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VOCÊ VALE MAIS – O INFOPRODUTO DO MÉTODO LIBERDADE FINANCEIRA REPRESENTA A 3ª ETAPA DA JORNADA
No post passado, eu contei como a visão de longo prazo tem feito diferença na estratégia de lançamento da minha start-up de educação financeira.
E essa parte estratégica, alinhada ao modelo de negócios com alto nível de planejamento é um dos motivos que me faz ser ainda mais apaixonada pelo Fórmula de Lançamento.
Então dentro desse raciocínio de longo prazo, eu dividi o lançamento em 3 etapas dentro da minha start-up:
- Criação da Lista;
- O lançamento em si;
- Entrega do Produto (esse post).
Eu vim, nesse post, contar um pouquinho mais do raciocínio estratégico que está por trás de tudo isso, especialmente na Etapa 3.
Esse post faz parte da categoria Empreendedora Digital, onde eu divido os bastidores da minha experiência no empreendedorismo e, especialmente, no empreendedorismo digital através do Fórmula de Lançamento. Para ver outros posts dessa categoria, clique aqui.
ETAPA 3: A ENTREGA DO PRODUTO
Tudo que construímos até aqui e que eu descrevi nos posts anteriores nos levam a dois objetivos: posicionamento (maketing inbound e atração orgânica) e criação do nosso produto.
Toda empresa existe para oferecer produtos aos seus clientes.
No caso da nossa start-up, nós optamos por começar com apenas 1 produto: o curso Você Vale Mais.
Dentro da estratégia de marketing digital que usamos, entendemos que colocar foco e energia em um único infoproduto é ideal para iniciar os trabalhos.
Nesse sentido, o foco das atividades desenvolvidas na Etapa 1 foram direcionadas para o posicionamento e atração orgânica.
E agora, na etapa 3, estamos totalmente direcionados para a criação do nosso infoproduto, o Curso Você Vale Mais.
As características dessa etapa são bastante diferentes das etapas anteriores… Aqui, é o momento de colocar o talento e as habilidades em ação.
Não tem metas como a etapa 1; nem um script tão bem orientado como a etapa 2.
No entanto, na etapa 2 já fizemos tantas definições e promessas do que será nosso produto que já chegamos nessa etapa com um norte.
Privilegiados são aqueles que chegam nessa parte da entrega com todo o conteúdo gravado – esse não é nosso caso… ainda!
Pelo contrário… Criar o Método Liberdade Financeira do zero está sendo uma das melhores experiências da minha vida.
Porque é fato que ele existe! Deu certo comigo, tem dado certo com as famílias que eu ajudo.
Mas uma coisa é a intuição que existe por trás dele e as pesquisas que eu já fiz sobre o assunto.
Outra coisa é colocar tudo isso em um formato simples e didático para ser ensinado para outras pessoas.
É mais do que um esforço mental – é um exercício de clareza, valores, diretrizes. E tudo isso alinhado com a qualidade com que nossa start-up se estabeleceu!
O MÉTODO LIBERDADE FINANCEIRA
Então na prática aqui é mão na massa. Horas de bunda na cadeira criando, questionando, refletindo, estruturando, mudando de lugar…
Tudo começou com um planejamento dos Módulos que eu queria explorar dentro do Método.
Em seguida, aprofundei em cada um dos módulos, dividindo-os em aulas.
Para cada aula, escrevi (pesquisando, claro!) seu conteúdo inicial.
E então entrei em processo de melhoria contínua…
Depois de fazer o planejamento inicial para todas as aulas, comecei a esmiuçar cada uma delas (agora com a visão do todo), determinando todos os tópicos que precisavam ser tratados e quais exercícios seriam feitos para cada aula.
Em paralelo, no estudo de cada um dos conteúdos abordados aproveitei para escrever posts para o blog (marketing inbund que faz parte da etapa 1).
O resultado intermediário desse processo é um documento de word para cada módulo, discriminando todos os pontos que precisam ser tratados em cada aula, materiais complementares e exercícios.
O próximo passo foi gravar todas as aulas.
Em seguida editar os vídeos e organizar todo esse conteúdo na plataforma para os alunos – que, no nosso caso, escolhemos o Klick Members.
O TIMING DA ENTREGA DO PRODUTO
A confecção dessa etapa teve início no mês de agosto com o planejamento das aulas.
Agosto e setembro foram meses intensos de construção desse conteúdo, já com calendário pré-determinado pela etapa 2.
Idealmente e, isso acontece em muitos casos de quem usa o FL, a entrega do produto já está totalmente pronta no momento que o lançamento acontece.
No nosso caso não foi bem assim… Cerca de 30% da entrega do produto estava concluída quando executamos o lançamento.
Os 70% restantes foram finalizados conforme o calendário que definimos.
E é justamente por essa quantidade de trabalho que ainda tínhamos pela frente que a data do lançamento foi adiada tantas vezes, como contei nesse post.
Mas na prática chegamos a um consenso grande da nossa capacidade de execução dessa etapa no calendário prometido.
Ou seja, era bastante trabalho pela frente, mas tudo com tempo hábil para ser entregue na data prometida.
A 3ª etapa, do nosso ponto de vista, corresponde a 50% das atividades da nossa jornada.
E o resultado principal, que é ter o método pronto, é nosso maior legado nessa jornada!
Porém o alcance dessa etapa é bastante reduzido – apenas aqueles que se tornaram alunos do nosso curso tiveram acesso a esse conteúdo.
E, em paralelo a tudo isso, existe todo o trabalho de suporte dos alunos – que envolve desde dúvidas relativas ao acesso do curso, quanto dúvidas mais específicas do conteúdo e dos exercícios em si.
Tudo isso acontecendo durante a entrega do nosso produto, que tem duração de 2 meses.
O LONGO PRAZO
Olhando do alto e pensando de forma estratégica, nossa expectativa é que essa seja a etapa que terá menor alteração de conteúdo nos próximos lançamentos.
Até porque, quando decidirmos fazer alterações, será necessário regravar o curso como um todo – algo que não pretendemos fazer nos próximos 2 ou 3 lançamentos.
Claro que melhorias serão adicionadas, assim como bônus surpresas (já programados mas não divulgados…).
Mas o fato é que a atividade que mais está dando trabalho para esse lançamento interno, que é a entrega do produto (etapa 3), será repetida em bem menor intensidade nos próximos.
Essa é a expectativa dessa etapa… No próximo post, eu estou contando como as 3 etapas se encaixam e são vistas no longo prazo!