Tempo de leitura: 12 minutos
OS PLANOS E O QUE JÁ VEM SENDO EXECUTADO COM MEUS DEPENDENTES, COMO EU ESTOU ME PREPARADO PARA A APOSENTADORIA E MUITOS AGRADECIMENTOS!
Nos últimos posts estou contando minha história com o dinheiro:
- O começo da minha história com o dinheiro;
- Minha atual fase de vida financeira;
- Meus planos financeiros futuros e agradecimentos (esse post).
Essa história está apoiada nas 6 Fases da vida financeira, que eu peguei emprestado lá do Liberdade Financeira:
Nesse post eu estou comentando sobre as Fases da minha vida financeira que ainda não chegaram… E como eu estou me preparando para elas!
E também estou fazendo alguns agradecimentos àqueles que me ajudaram a ter a educação financeira que eu tenho hoje!
Procurando maneiras de gerenciar melhor seu dinheiro?
Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente dicas sobre o método que eu criei para fazer minha gestão financeira familiar
FASE 5: A VIDA EM FAMÍLIA
Como eu já venho falando nas outras fases, não há um limite claro de quando eu saio de uma e entro em outra fase da minha vida financeira.
Hoje sinto que estou com um pézinho aqui e outro lá na fase 4 (que descrevi nesse post).
Já há 3 anos tenho uma filha pet, que querendo ou não é minha dependente!
Os gastos dela não representam grande parcela do meu orçamento familiar, mas as escolhas que temos que fazer por ela já dá para sentir na pele o que é ter dependentes…
Você pode simplesmente alimentar com uma ração qualquer… Mas como pais, queremos dar a melhor ração possível!
Pode tranquilamente dar banho em casa (que é nossa opção). Mas dava para gastar horrores no pet shop toda semana!
De vez em quando rola uns conflitos de interesse aqui em casa sobre esse assunto… É o que aquecimento da próxima filha que está chegando!
E na prática a nossa nova dependente, agora a filha humana, já tem dado gastos antes mesmo de nascer!
Toda a preparação para recepcioná-la, os móveis novos, roupas, acessórios, cremes de gestante… Na prática ela nem chegou e já aumentou nosso custo de vida…
E, tirando o lado extremamente racional da decisão, faz parte da nossa escolha!
Estamos loucos para ter a pequena em nossos braços e dar todo o amor e carinho para ela…
Particularmente eu não quero dar o melhor do mundo para ela. Eu quero dar o suficiente, assim como recebi.
E espero poder ensiná-la a conquistar o melhor do mundo dela, porque o meu mundo excelente pode ser bem diferente do dela.
Então quando a Naty nascer considero que migrei de vez de fase financeira – e falei bastante sobre isso nesse post.
Ah, e nós temos também uma outra dependente que me traz aprendizados constantes: minha sogra.
Já há alguns anos que nós a ajudamos financeiramente mas, a partir desse ano que nos colocamos nesse papel de dependência.
Eu tenho que confessar que é uma situação bastante delicada e complexa, por ser uma dependência indesejada para ambos os lados – nem nós pensávamos que teríamos que arcar com essa dependência, nem ela gostaria de estar nessa situação.
Felizmente esse é o primeiro relacionamento que eu tenho desafios financeiros grandes e, mais felizmente ainda, minha sogra é uma pessoa muito compreensiva e nós nos damos super bem!
Mas tenho que confessar que não é uma situação fácil de lidar… Ver meu suado dinheirinho entrando e tendo que sair para sustentar outra família que não a minha é bastante difícil.
Ainda mais porque sei que estou com os dias contados do meu patrimônio atual, embora tenha planos que essa fase não tão agradável vá embora logo…
O fato é que, na chegada de 2018, eu já estarei totalmente na 5ª fase da minha vida financeira e, como aconteceu todas as outras vezes, precisarei readaptar minha realidade financeira a esse novo estilo de vida!
A parte boa de tudo isso é que, como eu já venho fazendo essas adaptações há mais de 10 anos, já estou ficando craque em identificar quando troco de fase da vida financeira!
E obviamente tenho ensinado todas esses truques dentro do Método Liberdade Financeira.
FASE 6: A APOSENTADORIA
Pode até parecer que está longe, mas eu já estou me preocupando (talvez até mais do que deveria) com ela!
Meu trauma de ser um problema de pensão para os meus pais, aliado a situação desagradável que eu passo sustentando outras pessoas da minha família me fazem ter pavor de pensar em um dia me tornar dependente financeiramente de alguém.
