Tempo de leitura: 7 minutos
SER MULTITAREFA É DIFERENTE DE FAZER MUITAS TAREFAS AO MESMO TEMPO
Como você consegue fazer tanta coisa ao mesmo tempo? Essa é uma pergunta clássica que me acompanha há alguns anos…
As pessoas me questionam sobre minha habilidade de tocar vários projetos de forma simultânea. E, por mais contraditório que possa parecer, a resposta que eu tenho para essa pergunta é bem simples:
Eu faço uma coisa de cada vez. Isso mesmo. Eu faço uma coisa de cada vez.
Nesse momento, por exemplo, a única janela do meu computador que está aberta é o blog para escrita. O que não quer dizer que durante o dia de hoje eu não tenha passado por 6 ou 7 projetos diferentes.
Mas vamos filosofar…
Esse post faz parte da Categoria Pri Nunes Produtiva, onde eu divido minhas experiências com técnicas de Produtividade. Acesse aqui para saber mais sobre elas!
SER MULTITAREFAS NO EMPREGO
Eu não sei se você sabe mas durante minha carreira profissional eu tive 2 empregos.
No meu primeiro emprego, eu era a multitarefa em pessoa… Na verdade eu era também uma intraempreendedora em pessoa.
Durante meus 3 anos de como coordenadora, eu me lembro de algumas atividades:
- Gerir projetos (tinham 20, aproximadamente);
- Revisar relatórios;
- Gerir as 9 seções (ou seja, os responsáveis dessas sessões);
- Dar entrevistas (rádio, jornal);
- Representar o grupo institucionalmente, em feiras, eventos e em reuniões;
- Gestão de pessoas – em uma equipe de 50 pessoas (dar feedbacks, a parte que eu mais gostava!);
- Comercial – propostas, acompanhamentos, negociações;
- Intermediação com a fundação;
- Financeiro;
- Viagens de campo.
Eram atividades que não acabavam mais… E eu adorava!!
Adorava as semanas que eu ficava 2 ou 3 dias fora do escritório em viagem de campo, adorava as intermináveis reuniões de feedback, adorava revisar relatórios e trabalho dos novos.
Mas cada coisa eu gostava em seu determinado tempo! Era muito gostoso começar o dia revisando um relatório, passar para uma reunião de gestão, receber um cliente no almoço e finalizar com o financeiro.
A possibilidade de trocar de tarefas me permitia não apenas focar minha atenção naquela que eu estava executando no momento (pois eu não ia ter tempo de terminar depois), como também renovar minhas energias quando uma nova tarefa se iniciava. Ainda mais considerando que eu era parte importante do gargalo do processo – ou seja, coisas paradas em minhas mãos interrompiam a atividade de diversas outras pessoas.
Quando eu mudei de emprego, a diversidade de tarefas diminuiu drasticamente… Agora eu era responsável por “apenas” 3 projetos e 20 pessoas. Ok, os projetos eram maiores e mais complexos, mas a diversidade de atividades era pequena.
E o dia não passava… Eu até tinha energia para trabalhar mais, mas ler o mesmo relatório que eu já havia lido 5 vezes naquele dia me entediava…
Muito do sentimento que eu tinha de ser subutilizada referia-se também a ter uma baixa diversidade de atividades. Porque a diversidade me atrai, me renova, me energiza!
O fato é que, independente de ser no primeiro ou no segundo emprego, durante meus 10 primeiros anos de carreira eu acreditei que ser multitarefas era algo que eu delegava apenas a minha vida profissional.
Afinal de contas, com todas as atribuições e responsabilidades que eu tinha na empresa, será que eu tinha tempo para fazer algo para mim?
O máximo que eu fiz nesses anos, em paralelo, foi uma pós graduação e um mestrado (pela metade). E, advinha quem era o maior interessado nisso? As empresas, claro…
O que eu fiz para mim? Organizei uma ou outra viagem… Vivi aquela experiência no meu período de férias, ou no meu período de troca de empregos. Mas não me lembro, nos meus 10 anos de carreira em empresas de ter vivido atividades em paralelo.
