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QUANDO VIRAMOS EMPREENDEDORES, ALGUNS DITADOS GRUDAM NA NOSSA CABEÇA… E, CEDO OU TARDE, COMPROVAMOS TODOS ELES!
Meu primeiro lançamento interno se aproxima!! (esse post foi escrito em outubro de 2017)
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Resolvi escrever esse post para contar um pouco dos bastidores desse lançamento e comprovar a famosa frase que o Érico Rocha sempre nos lembra: que nenhum plano sobrevive ao campo de batalhas!
Vou tentar aqui resumir como foi a decisão da data do nosso lançamento interno!
E, caso você queira conhecer melhor minha start-up, o Método Liberdade Financeira, basta clicar no link!
Esse post faz parte da categoria Empreendedora Digital, onde eu divido os bastidores da minha experiência no empreendedorismo e, especialmente, no empreendedorismo digital através do Fórmula de Lançamento. Para ver outros posts dessa categoria, clique aqui.
PLANO A: AGOSTO/2017
A primeira reunião que tratamos desse assunto aconteceu no início de maio de 2017, logo após a consolidação do nosso Lançamento Semente (Turma Piloto).
Nessa ocasião, nós definimos exatamente o que gostaríamos de fazer: nossa primeira turma, com o método completo – já que o lançamento anterior tinha apenas uma parte do método e a ideia estava testada na nossa cabeça!
Essa definição no início de maio nos mostrou onde queríamos chegar. Porém, era impossível naquele momento mensurar a quantidade de atividade que teríamos que desenvolver até chegar lá…
Então um dos membros da nossa equipe fez uma sugestão: se, no lançamento piloto nós demoramos 45 dias entre a decisão e o lançamento em si, vamos agora dobrar esse tempo.
Então nosso plano A era lançar em agosto, exatamente 90 dias depois da nossa conversa de maio!
E as atividades começaram…
Não, nós não tínhamos a menor ideia de tudo que teríamos que passar para chegar até o momento de estarmos preparados para entrar em campo.
Estudando o Fórmula de Lançamento, eu entendi que haviam 3 grandes etapas a serem percorridas na jornada desse lançamento:
- 1) Criação da Lista
- 2) Desenho e execução do Lançamento em si;
- 3) Entrega do produto, ou seja, do curso e do Método!
Começamos pelo começo… A criação da lista!
Vou listar aqui algumas atividades que realizamos nessa etapa, até julho mais ou menos…
- Definição do nosso nome (Método Liberdade Financeira);
- Criação do nosso blog, FanPage e Instagram;
- Criação do nosso logo, #VocêValeMais, paleta de cores e outros elementos de marketing;
- Escrita, formatação e funcionalidade para baixar o e-book: “O primeiro e mais importante passo para conquistar sua liberdade financeira“
- Definição e criação do servidor de email (usamos o mailchimp);
- Consolidação do estilo de escrita dos nossos posts e formatação deles no blog;
- Criação da rotina de produção de conteúdo.
Foram várias horas de discussão e definições para chegar nesse estágio da criação da nossa lista e então, estarmos aptos a começarmos a divulgar nosso trabalho.
Nós só conseguimos terminar essa parte do trabalho no início de agosto, que foi quando começamos a divulgar nossa start-up em si. Lá se foi o plano A…
PLANO B: SETEMBRO/2017
Enquanto consolidávamos a criação da lista, entre maio e agosto, fui estudando em paralelo o Lançamento Interno.
No final de junho cheguei a conclusão de que era impossível fazer um Lançamento Interno! Na prática, estava quase impossível terminar essas aulas dentro do FL – de tão complexo que é o processo!
Mas como nossa equipe já havia conversado muito sobre a sequencia de lançamentos, e já temos um entendimento que esse é só o primeiro lançamento interno – e os melhores resultados virão lá pelo 6º, 7º lançamento, decidimos seguir em frente!
A única condição foi alterar o prazo. Lançar em agosto era definitivamente impossível, pois a gente sequer sabia o que precisava ser feito até lá…
Então julho e agosto foram intensos no estudo e planejamento do lançamento em si!