Portanto eu tenho tido atitudes desde já, para que isso não aconteça comigo.
Há cerca de 2 anos eu fiz uma ampla pesquisa sobre como poderia ter ações ativas para me preparar para a aposentadoria.
Obviamente pela minha atuação profissional (agora como MEI) eu estou garantindo minha aposentadoria pelo INSS – porém tenho certeza que ela não será suficiente para o que eu quero / preciso, e não tenho a menor intenção de depender somente dela.
Então fiz algumas pesquisas sobre planos de aposentadoria privada, mas nenhum deles me pareceu atraente o suficiente quanto eu mesma guardar e gerenciar meu próprio dinheiro.
Por isso essa foi a decisão que eu tomei: todo ano guardo uma quantia de R$ 5 mil, destinados a minha aposentadoria.
Pela minha estimativa, esse dinheiro hoje aplicado no Tesouro Direto, irá se transformar em R$ 80 mil / ano daqui 40 anos.
E essa é uma quantia que me parece razoável para sobreviver daqui 40 anos.
Felizmente esse valor eu tenho conseguido separar do meu custo de vida e estou cumprindo a minha promessa.
E, mais do que isso – fingo que esse patrimônio não existe para mim…
Não tenho a menor expectativa de retirar esse dinheiro antes de 40 anos – e essa é a mágica de fazer o dinheiro trabalhar para mim.
Também não posso prometer que daqui 40 anos volto para contar se meu objetivo foi atingido! kkkk Se esse blog comemorar 40 anos, caraca… Vai ser Top!!
Mas esse é o mindset que eu tenho hoje – olhar para as minhas decisões não apenas de hoje, mas da vida inteira.
É isso que eu reproduzo no Método Liberdade Financeira!
AGRADECIMENTOS
Então para fechar essa minha história com o dinheiro, eu quero formalizar alguns agradecimentos!
Vou começar agradecendo algumas pessoas que, mais do que fazer parte ativamente, me serviram de exemplos (positivos ou negativos) para eu consolidar a minha história com o dinheiro!
- Minha mãe, que sempre me criou com muita liberdade e, mesmo não tendo sido um exemplo de educação financeira para mim, sempre foi capaz de me dar o sustento que eu precisei! E agora, na atual fase, é minha parceira no gerenciamento do patrimônio dos meus avós.
- Meu pai, que por muitos anos foi um exemplo de educação financeira para mim – mas hoje, depois que eu passei a entender mais sobre o assunto, vejo que ele tem muito a aprender;
- Aos dois juntos (pai e mãe) que, por brigarem tanto por causa da pensão causaram em mim esse desconforto financeiro que me instigou desde muito cedo a estudar tanto esse tema!
- Meus avós paternos, não só pela educação que sempre me deram mas também pela minha “mesada” de neta, que me acompanhou desde criança até o final da minha faculdade. Tenho certeza que eles não sabem quão bem ter esse dinheiro para gerenciar me fez, e faz para os outros netos!
- Meus avós maternos, em duas fases da minha vida. A primeira enquanto me deram todo o suporte educacional (quando eu ainda era criança), fizeram uma poupança que me ajudou a comprar meu primeiro carro e foram responsáveis pela minha primeira renda! E a segunda agora, quando têm me permitido gerenciar o patrimônio deles. Embora eu diga sempre para eles o quanto sou grata e feliz por eles me deixarem fazer esse trabalho, eles também não tem a menor ideia de como isso foi um passo decisivo na minha vida financeira!
- Meu marido, que sempre confiou em mim para as finanças da casa! E, pelo fato de ele ter algumas opiniões diferentes da minha sobre esse aspecto (vive me dizendo que eu não sou normal porque não gosto de fazer compras como toda mulher!), ele sempre me apoiou nas escolhas que fiz para nossa família e, na fase atual, tem me dado todo o suporte (financeiro e emocional) que eu preciso para conseguir plantar hoje e colher frutos apenas daqui alguns anos!
- Minha sogra que, por ser a relação pessoal misturada com dinheiro que mais me desafia, me faz ser ainda mais questionadora e aprender todos os dias em como lidar com um sorriso no rosto com essa situação!
- Meu tio mais novo, que sempre foi uma pessoa que gostou de conversar comigo sobre finanças! E hoje apoia meu projeto “trader”, me trazendo ensinamentos diários!
- Meus tios de São Paulo, que por muitos anos foram um exemplo de educação financeira para mim mas, assim como tantos outros na minha família, deixaram de ser quando eu comecei a entender realmente como as coisas funcionam!
