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1º WORKSHOP LIBERDADE FINANCEIRA: A SEGUNDA ETAPA
No post passado, eu contei como a visão de longo prazo tem feito diferença na estratégia de lançamento da minha start-up de educação financeira.
E essa parte estratégica, alinhada ao modelo de negócios com alto nível de planejamento é um dos motivos que me faz ser ainda mais apaixonada pelo Fórmula de Lançamento.
Então dentro desse raciocínio de longo prazo, eu dividi o lançamento em 3 etapas dentro da minha start-up:
- Criação da Lista;
- O lançamento em si (esse post);
- Entrega do Produto.
E eu vim, nesse post, contar um pouquinho mais do raciocínio estratégico que está por trás de tudo isso, especialmente na Etapa 2.
Esse post faz parte da categoria Empreendedora Digital, onde eu divido os bastidores da minha experiência no empreendedorismo e, especialmente, no empreendedorismo digital através do Fórmula de Lançamento. Para ver outros posts dessa categoria, clique aqui.
ETAPA 2: O LANÇAMENTO EM SI
É fato: muita gente que aplica o Fórmula de Lançamento começa direto nessa etapa. E, nada contra essa estratégia, mas não é assim que pensamos ser a melhor forma de conseguir a autoridade que desejamos.
O lançamento em si compreende a parte que está mais detalhada dentro do curso do FL.
Trata-se da estratégia de marketing e vendas que será utilizada para vender seu produto.
Existem vários tipos de lançamento (e formuleiro sabe bem disso…):
- Tem o lançamento semente, para quem está começando – e foi o que eu fiz na Turma Piloto do Liberdade Financeira;
- O Lançamento Interno – que é o que estou trabalhando na atual fase;
- Lançamento Semi-Interno – nosso próximo passo;
- Lançamento Externo – onde todo formuleiro quer chegar!!
A primeira definição que passamos nessa etapa foi entender qual tipo de lançamento gostaríamos de fazer – e eu contei mais detalhes sobre isso nesse post.
Fazendo as devidas escolhas para entrar num lançamento interno – mesmo com várias adiamentos de prazo, começaram as definições do lançamento em si.
ORGANIZANDO O LANÇAMENTO
A parte boa desse processo é que ele realmente é (muito) bem orientado dentro do curso do FL!
Eu vi e revi essas aulas de 2 a 3 vezes.
E são várias as definições que estão envolvidas nesse processo:
- Pré-Pré-Lançamento;
- Objetivos do Lançamento;
- Definição do Avatar;
- Definição da Oferta;
- Identificação e combate as objeções;
- Script de vendas;
- Filmagens;
- Edição;
- Blog de Lançamento;
- Lista de Lançamento;
- Emails do Lançamento.
Caraca… É coisa que não tem fim – e não tem mesmo!
E é tudo conectado… Enquanto você não defini partes importantes do processo, é difícil de dar novos passos.
Novamente, tem muita gente que pula parte dos processos… Mas eu sou bem metódica e insisti com minha equipe para que passássemos por todas as fases!
Vejo que tudo é aprendizado… E confio muito em tudo que o Érico Rocha já passou e a maneira como ele ensina.
Então nessa etapa foram mais 2-3 meses entre planejamento e execução.
A “cara” que quem está de fora vê dessa etapa do processo é o Workshop.
E obviamente a parte que mais dá trabalho é scriptar, gravar e editar os vídeos do Workshop. Só que o caminho para chegar até aqui é bemmmm intenso e cheio de definições!
Até porque um dos maiores valores do FL é a consistência – só prometa o que você vai entregar.
E não dá simplesmente para prometer por prometer – você realmente precisa ser capaz de entregar.
Cada frase dos vídeos do Workshop são pensadas e escritas com a certeza de que tudo isso será possível de executar!
OPERACIONALIZANDO
É difícil fazer uma estimativa de horas dedicadas no processo do lançamento.
Mas, se fosse para eu chutar, eu diria que entre todas as atividades de todos os membros da equipe, foram investidas por volta de 200 horas nessa etapa.
E essa foi de longe a etapa que fizemos melhor!! Seja pelo fato de ela ter sido feita com tempo e prazos alongados; seja pelo fato de eu já ter estudado tanto isso que já estava pronta para entrar em campo!
É claro que eu não sou lá uma boa atriz (nem pretendo ser)… E tenho muito a melhorar em termos de vídeos – seja na parte falada, seja na parte de equipamentos de filmagem.
Mas feito é melhor que perfeito!
Confesso que, para meu nível profissional (e considerando que fiz tudo isso com 6 meses de gestação), eu gostei muito do resultado do que vi aqui!
Ainda não sei o tamanho da herança que essa atividade vai me deixar, mas o plano é que seja grande.
O LANÇAMENTO NA VISÃO DE LONGO PRAZO
Então lembrando das 3 grandes etapas do processo, o lançamento é uma etapa que pode ser repetida algumas vezes.
O maior lançamento do Brasil, por exemplo, nunca regravou por completo o lançamento – apenas fez ajustes.
Nossa intenção é usar esse conteúdo por, pelo menos, mais 2 Workshops.
Claro que ajustes e adaptações precisarão ser feitas, mas só de pensar que no 2º Lançamento vou gastar muito menos de 200 horas na execução dessa etapa, até consigo respirar!!
No processo como um todo, essa etapa dentro do meu ponto de vista representa cerca de 30% das atividades.
Considerando que a primeira etapa corresponde a 20%, chegamos aqui a metade da execução.
Ou seja, antes de você saber que o Método Liberdade Financeira existia, foram 4 meses para chegar no ponto que nos sentimos maduros para começar a divulgar nossas atividades.
Por isso que eu gosto de falar dos bastidores, porque ele mostra como o envolvimento por trás do processo é muito além do que apresentamos!
No próximo post, vou contar sobre a 3ª etapa do processo: a entrega do produto!