Tempo de leitura: 19 minutos
ERRE MAIS E MAIS RÁPIDO, SÓ ASSIM CHEGARÁ LOGO AO SUCESSO
Esse tem sido um lema na minha jornada empreendedora.
Em outro post eu já te contei que o episódio que iniciou essa minha jornada foi ter sido demitida.
Agora, vou contar os erros e acertos que cometi no primeiro ano da minha jornada – porque aqui no blog você vai encontrar muitas das partes dos acertos – mas pouco dos erros.
Esse post faz parte da categoria Empreendedora Digital, onde eu divido os bastidores da minha experiência no empreendedorismo e, especialmente, no empreendedorismo digital através do Fórmula de Lançamento. Para ver outros posts dessa categoria, clique aqui.
ERROS E ACERTOS NO TEMPO
É engraçado porque eu só me dou conta do que é um erro e do que é um acerto algum tempo depois que ele aconteceu.
Algumas coisas que eu estou aqui colocando como erros, foram acertos evidentes pra mim em algum momento da jornada.
E cada erro cometido traz tantos ensinamentos e posiciona tão bem os próximos passos que muitos deles são até difíceis de serem chamados de erros!
Por consequência, vejo que coisas que eu estou nomeando como acertos daqui algum tempo podem não ser mais… por mais evidente que sejam hoje.
É assim que é…
#ACERTO1 – QUESTIONAMENTO E AUTOCONHECIMENTO
Como eu contei no post sobre a demissão, naquele dia eu tive certeza de que algo maior estaria por vir.
Não passou pela minha cabeça, em momento algum, sair procurando um novo emprego antes de refletir.
Essa reflexão virou um exercício de autoconhecimento que venho aprimorando dia após dia – e já falei sobre as 6 fases do autoconhecimento que passei nesse post.
Mas reforço, em especial, o CONAPNL – e você já vai entender porquê.
Porque me questionar e me conhecer foi um acerto?
Porque enquanto eu ainda estava descobrindo o que gostaria de fazer profissionalmente da vida e, antes mesmo de eu começar a distribuir currículos, minha rede de contatos começou a fazer isso por mim.
Com menos de 1 mês desempregada eu tive um convite para ir para São Paulo, ganhando 10% a mais do que ganhava em Floripa.
São Paulo foi fácil recusar, sendo que essa já é a segunda vez que a vida me abre as portas lá e eu digo não. Eu sinceramente não acho que conseguirei ser feliz morando naquela cidade.
Mas com 2 meses o convite foi para Curitiba, com um salário 30% superior.
E Curitiba não foi nada fácil recusar… Além da atratividade do salário em si, a oportunidade era muito boa, com chances grandes de disseminar ainda mais meu nome na logística agroindustrial.
Eu não costumo ter dificuldade de tomar decisões. Mas essa foi difícil…
Era um sábado, dia 13 de maio de 2016, e eu passei o dia todo pensando. De manhã fui pra praia com meu marido, caminhamos, fizemos planos, refletimos.
A tarde eu descansei mas nada da decisão vir… E a noite eu voltei para meus estudos – na época já estava fazendo 4 cursos on line, e resolvi deixar a decisão para depois.
Só que foi justamente nessa volta dos meus estudos que duas coisas aconteceram…
A primeira foi assistir uma palestra no CONAPNL, do Gerônimo Thelm: O poder da Clareza. Aquela palestra mudou a minha vida pra sempre e, já passado da meia noite eu estava no escritório com papel e caneta na mão desenhando meus passos para daqui 20 anos.
A segunda foi ter clicado, naquele dia, no link do Érico Rocha: era o último dia do conteúdo gratuito do Fórmula de Lançamento.
Como num passe de mágica, eu achei as respostas que estava procurando: não queria voltar a trabalhar, não queria me mudar de Floripa.
Queria apenas realizar meu sonho de empreender e agora eu tinha um método digital que me permitia fazer isso sem ferir minha liberdade de agenda.
Sempre que eu pensava em empreender me vinha algum estabelecimento ou franquia voltado a alimentação. E eu me questionava sobre o horário de trabalho que eu teria que ter…
Inclusive, no meu 1o coaching, cheguei a fazer um plano de trabalho para uma rotisserie (algo que eu sinto muita falta em Floripa!). Ela ia se chamar “Casa da vó”.
