Tempo de leitura: 7 minutos
PORQUE EU PROMETI MERGULHAR TODOS OS DIAS DE JANEIRO?
Desde que eu comecei a estudar pessoas de sucesso (normalmente com perfil empreendedor) eu identifiquei uma série de hábitos presentes em todos eles.
Como eu acredito que o sucesso deixa pistas, ao longo dos últimos meses resolvi incorporar alguns desses hábitos na minha rotina:
- Meditar;
- Fazer exercícios físicos;
- Acordar cedo.
Eu já estava contente com os resultados que vinha obtendo, mas resolvi dar um passo a mais e agrupar todos esses hábitos em um bloco de atividades matinal.
Dessa forma, as duas primeiras horas do meu dia são para mim, exclusivamente para mim. Cuido do meu corpo e da minha mente antes de pegar o celular ou de iniciar qualquer atividade profissional.
Nesse post eu estou dividindo com você as atividades que estão dentro do meu ritual matinal e, principalmente, o que eu fiz para estabelecê-las na minha rotina e o eu sinto quando as realizo.
Esse post faz parte da Categoria Pri Nunes Produtiva, onde eu divido minhas experiências com técnicas de Produtividade. Acesse aqui para saber mais sobre elas!
PARTE 1: LEVANTAR DA CAMA
Sem sombra de dúvida, a parte mais difícil… Sair da cama sempre foi pra mim um desafio grande pra mim, afinal de contas, a opção de soneca sempre é mais atrativa.
Algumas pequenas atitudes me ajudaram a tornar isso um hábito:
- O celular dorme longe de mim – definitivamente pegar o celular não é a primeira atividade do meu dia;
- Não penso, apenas faço. Quando o despertador toca, eu não penso. Apenas me levanto;
- Vou ao banheiro e novamente, sem pensar, já coloco meu biquíni e minha roupa de exercício que deixei separada no dia anterior;
- Mais uma vez sem pensar, vou para a cozinha, faço meu suco verde e tomo;
- Coloco o tênis e estou pronta para a próxima parte.
Sim, tem dia que dá uma preguiça danada esse processo… Eu tenho me policiado para cumprir esse ritual pelo menos 3 vezes por semana, sem atrasos. Nos outros dois dias eu relaxo um pouquinho…
Nos últimos dias a recompensa dessa parte é ver o sol nascer! E tem aparecido cada cenário lindo na minha sacada!!
Atualmente eu levanto às 6h35, que é o horário que meu marido levanta para ir trabalhar. Ainda não é tão cedo quanto gostaria (pelos meus estudos, pessoas de sucesso levantam-se por volta das 5h da manhã), mas estou dando um passo de cada vez.
PARTE 2: ATIVIDADE FÍSICA
Quando minha mente começa de fato a acordar e produzir pensamentos eu já estou vestida – então, é só começar a se mexer.
Eu pratico 2 tipos de exercício, alternando-os nos dias da semana:
1. Corrida
Eu moro próximo a Beira-Mar (Floripa), então por volta das 7h15 estou me aquecendo e inicio minha corrida em direção ao mar.
Eu demoro cerca de 10 minutos para alcançá-lo e, não tenho dúvida de que essa é a maior recompensa de todo meu esforço.
Ao avistar o mar, inicio meu mantra! Tenho uma lista de agradecimentos (fatos e pessoas) e visualizações que faço consistentemente no mesmo ponto da corrida.
Mas não é só o mar que é gostoso… Sentir a brisa da manhã, o vento dos carros passando, a chuva (quando ela vem), o cheiro da maresia.
Se você já caminhou nesse trecho da Beira-Mar sabe o quanto é arborizado e você tem um contato único com natureza, logo no despertar do dia.
O sol ainda não está forte, o suor da corrida se mistura com todo essa sensação.
Nessa hora é difícil entende porque levantar da cama é tão difícil…. A recompensa é tão grande!
São 35-40 minutos de corrida, totalizando 5 Km. Por volta das 8h eu estou de volta a minha casa.
2. Treino Funcional (Q48)
Eu ainda não consigo correr todos os dias então eu alterno os exercícios.