- Aos amigos que sempre gostaram de trocar ideias comigo sobre assuntos financeiros, em especial: Fabi, Dri, Fabricio e Talitha, Gabi e Glad, Thany e Daniel, Mayra, Thiago e Gabriela;
- Aos meus sócios que fazem toda essa loucura virar realidade!! E não estou falando apenas dos desafios diários empreendedores que enfrentamos… É muito mais do que isso! O Fariel é o cara que faz toda minha inteligência financeira ficar mais bonita, melhor apresentada e valoriza demais o conteúdo que eu produzo! E o Macan é aquele que, além de colocar dentro de um sistema toda minha linha raciocínio, ainda me ajuda a consolidar meus conhecimentos e deixá-los cada vez mais claros para os nossos alunos. Fazer parte desse time, participar das discussões e de todos os desafios que temos nos proposto está sendo uma fase muito boa da minha vida!
- Meus leitores do blog e seguidores das mídias sociais! Talvez vocês não saibam mas, entre todos os assuntos que eu escrevo no blog, esse é o que me dá maior retorno! Todo mês tem gente me mandando email aprofundando em algum post que eu escrevi e é bom demais poder responder e apoiar tantas pessoas! Inspirar é uma arte que eu estou adorando desfrutar!
Muita gente né?! E espero não ter me esquecido de ninguém… Afinal de contas, a história da nossa vida é formada não apenas por nossas escolhas, mas principalmente pela influência que nossa família e amigos tem sobre elas!
A última pessoa que eu quero agradecer sou eu mesma! Minha intuição financeira sempre foi algo muito presente em mim (como eu contei nas 6 fases da minha vida) e eu me orgulho de ter conseguido me ouvir sempre que precisei!
Nessa fase mais recente, pós-demissão, tenho assumido cada vez mais o controle não só da minha vida financeira mas da minha vida como um todo!
E eu torço para que esse meu mindset perdure por muitos anos, que eu não deixe novamente a vida e as oportunidades me engolir…
Até porque tem um serzinho crescendo na minha barriga que vai precisar de toda a educação financeira que eu puder passar.
E ela não vai aprender só com o que eu vou contar para ela. Ela vai crescer com o meu exemplo, e essa é a graça da vida em família…
AOS LIVROS
Um último agradecimento vai para alguns livros que, depois de consumidos (por leitura ou áudio) mudaram complemente o meu mindset financeiro, e me despertaram para um mundo que, embora esteja dentro de mim há anos, está se estruturando cada vez mais e melhor no presente!
Essa é minha lista de livros prediletos para esse assunto e, quem sabe mais pra frente eu fale mais sobre eles! (os links estão direcionando para o ResumoCast, onde você pode ouvir os principais insights desses livros!)
- Pai Rico Pai Pobre – Robert Kyosaki – Essa é minha bíblia para a educação financeira!
- Pense e Enriqueça – Napoleon Hill – Foi onde eu comecei a entender que minha consciência era muito mais responsável pela minha educação financeira do que o meu dinheiro;
- Os Segredos da Mente Milionária – Harv Eker – Quando eu comecei a entender que realmente estava no caminho certo de ter um mindset financeiro bom!
- O Poder do Hábito – Charles Duhigg – Não é necessariamente um livro de finanças, mas foi fundamental para eu consolidar minhas rotinas e rituais financeiros.
- Trabalhe 4 horas por semana – Timothy Ferriss – Interpretar o uso do tempo como esse livro interpreta foi o que me deu ainda mais vontade de perseguir minha liberdade financeira!
- O Negócio do Século XXI – Robert Kyosaki – Ah como esses quadrantes financeiros mudaram minha percepção de trabalhar pelo dinheiro ou fazer o dinheiro trabalhar pra mim!
- Ouse fazer o bem, se divertir, ganhar dinheiro – Richard Branson – Esse livro me ajudou a ter forças para acreditar que meu propósito de vida pode sim ser monetizado!
- Mais tempo, mais dinheiro – Christian Barbosa e Gustavo Cerbasi – Veio pra reforçar todo o Método Liberdade Financeira e me certificar de que sim, minha história com o dinheiro finalmente está no caminho certo!
E você, já parou para desenhar como foi a sua história com o dinheiro?? Depois desses 3 posts, eu diria que é um exercício bem legal de ser feito!
Procurando maneiras de gerenciar melhor seu dinheiro?
Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente dicas sobre o método que eu criei para fazer minha gestão financeira familiar