O empreendedorismo digital me apareceu como uma opção de empreender, mantendo minha liberdade de agenda!
Resumindo: o acerto 1 foi decidir empreender ao invés de trabalhar como funcionária novamente – e tudo isso só foi possível graças aos meus questionamentos e exercícios de autoconhecimento.
Até porque só com essa confiança toda pra deixar passar uma oportunidade como essa…
#ACERTO2 – VIREI CONSULTORA
Durante o processo de autoconhecimento algumas oportunidades foram aparecendo e, como eu ainda não sabia se eu queria ou não me recolocar no mercado, transformei essas oportunidades em projetos de Consultoria.
Seja ele relacionado ao marketing digital, seja relacionado a minha experiência de carreira, eu iniciei 3 projetos logo em abril, antes mesmo da decisão do empreendedorismo chegar!
Esses 3 projetos virarão 6, sendo que 4 deles continuam até hoje!
Eles são bem importantes para mim pois aceleram minha curva de aprendizado! E eu cuido deles com tanto carinho quanto cuido dos meus projetos pessoais…
Mas vamos continuar a linha do tempo…
#ERRO1 – EMPREENDER NA ÁREA DE LOGÍSTICA
O primeiro acerto, decidir empreender, me induziu rapidamente ao meu primeiro erro: empreender na área de logística (estamos em maio/2016).
Quando eu tive contato com o Fórmula de Lançamento e entendi que o CONAPNL era um tipo de lançamento (chamado de Hiper Lançamento Semente), eu sonhei que poderia também realizar um Congresso On line na área de logística.
Na verdade eu entendia que, ao empreender na área de logística, eu estava saindo totalmente da minha zona de conforto por vestir a postura empreendedora; mas me mantinha no tema, pois logística já era algo que eu dominava bem.
Além disso, tinha uma rede de contatos super qualificada na área que me permitiria expandir meus projetos – como de fato aconteceu!
O que eu viria a descobrir mais tarde é que a logística não fazia mais meus olhos brilhar…
Mas antes disso, eu cometi mais alguns erros e acertos…
#ACERTO3 – NASCEU O PRI NUNES
Meus estudos no marketing digital me mostravam que pessoas gostam de se relacionar com pessoas, e não com empresas.
Então eu decidi me tornar uma autoridade (a princípio na área de logística), utilizando meu próprio nome.
Teve votação de nome, de logo… Teve um monte de coisa para estabelecer a “Pri Nunes” – estamos em junho de 2016!
E eu vejo que esse foi um acerto porque:
1 – Me permitiu criar meu blog, que é um projeto que eu muito me orgulho, que fala de mim – independente de que fase do empreendedorismo eu estou;
2 – Me permitiu, mais adiante, me desvincular da logística sem perder tudo que eu já tinha conquistado.
Esse foi um baita acerto!! Se eu tivesse escolhido o nome de uma empresa ou do meu projeto talvez quando desisti teria que começar do zero novamente… E felizmente não foi isso que aconteceu!
#ERRO2 – CONGRESSO ON LINE DE LOGÍSTICA
Mas vamos voltar aos erros na área de logística…
Eu comecei a pesquisar e vi que já havia sido realizado um Congresso Online nessa área, que se chamou Onlogis.
Entrei em contato com a pessoa responsável por ele e fizemos uma parceria para repetir o Congresso.
Em paralelo comecei a estudar o Fórmula… Estamos em junho/2016.
O sonho de ser voluntária das Olimpíadas se aproximava e eu não queria tomar nenhuma decisão profissional antes disso.
Então passei literalmente 3 meses pensando no meu projeto de logística e realizando as consultorias que estavam em andamento.
No meio disso houve a desistência do mestrado e o início de mais 2 cursos on line (agora já eram 6…)
Eu voltei das Olimpíadas com duas decisões tomadas:
1 – Não queria mais fazer o Onlogis. A ideia até era boa e eu sinceramente acho que daria certo. Mas o esforço que eu teria que fazer era muito grande e a chance de resultados pequena. Julguei não ser essa a melhor estratégia para entrar em campo.
