Tempo de leitura: 8 minutos
MUITAS COISAS ACONTECEM NA NOSSA VIDA DURANTE UM ANO E, MUITAS DELAS NÃO SÃO BASEADOS APENAS EM FATOS, MAS TAMBÉM EM SENTIMENTOS.
No ano de 2016 eu tomei a decisão de empreender. A pergunta seguinte foi: empreender com o que?
E eu resolvei empreender dentro do tema que eu já trabalhava há quase 10 anos: logística.
Decisão tomada, eu arregacei as mangas e fui executar… A série “Logística em 2 minutos” foi veiculada entre os meses de setembro e dezembro de 2016, e contou com 47 episódios.
Pra quem pensa que foi uma jornada fácil, está enganado…
Os desafios variaram desde procurar mais detalhes sobre o tema do episódio, escrever o conteúdo, gravar, editar, subir e por aí vai…
A curva de aprendizado de quem começa a empreender é íngreme e dói as pernas subi-la!!
Mas, quando você planta uma sementinha e cuida bem dela, mais cedo ou mais tarde os brotos começam a aparecer.
E foi exatamente isso que aconteceu comigo! Em novembro de 2016 várias oportunidades na área de logística começaram a se abrir para mim.
Nesse post eu elenquei os 5 principais motivos que me levaram a desistir dessa carreira, antes mesmo de colher o resultados…
MOTIVO 1: EU TIVE RESULTADOS
Eu sei, você deve me achar meio louca… Eu queria ter resultados na área da logística e quando eles apareceram eu desisti?
Foi mais um menos isso que aconteceu…
Eu fiquei super feliz com as conquistas que obtive! Desde escrever no Blog da Logística Descomplicada, ser palestrante no Conteclog, escrever meu primeiro E-book, e todos os outros resultados que eu não dei continuidade.
Mas eu não sabia exatamente quais resultados eu estava esperando. E, quando você não sabe para onde vai, qualquer caminho basta…
Só que no meio do processo eu descobri para onde eu estava indo e então o percurso mudou…
MOTIVO 2: A EXPECTATIVA OCULTA
Lembra que eu disse que eu decidi empreender e depois eu decidi entrar na área de logística?
Pois bem… O meu foco durante o ano de 2016 era aprender a usar ferramentas do marketing digital e eu usei a logística para isso.
Mas mais do que me tornar referência na área de logística, meu objetivo era me tornar uma expert no marketing digital. Afinal de contas, se não fosse por isso eu poderia ter terceirizado toda a parte de marketing digital do conteúdo gerado, mas optei por eu mesma fazer.
E sabe o que eu descobri? Que o buraco é bem mais embaixo…
Uma coisa é você produzir vídeos. Outra coisa é você deixá-los bem editados, atrativos…
Uma coisa é você escrever um post. Outra é você colocar imagens que chamam atenção do público, que não sejam cortadas pelo wordpress, fazer títulos legais…
Uma coisa é você fazer um post no facebook. Outra é você causar impacto, atingir as pessoas certas.
Durante a execução da série “L2M” eu criei uma expectativa oculta que era participar, como funcionária, de uma empresa que já soubesse fazer tudo isso! Assim, eu poderia aprender como fazer mais rápido e potencializar a minha série.
E não foi por falta de tentativa… Eu participei de vários processos seletivos, e a coleção de “nãos” me deixou um tanto frustrada.
Foi aí que eu entendi que alguma coisa estava errada… O que era óbvio estava acontecendo (resultados na área de logística) mas o que eu queria de verdade não estava (fazer parte de uma equipe).
Então eu precisei tomar uma atitude para readequar o meu caminho. E essa atitude foi me desligar da área de logística.
MOTIVO 3: FEITO MELHOR QUE PERFEITO X ALTA PERFORMANCE
Entre os meus mentores digitais, dois em especial pregam filosofias um tanto quanto opostas.
O Érico Rocha me ensinou, no Fórmula de Lançamento, que feito é melhor que perfeito. E ele tem toda razão…
Pra quem é perfeccionista como eu era, me libertar dos detalhes foi um passo enorme! Eu consegui entrar em campo, comecei a produzir, dei a cara para bater. E apanhei, claro…
Cometi erros que talvez tenham passado desapercebidos, mas eu notei muitos…
Do outro lado, o Gabriel Goffi me ensina a fazer o melhor possível, a buscar a alta performance. A melhorar 1% cada dia e entregar de uma maneira surpreendente.
Aí mora a contradição… Ou você vai por um caminho, ou por outro.
Eu comecei no feito é melhor que perfeito. Mas, para chegar onde eu quero chegar, eu precisei migrar para a alta performance.
E no ritmo que eu estava com a série L2M, a migração ficava comprometida pelo intervalo de tempo. Esse foi outro motivo que me fez começar de novo, em outra frente.
