Tempo de leitura: 6 minutos
RECEBER E APROVEITAR FEEDBACKS É UMA ARTE…
Durante toda a minha a vida eu sempre fui adepta a cultura de feedback.
Desde as amizades de escola (ainda mais meninas), que vira e mexe estão tendo uma discussãozinha boba… Até quando liderei equipes, onde fazia (e ainda faço!) questão de manter feedbacks periódicos e individuais com cada membro.
Na minha visão, receber um feedback é uma excelente oportunidade de gerar crescimento. Afinal de contas, muitas vezes você não sabe o que precisa melhorar sem que ninguém te fale.
Agora, dar feedback também tem um significado muito especial. Seja para treinar o cuidado com as palavras, seja para de fato desenhar nossa expectativa quanto a pessoa com quem vamos conversar.
Até porque o alinhamento de expectativas é outro benefício fantástico do feedback – que pode ocorrer em vários momentos da interação entre pessoas.
Esse post faz parte da categoria Empreendedora Digital, onde eu divido os bastidores da minha experiência no empreendedorismo e, especialmente, no empreendedorismo digital através do Fórmula de Lançamento. Para ver outros posts dessa categoria, clique aqui.
TRABALHANDO COM FEEDBACK
Mais recentemente, no início de 2017, uma das minhas frustradas tentativas no empreendedorismo foi criar um produto de feedbacks para infoprodutos (cursos digitais).
Minha teoria é que infoprodutores poderiam se interessar por uma empresa que pudesse passar um olhar crítico sobre seus conteúdos produzidos, um olhar comparativo de quem já fez vários cursos e mais, um plano de ação para melhorias a serem feitas no curso.
Dizer que essa ideia se frustrou acho que é um pouco precipitado na verdade… Eu julgo que não a testei suficientemente antes de desistir… Mas o fato é que eu mudei de rumo profissionalmente, mas não tirei a cultura do feedback do novo caminho…
TURMA PILOTO DO PROJETO LIBERDADE FINANCEIRA
Se você está acompanhando minha jornada, viu que em abril de 2017 eu lancei meu projeto de educação financeira, e abri a turma piloto. Se você quer saber mais dessa experiência, veja os posts:
O objetivo principal dessa turma era entender a experiência dos alunos quanto ao produto que foi entregue.
Preto no branco, o resultado mais esperado por mim e pela minha equipe era o feedback dos alunos, para que pudéssemos avaliar pontos que não estávamos enxergando para melhorar ainda mais o nosso produto.
Deixamos essa expectativa clara desde o início da turma e, mais do que isso, demos um incentivo para que o feedback de fato ocorresse: os alunos que passaram seus feedbacks no prazo combinado receberam 70% do valor investido no curso de volta!
Então eu vim, nesse post, contar pra você o que eu aprendi sobre essa nova rodada de feedbacks na minha vida, agora em sob uma nova óptica.
De um lado eu, produtora de infoproduto, com um curso de educação financeira em consolidação; e do outro lado meus alunos, alguns que me conheciam outros que não, que vieram de braços e coração aberto para passar suas impressões!
OBJETIVO ATINGIDO!
A primeira constatação é que as instruções foram muito bem dadas, pois todos os feedbacks que recebemos foram exatamente do jeito que esperávamos!
Eles vieram de todas as formas: pessoalmente, por áudio de whats app, por email… Mais no início do curso, durante o curso, no final do curso…
Alguns só trouxeram elogios, outros sugestões de melhorias… Alguns demostraram críticas, insatisfação. E todos eles estão contribuindo para a melhoria do nosso infoproduto, para a nossa jornada.
Até porque o primeiro passo foi dado: receber todos os feedbacks. O próximo passo é implementar cada um deles, e isso está sendo feito com muito carinho!
A RIQUEZA DE DETALHES
Recebemos feedbacks sobre assuntos diversos… Separados em itens evidentes de ação, foram mais de 40 observações oriundas de mais de 10 alunos.
- Produção dos vídeos, a qualidade do áudio, a forma como os tópicos foram abordados;
- Experiência na plataforma do usuário;
- Problemas encontrados na ferramenta, sugestões de melhoria, dúvidas de preenchimento e interpretação;
- Elogios da ferramenta, das cores usadas, da linha de raciocínio, dos hábitos criados pelo método;
- Sobre nossa postura, o que prometemos x o que entregamos;
Mas eu confesso que todas essas constatações eu esperava. O que eu não esperava e que muito me surpreendeu foi o que veio junto com tudo isso…
- Um carinho enorme nas palavras, na forma como tudo isso foi escrito;
- Elogios sinceros sobre a energia com que os vídeos foram gravados e como o projeto foi desenvolvido;
- Várias citações da cartinha que mandamos de presente!!
- A necessidade dos alunos nos contarem porque eles entraram no nosso curso, o que esperavam e o que encontraram (achei isso muito fantástico pois passei a conhecer melhor a vida de cada um deles!);
- E, pra fechar com chave de ouro, um apoio incondicional ao entenderem nosso processo de evolução, nossos pequenos passos para algo muito maior que estamos construindo.
Os feedbacks que recebemos não só estão nos ajudando a complementar conteúdo, fazer melhorias na didática e na ferramenta do curso, mas principalmente nos mostraram que estamos no caminho certo!
Que o que planejamos passar realmente foi absorvido e que nosso caminho carrega os valores que estamos propondo!
E na prática, isso tudo serve como combustível que nos estimula a fazer mais, a fazer melhor! A entender que embora parte do caminho tenha sido percorrido, a jornada adiante ainda é longa!!
SÓ AGRADECIMENTOS…
De todas as ideias que tivemos quando montamos nossa “oferta irresistível”, eu não tenho dúvida que essa foi a melhor!
Receber feedbacks é o melhor atalho para crescimento, evolução…
Se você é infoprodutor e ainda não deu abertura para seus alunos, tenho que te alertar que não sabe o que está perdendo… E mais, feedback é bem diferente de depoimento…
E, para nossos 14 companheiros da turma piloto, que me estão desde o início apostando no nosso projeto, só me resta mais um enorme agradecimento!!
Muitas das palavras de vocês me fizeram chorar, me fizeram acreditar mais, me deram ânimo frente aos tantos desafios do empreendedorismo!
Vocês tem sido mais especiais do que imaginam! Muito muito muito obrigada!
É só o começo…
Link permanente
É aí Pri blz? Legal a ideia de crítica dos infoprodutos. Poderia existir tipo um metacritic de infoprodutos. Ou já existe? Vc sabe?
Outra coisa tb que poderia existir pelo enorme número de infoprodutos seria tipo um portal de infoprodutos, onde pudéssemos conhecer os que existem por área de conhecimento. Achava que no Hotmart poderia ver isso mas nunca consegui. Vc sabe se tem algo parecido também?
Att,
Alfredo Echeverria
Link permanente
Oi Alfredo! Eu não conheço nada assim não…
Sobre o portal de infoprodutos, no Hotmart eu já vi sim. Mas você tem que acessar como produtor (fazer cadastro, e login). Daí vão aparecer todos os infoprodutos que você pode se afiliar, mas automaticamente já acaba sendo um local de consulta do que tem disponível. Chama-se “mercado” do hotmart. Veja se consegues encontrar lá!!
Abraço!!
Link permanente
Pri você usou o gatilho da audácia. kkkk. Nem sei se ele existe, mas se não existe agora tem. Parabéns mais uma vez.
Link permanente
kkkkk gostei! Acabamos de criar um novo gatilho!!