2 – Iniciei a Série “Logística em 2 Minutos”. Já que eu não ia mais fazer meu Congresso Online, comecei a fazer um marketing de conteúdo para ver o retorno que isso me daria. E esse foi meu 4o erro…
#ERRO3 – LANÇAR OUTRAS PESSOAS/EMPRESAS
Só para seguir a cronologia, estamos em julho/agosto de 2016… Antes de contar o meu erro da L2M, eu ainda cometi alguns erros intermediários tentando aplicar a Fórmula de Lançamento (sem saber direito o que ela era) em negócios de duas outras pessoas.
Por questões éticas eu não vou citar nomes nem os projetos, mas eu ajudei a orquestrar um Lançamento Relâmpago e um Lançamento Semente.
O primeiro teve resultado – só não foi da dimensão que estávamos imaginando, o que nos fez tomar algum prejuízo…
O segundo sequer resultado teve… Mas como não chegamos a investir nada (além do nosso tempo), o tombo foi menor.
Hoje eu vejo que os erros que cometi nesse processo não foram conceituais do lançamento em si – muito pelo contrário, eles estavam bem orquestrados e foram executados de forma fantástica.
O erro em si foi na divulgação dos conteúdos (ainda não conhecia nada sobre tráfego e campanhas pagas); e na falta de engajamento do público para o qual lançamentos.
Nós simplesmente tentamos lançar sem estar com o engajamento no ponto ótimo para isso…
Talvez se eu tentasse hoje, repetir esses projetos, eu teria mais chance de acertar dessa vez! Hoje eu me sinto mais preparada…
Essas experiências foram fundamentais para o raciocínio que eu tive no meu 4o erro.
#ERRO4 – LOGÍSTICA EM 2 MINUTOS
Hoje eu vejo que foi um erro. Mas na verdade as lições que eu tirei desse erro foram tão grandes e valiosas, que é até difícil assumir que é um erro.
Por muitos dias, entre setembro e outubro de 2016, a L2M foi um acerto. Tipo um golaço…
A L2M me mostrou minha capacidade de colocar em prática um projeto de empreendedorismo digital. Não foi fácil…
Eu trabalhei muitas horas (muito mais do que se fosse celetista) para cumprir o cronograma que eu mesma inventei na minha cabeça.
O engajamento não foi lá tão grande – mas foi de uma qualidade fora da curva! Choviam elogios do trabalho que eu estava desenvolvendo! E até hoje chove!
Mas eu não estava satisfeita, queria passar de nível… E, para isso, precisava estudar mais, conhecer mais ferramentas… Ainda mais depois dos erros que eu já tinha cometido lançando outras pessoas.
Eu cheguei a ter uma pessoa que me ajudou, como estagiário, na minha ideia. Foi minha “primeira equipe” empreendedora! E eu sou muito grata por ele ter acreditado na minha ideia!
Em um determinado momento eu entendi que eu precisaria de dois fatores para fazer a minha série decolar: tempo e conhecimento.
Tempo de amadurecimento do conteúdo, da minha forma de produzir, da ideia em si;
Conhecimento técnico de tráfego, de como atingir as pessoas que eu precisava. Eu tinha que estudar mais…
Só que a vida continuava, as despesas do dia-a-dia também… É caro empreender! Além de arriscado…
Então eu decidi que a melhor forma de eu fazer a minha série chegar onde eu queria era trabalhando em alguma empresa que já tinha chegado lá!
Como meus mentores digitais tem equipes remotas, vi uma boa oportunidade e comecei a me candidatar em todo e qualquer processo seletivo que aparecia na minha frente (dentro dessas condições).
O plano era: vou trabalhar para ter grana e acelerar minha curva de aprendizado. Então aplico tudo isso na L2M!
Estamos em outubro/16. Em novembro, a L2M começou a dar seus primeiros resultados:
- Virei autora do blog Logística Descomplicada;
- Fui palestrante do Conteclog (Congresso de Tecnologia aplicado a Logística) – viu só como fazer um HLS na logística era um ideia boa?! Alguém teve coragem, foi lá e fez! E eu fiquei muito feliz de ser palestrante e não organizadora!
No final de novembro eu tive uma imersão de 5 dias em eventos ao vivo dos cursos que eu estava participando: foram 2 dias de Empreendedor High Stakes e 3 dias de Fórmula de Lançamento.
E isso mudou o jogo, de novo…
#ACERTO4 – LARGAR MINHA CARREIRA DE LOGÍSTICA
A viagem para São Paulo no final de novembro de 2016 começou com um convite de uma emissora de TV, bastante reconhecida no mercado agroindustrial, para que eu tivesse um blog de logística no canal deles.