Na verdade no início de agosto nós já tínhamos uma visão muito clara do que precisávamos para essa segunda etapa, que é o lançamento.
Basicamente as atividades envolviam:
- Fazer todos os exercícios do FL de definições do lançamento (identificação de avatar, criação da oferta, objetivos do lançamento, expectativas numéricas, PPL, listar e quebrar objeções, etc) – enfim, toda a parte estratégica do lançamento (a parte mais difícil e a que eu mais gosto!!);
- Escrever, validar, gravar e editar os 4 vídeos de lançamento (CPL1, CPL2, CPL3 e Vídeo de Vendas);
- Blog de Lançamento;
- Emails de Lançamento;
- Divulgação do Lançamento nas mídias sociais.
Parece pouco… Mas só parece… Só para você ter uma ideia, em cada um dos 4 vídeos de laçamento foram dedicadas mais de 50 horas para produção completa.
São horas que não tem fim… Se for para dar um chute, eu acredito que, por baixo, foram mais de 200 hora dedicadas a essa atividade!
Na verdade é aqui que a gente começa e entender que o que defini se vamos ganhar ou perder esse jogo é tudo que acontece antes do lançamento começar!
É uma maratona e tanto!! No dia que o CPL1 vai ao ar, já tem que estar praticamente tudo pronto para que possamos nos dedicar ao suporte…
Haja planejamento – por isso eu amo a Fórmula de Lançamento!! Muito planejamento e estratégia que nos geram uma execução mais fácil!!
O fato é que no início de agosto nós já sabíamos exatamente o caminho do lançamento e conseguimos mensurar nosso esforço para produção desse conteúdo.
Sim, se fosse só o lançamento dava para fazer em setembro! O problema é que, depois que as aulas se iniciam, o curso tem uma programação a ser cumprida: a terceira etapa…
E essa luz no fim do túnel foi difícil de encontrar hein…
PLANO C: OUTUBRO/2017
Eu diria que esse plano C nem foi bem um plano… Foi na verdade a última chance possível de abrir uma turma ainda em 2017!
Porque, até meados de setembro, eu ainda não via uma luz no fim do túnel para conseguir horas suficientes para executar todas as atividades da etapa 3: o curso em si!
Sim, preciso considerar que existe um fato que acelerou todo o meu processo que é minha gravidez.
Então na prática, esse era o maior limitante de tempo – tudo que tivesse que ser desenvolvido e dependesse de mim precisa acontecer antes da minha filha nascer.
Então lá estava a data posta: 16 de outubro de 2017!
Como o Érico Rocha fala, é tipo jogar o chapéu do outro lado do muro. Primeiro você joga, depois defini como vai fazer para pegar.
O fato é que nossa equipe não gosta muito de correria… Desde que iniciamos nossas atividades sempre fizemos tudo com muita calma e sem stress – até porque todos nós temos outros projetos em paralelo e não estamos recebendo nada pela nossa start-up (ainda!).
O retorno desse nosso ritmo com certeza reflete na qualidade do material que temos gerado.
Ainda assim ainda aplicamos muito o “Feito é melhor que perfeito”, mas prezamos sim pela qualidade – tanto do material em si, quanto a qualidade de vida dos nosso time: não tem ninguém aqui virando madrugada (por enquanto!)…
Porque acreditamos que nosso projeto é de longo prazo, e que os frutos que vamos colher ficarão maduros daqui mais de 1 ano.
Então de nada vale fazer tudo de qualquer jeito agora e ter que refazer novamente mais 2 ou 3 vezes.
Preferimos adiar, investir o tempo em algo bem feito hoje que possa ainda ser utilizado nas próximas etapas.
Continuamos acreditando cegamente que, a cada lançamento, nosso esforço vai ser um pouquinho menor, com resultados melhores!
Lá estava o chapéu jogado, a data marcada, e nós 3 trabalhando intensamente para cumprir o prazo.