MOTIVO 4: O SENTIMENTO DE SER INSUFICIENTE
Os profissionais de logística sofrem do paradoxo da atualização constante…
De um lado, você precisa estar sempre ligado para as tendências do mercado, as notícias novas… A profissão é dinâmica e uma decisão governamental pode mudar o rumo de toda uma empresa.
Por outro lado, com o passar dos anos, você percebe que, por mais que você estude, aquilo que você aprendeu há 5 anos continua sendo extremamente válido e que, na prática, pouca coisa mudou…
Quer um exemplo? Vamos falar do sistema ferroviário brasileiro.
Desde que eu comecei na logística, em 2007, eu ouço falar da necessidade do Brasil de aumentar sua malha ferroviária (atualmente ativa com aproximadamente 10 mil Km).
Se eu for procurar nesse momento as notícias sobre os planos governamentais de ferrovias, terão dezenas… Desde as mudanças depois da entrada do Temer, as reorganizações ministeriais, as renovações das concessões antigas e por aí vai.
Sabe quantos Km de ferrovia eu vi serem inaugurados desde que eu entrei nessa área? 200… Isso mesmo… Em 10 anos, nossa malha ferroviária aumentou menos de 5%.
E sabe qual a minha sincera expectativa para os próximos 10 anos? Que, no máximo, atinja o marco de 10% (ou seja, mil Km a mais).
Entende o que é ser insuficiente?? Você estuda, se atualiza, se esforça e na prática… Pouco acontece.
Você se capacita para ensinar algo para o mercado e sempre vai ter alguém que sabe muito mais do que você. Dá a impressão de que você nunca será bom o suficiente.
Isso me incomodava, e me incomodava muito.
MOTIVO 5: QUAL A TRANSFORMAÇÃO EU CAUSARIA?
Todos os meus estudos dentro do marketing digital deixavam clara a necessidade de se causar uma transformação na vida dos meus avatares, isso é, dos meus clientes e seguidores.
Eu quebrei a cabeça, desenhei planos de cursos on line, fiz levantamentos de assuntos a serem tratados e formas práticas de explorá-los… e não consegui convencer a mim mesma quais vidas eu estaria transformando ao ajudar uma pessoa a construir um mapa.
Quando você mesmo não acredita na sua própria história, é bastante complicado tentar convencer outras pessoas a acreditarem.
E foi justamente isso que aconteceu comigo… Eu não sei dizer quais desses motivos pesaram mais na minha escolha… Eu só sei dizer que foi uma das decisões mais difíceis e mais certeiras da minha vida.
Desapegar de uma carreira que eu construí nos últimos 10 anos foi mais do que uma mudança de rumo. Foi uma quebra de paradigma…
Porque eu entendi que não fui eu que escolhi a logística, a academia, os projetos. Foram eles que me escolheram… Foram as oportunidades que foram se abrindo conforme eu estudava e me destacava profissionalmente. Mas eu nunca tive a oportunidade de me questionar se realmente era isso tudo que me fazia me sentir realizada profissionalmente.
O QUE EU ESTOU FAZENDO AGORA?
Me questionando… passando por um novo processo de autonhecimento. Visualizando minhas ações 10 anos a frente e vendo se eu vou estar feliz quando todos os planos se concretizarem.
Eu não sei onde tudo isso vai me levar… Mas hoje eu tenho certeza de um caminho que eu não quero seguir.
Sem mágoas, sem arrependimentos e com muita gratidão. Eu agradeço muito todas as pessoas que me ajudaram a construir minha carreira em logística e foram várias… sem elas eu não teria chegado onde eu cheguei!
Eu chego até a ter vergonha de falar com essas pessoas, com medo da frustração delas comigo… Mas a vida é assim, se a gente for tentar agradar aos outros a gente não vive a nossa vida.
Por isso que eu deixei em 2016 muito do que me prendia a minha vida velha… carreira, contatos, experiência, conhecimento. Eu morri profissionalmente falando.
E estou pronta para nascer de novo, começar do zero, mudar de direção!
E é só o começo.
Link permanente
Legal que resolveu compartilhar aqui Pri! Muito sucesso e siga em frente =)
Link permanente
Obrigada Thiago!
Link permanente
oi Pri… sabe que cada vez mais me identifico com vc…. Tb mudei meu rumo radicalmente mais de uma vez em minha vida… E não me arrependo… Então o que tenho a te dizer… Força… Foco … Vc ainda é bem nova e tem uma vida inteira pra descobrir seu caminho .. E sei que terá muito sucesso em qualquer área que decidir atuar… Estou torcendo muito por voçe…. Conte comigo sempre…. Grande beijo…
Fabiane
Link permanente
Obrigada Fabi!! Vc é uma baita inspiração para mim, tenha certeza!!