar um podcast ou assistir um vídeo de algum dos meus mentores digitais. Meu favorito pra essas horas? Geronimo Theml.

Inclusive foi o próprio Geronimo que me ensinou a maior parte desse ritual, em especial no evento Wide Awake dele que eu participei.

O meu 3º passo pode durar alguns minutos ou algumas horas, mas quando eu faço algo que eu gosto, alguma coisa acontece dentro de mim que a minha energia volta a subir.

E daí eu começo a ficar mais animada, meu corpo tem mais vontade de se movimentar, e aos poucos eu vou voltando para meu estado normal novamente.

O RESULTADO

Depois que eu comecei a usar sistematicamente esses passos, dificilmente eu voltei a ter dias ruins – eu tenho um conjunto de horas ruins dentro do meu dia.

Geralmente todo esse processo leva 3 ou 4 horas, e eu já estou de volta com todo meu ânimo para continuar a vida!

Antes eu chegava a ficar um dia todo, as vezes até mais que um dia com aquela maldita vontade de não fazer nada.

Agora eu sei identificar o meu dia ruim e sair dele bem rápido – e isso me faz muito bem!!

PORQUE EU ESTOU TE CONTANDO ISSO?

Porque nos últimos meses eu estou tendo uma enxurrada de dias ruins…

Estou passando por uma fase muito difícil de ficar no presente, já que ela tem sido fruto de conquistas por coisas que eu tenho lutado há mais de um ano; e uma ansiedade infinita para o nascimento da minha filha e a consolidação da minha empresa.

São momentos onde as dúvidas não param e, como eu tenho ficado bastante tempo em casa e sozinha, a cabeça pira de verdade…

E essa é uma técnica que tem me ajudado praticamente toda semana, pois confesso que está difícil passar uma semana ilesa dessas horas horríveis.

E hoje foi um desses dias… Acordei super bem mas, com a quantidade de coisas que foram dando errado ao longo do dia minha energia baixou e eu precisei recorrer ao meu ritual para voltar ao meu estado normal.

3 horas depois de ter identificado que eu havia entrado nas minhas horas ruins cá estou eu te escrevendo esse post, já pronta para continuar outras tarefas da minha lista.

Tudo na vida são fases, e essa vai passar, tenho certeza! Então, bora fazer acontecer porque a vida continua!!

2 Comentários

  1. Fabiane

    Oi Pri, o que ajuda tambem a sair desses dias ou horas ruins, é nunca deixar que pensamentos pessimistas domine sua mente…. e sei que vc sempre está pensando no melhor… apesar da ansiedade sei que sempre mantem seus pensamentos no que há de melhor… eu faço muito isso, dificilmente me deixo abalar pelo pessimismo… brinco que sou meio POLIANA… sempre tentando tirar o lado bom de cada situação que a principio parece ser ruim….

    gde bjo

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.