Mas eu particularmente fazia e refazia o planejamento e não via uma forma de conseguir cumprir o prazo estipulado…
Minha insegurança principal estava em cima da minha parte do trabalho – que é a geração de conteúdo.
Essa é a parte inicial do trabalho – depois disso ainda tem muito a ser feito, mas a geração do conteúdo em si está bastante concentrada em mim.
E eu carregava comigo um fator de risco grande: já estava grávida de 7 meses.
Apesar de estar em um ritmo frenético e com uma energia que não sei de onde vem, qualquer dia podia ser um dia ruim.
E, mais que isso, muito muito em breve minha filha nasceria… E daí, como fica a geração do conteúdo??
Em meados de setembro eu estava prestes a desistir de lançar esse ano.
Estava procurando uma maneira de informar a minha equipe que não daria conta do recado… Que estava com medo de não dar tempo de fazer tudo que eu prometi.
Fiquei mais de uma semana pensando em como dizer isso aos meus sócios e tentando buscar alguma solução.
Até que, em um banho, veio uma luz!
PLANO D: REFORMULAÇÃO DO CURSO
Estava claro para mim que o meu principal gargalo era a entrega do conteúdo do curso (etapa 3).
Esse gargalo acontecia basicamente porque o Método Liberdade Financeira, que eu estou prometendo entregar, mora na minha cabeça… Ele nunca foi colocado pra fora antes…
Por isso que eu costumo dizer que vou parir 2 filhos ao mesmo tempo: aquela que está na minha barriga e o método em si!
Porque é praticamente como criar um filho! Desenhar todas as aulas, os exercícios, os conteúdos, a integração, o sistema…
E além de tudo isso ainda tem que gravar!!
E sabe do melhor de tudo?!? Estou adorando fazer isso!! Passo horas e horas do meu dia consolidando o Método, pensando em uma forma mais simples e didática de passar todo o meu conhecimento.
Se diversão tem que fazer parte do processo, isso aqui não falta!!
Falta tempo, só tempo, o tão escasso tempo… E esse sim tem sido um constante gargalo no meu dia-a-dia.
Naquele banho eu tive uma luz: e se eu diminuísse um pouquinho a quantidade de conteúdo que estava propondo entregar?!
No planejamento inicial, eu tinha 6 módulos desenhados para o curso, mas poderia facilmente encaixar 2 deles dentro de outro módulo, que já abordava um conteúdo semelhante.
Ao invés de entregar 6 módulos eu passaria a entregar 4, sem comprometer o raciocínio completo do curso!
E essa foi a ideia brilhante que me animou de novo!!
Essa foi um pequeno e animador brilho que eu enxerguei lá no fim do túnel… Agora eu me sentia capaz de entregar tudo que estava prometendo!
Ou, melhor que isso… Eu diminui a minha promessa, mas me comprometi comigo mesma a caprichar o overdelivering…
E então, finalmente, depois de 4 planos, nós batemos o martelo e começamos a divulgar nosso 1º Lançamento Interno: o 1º Workshop Liberdade Financeira!
Essa experiência me mostra que o Érico Rocha tem toda razão: nenhum plano sobrevive ao campo de batalhas…
A EXECUÇÃO DO PLANO D
E, pra ser bem sincera com você, eu ainda não tenho a menor ideia se vou conseguir cumprir o que prometi… Só vou ter essa visão lá para meados de novembro, quando a maior parte do plano estiver executada!
Tudo que sei é que meus dias estão contados e tem muitooooo trabalho pela frente!
Espero que minha filha colabore e fique quietinha dentro da barriga até a data prevista do parto… Se ela decidir adiantar algumas semanas, todo o restante do projeto fica comprometido…
Mas é bom um pouquinho de pressão para dar graça nas atividades empreendedoras né…
E com certeza o aprendizado de tudo isso será fantástico!!
Então daqui alguns meses, se ela deixar, eu volto pra te contar a execução desse plano louco de lançar com um friozinho na barriga em relação aos prazos…
Ou… como dizem meus mentores por aí: o segredo do sucesso é começar antes de estar pronto!!