SER MULTITAREFAS NA VIDA
Em poucas palavras essa foi a minha mudança de mindset depois que me tornei empreendedora: eu passei a ser multitarefas na vida e não apenas no trabalho.
Um dos meus mentores diz mais ou menos assim: “não importa o tamanho do seu sucesso profissional, ele não vai compensar o seu fracasso na família e como pessoa”.
Não importa onde minha carreira profissional me leve – isso não vai mudar minha capacidade de cuidar do meu corpo e da minha mente, e nem dos meus relacionamentos com família e amigos.
Então o que antes era minha lista de tarefas profissionais, hoje é uma lista de tarefas da vida.
Tenha certeza que, se eu te chamei pra conversar algum dia (seja por whats, face, etc), é porque essa era uma atividade da minha lista.
Meu ritual matinal está na lista. Cuidar do meu dinheiro. Cozinhar e limpar a casa. Ler livros. Estudar. Os passeios do final de semana. Tudo está na lista de atividades, por onde eu faço a gestão de mim mesma!
E, pra quem conhece meu “mural do futuro”, sabe que lista não falta…
Sabe como isso se chama? Clareza, autoconhecimento… saber o que eu quero, para onde estou indo.
SENDO MULTITAREFAS PROFISSIONALMENTE
Então hoje as pessoas me perguntam: você investe na bolsa? Eu digo: sim…
Você estuda marketing digital? Sim…
Você faz projetos para terceiros? Sim…
Você cuida do corpo e da mente? Sim…
E quer saber mais… Toda sexta-feira de manhã eu não trabalho na frente do computador… Fico apenas pensando na vida, em algum lugar que não é dentro da minha casa… Às vezes na praia, às vezes na UFSC, onde eu me sentir melhor…
É difícil explicar para as pessoas que eu atuo profissionalmente em 7 projetos diferentes. Que eu tenho (ou terei no futuro) mais de 5 fontes de rendas diferentes.
Tudo ao mesmo tempo? Sim… Tudo em paralelo, mas uma atividade por vez.
Pra mim não existe dia longo. Existe dia com baixa diversidade de tarefas.
Depois que eu experimentei ser multitarefas na vida, me assusta pensar em ter tarefas apenas de um único emprego novamente…
Eu me assusto quando pergunto para as pessoas quais são seus planos para esse ano e a resposta é: ah, vou continuar no trabalho né… como se a única atividade a qual pudéssemos planejar fosse nossa carreira profissional.
BENEFÍCIOS DE SER MULTITAREFA
Além da renovação de energia entre uma tarefa e outra que eu já comentei, eu considero que a troca de experiência entre os projetos que eu desenvolvo é fundamental.
Muitas vezes o que eu estou aprendendo ou conversando com um cliente eu aplico nos meus projetos pessoais.
A criatividade expande demais quando nossa cabeça está aberta para outras visões de mundo que não apenas a nossa.
E, outro benefício exclusivo é eu poder cuidar da minha própria agenda! Sem depender da agenda de ninguém…
Isso vai extremamente de encontro com meu valor de liberdade (veja mais sobre isso aqui!).
SER MULTITAREFAS É PARA QUALQUER UM?
Definitivamente eu não sei… Acho que cada pessoa se adapta de uma forma a esse estilo de vida. Talvez não seja para você… talvez seja… Só você vai poder responder essa pergunta para você mesmo!
O que me ajudou muito a aceitar isso internamente foi o curso da Academia da Produtividade. Mais que isso, esse curso me ajudou a sistematizar minha lista de atividades, me dando clareza de cada dia pegar uma pecinha nova do meu quebra-cabeça da vida! Me ensinou a fazer a gestão de mim mesma!
Eu não posso te desejar ser multitarefas – eu não sei se isso é bom para você. Mas eu desejo que você considere a possibilidade de ter tarefas da sua vida, e não apenas do seu trabalho!
Esse post faz parte da Categoria Pri Nunes Produtiva, onde eu divido minhas experiências com técnicas de Produtividade. Acesse aqui para saber mais sobre elas!