Eu já falei do Q48 em outro post. É um exercício funcional com duração máxima de 20 minutos.
Nos dias que não saio para correr, eu ligo o computador e faço o exercício em casa mesmo.
Não tem toda a parte de contato com a natureza que tem a corrida, mas pelo menos é um exercício!
PARTE 3: MERGULHO
Viu só como é fácil pular na piscina às 8h da manhã??
Nessa hora eu já corri, já estou completamente molhada e morrendo de calor. O mergulho é mais uma das recompensas!
Nada de colocar o pezinho na água para ver a temperatura. A estratégia é mergulhar de cabeça, independente de quão gelada a água esteja!
E nessa hora não adianta ficar enrolando não… Quanto mais rápido for o mergulho, mais rápido a angústia passa!
E olha… é bom demais!! O contato com a água é tão intenso e gostoso quanto ver o mar!
É revigorante, me enche de energia que dura o dia todo!
Eu ainda nado um pouquinho mas não fico mais que 5 minutos na piscina.
PARTE 4: MEDITAÇÃO
Ainda molhada, hora de meditar. Coloco meu fone de ouvido e abro o Headspace.
São 15 minutos pensando em mim.
É diferente meditar em um local aberto (na área da piscina)… Os barulhos que você escuta são muito diferentes daqueles que eu escutava quando meditava em casa…
- Eu ouço os vizinhos abrindo as persianas;
- Pessoas trabalhando (principalmente obras que tem ao redor);
- Carros passando;
- E, o melhor de todos os sons, os passarinhos! De vez em quando ou um outro vem tomar um banho na piscina enquanto eu estou lá…
Eu sei que os vizinhos devem me achar meio louca… às 8h20 da manhã sentada na cadeira da piscina meditando… Ou quando eles cruzam comigo de biquíni no elevador… Acho até que rola uma inveja branca…
PARTE 5: CAFÉ DA MANHÃ
Quando eu retorno para casa, já fazem 2h que eu levantei e tomei meu suco verde.
Então é hora de repor as energias e tomar uma café da manhã, que eu faço com frutas.
E pronto, entre 8h30 e 9h da manhã eu já estou apta a trabalhar.
E você deve estar se perguntando… Pri, e o banho??
Pois então… sinto lhe informar mas eu trabalho em casa e não tenho ar condicionado… Então eu fico de biquíni o dia todo e, se o ventilador não dá conta, vou dar outros mergulhos ao longo do dia.
Sim, claro, se eu tenho uma reunião pro skype ou se eu preciso encontrar alguém daí eu tomo banho… Mas é exceção e não regra…
E você deve estar pensando: no verão é fácil, quero ver no inverno!
Isso eu penso também, todos os dias… Mas garanto que começar no verão já foi um ótimo passo inicial!!
Meu esforço inicial é chegar até o Carnaval. Pelos meus estudos, depois de 60 dias isso tudo vai se tornar um hábito na minha vida (eu acho até que já se tornou, na verdade!).
E, pensando um dia de cada vez, vamos ver se eu consigo manter o ritmo durante o frio!! De uma forma ou de outra, eu volto para te contar os resultados gelados…
E, antes de ir embora me diz aí… Você tem ritual matinal??
Esse post faz parte da Categoria Pri Nunes Produtiva, onde eu divido minhas experiências com técnicas de Produtividade. Acesse aqui para saber mais sobre elas!
Link permanente
Muito legal seu ritual de janeiro… 2017 foi um ano ruim para mim, mas agora estou dando um basta em tudo que não estava me fazendo bem (relacionamentos, comidas/bebidas, etc) e pretendo substituí-los com bons hábitos. Já vou me matricular na aula de muay thai de manhã e fará eu ter coragem de sair da cama de manhã (tbm trabalho em casa, então é complicado acordar cedo, sendo que posso fazer meu serviço de noite…). Também já estou buscando conteúdos agora para colocá-los em prática em janeiro e fazer de 2018 meu melhor ano.
Valeu !!!
Link permanente
Boa sorte na sua jornada Alexandre!! Com certeza exercício e acordar cedo farão seus dias mais produtivos! No começo é difícil, mas você pega o jeito rapidinho!!