Eu realmente esperava ter ficado mais feliz com aquele convite! Era tudo que eu precisava para divulgar meu nome…
Mas o coração batia mais forte para a resposta da vaga que eu estava disputando na High Stakes Academy.
Fazer parte daquela equipe, no momento, era um desejo maior do que celebrar a conquista de mais um resultado da L2M!
Começou o Empreendedor High Stakes, dia 26 de novembro de 2016 e, por pelo menos 3 dias, a equipe da HSA me deu todos os sinais de que a vaga era minha!
Eu estava confiante e radiante com a conquista que eu estava conseguindo e comecei, no meio do evento, a me organizar para como seria a minha vida a partir de então para equilibrar todos os projetos de consultoria, a L2M e a HSA.
Então a Marininha entrou no palco e fez sua palestra sobre “Os dois lados da experiência”, onde ela contava tanto os bastidores quanto a arte de subir no palco e dançar balé.
Aquela palestra me tocou profundamente, me conectou com a menina que jogava futebol aos 9 anos.
Me trouxe lembranças das conquistas que eu tive no ESALQ-LOG e de como elas me deixavam radiantes.
Aquela palestra me mostrou como muda o jogo organizar um espetáculo que você dança com o coração.
E não, a L2M não era algo que eu fazia com o coração…
Naquele momento ficou claro que a logística fez sim parte evidente da minha história. Mas não deveria fazer no futuro.
Naquele momento eu tomei a decisão de largar a logística. E quando você vê, não dá para dever…
Quando veio a notícia de que a vaga da HSA não era minha, isso perdeu a importância perto da decisão que eu tinha tomado de largar a logística.
Eu montei todos os planos para me desvincular de tudo que tinha conquistado… O convite do blog na emissora de TV, o blog Logística Descomplicada… A palestra do Conteclog estava gravada mas sequer tinha ido ao ar…
As duas primeiras semanas de dezembro foram muito loucas… Minha cabeça já estava em outra sintonia, mas eu ainda tinha que terminar o que eu havia começado.
Eu gravei o último episódio da L2M, preparei todo o terreno para anunciar o fim. Até que…
Surgiu mais um convite: uma grande empresa do setor (grande mesmo, tipo a maior empresa ferroviária do Brasil) me convidou para gravar uma série, parecida com a minha, mas voltada a essa grande empresa. Faríamos isso junto com aquela emissora de TV que tinha me convidado para ter um Blog com eles.
Eu só precisava escrever um projeto que tinha grandes chances de ser aprovado pelos envolvidos.
No dia 6 de dezembro meu mundo desabou… Eu não acreditava que tudo aquilo estava acontecendo comigo…
Eu tinha resultados fantásticos do meu projeto… Eu estava colhendo algo que eu mesma plantei… Mas agora eu simplesmente não queria mais…
Eu sei que qualquer pessoa mais normal do que eu simplesmente não colocaria no ar o episódio já gravado de finalização da L2M.
Qualquer pessoa normal aceitaria os convites e estaria hoje, com uma ideia implementada e sendo referência na área de logística.
Mas nada disso foi capaz de substituir o sentimento que eu tive naquela palestra… De ver meus olhos brilharem por algo que eu realmente amo fazer.
E não… por mais que eu tenha amado logística muitos anos eu não amava mais. Não na intensidade que eu precisava para fazer tudo aquilo acontecer.
Doeu… muito. Mas eu segui meu coração.
Recusei todos os convites e, em dezembro de 2016 eu encerrei a L2M e todos os meus envolvimentos com a logística.
Simples assim… sem plano B, sem saber o que viria depois…
E esse foi um grande acerto na minha carreira!
#ERRO5 – FEEDBACK DE INFOPRODUTOS
Eu não tive capacidade de tomar essa a decisão de largar a logística sozinha… Contei com a ajuda da minha segunda coaching.
E, em janeiro/2017, passei novamente por questionamentos e autoconhecimento.
Mudei tudo, de novo…
- O blog que era dedicado a L2M passou a contar com a parte de “Meus bastidores” e “Pri Nunes Nerd”;
- Passei a dar mais atenção e dedicação aos projetos de consultoria que eu estava desenvolvendo – no momento eram 3 e, logo em seguida, veio mais um!
- Assumi a veia investidora que existe dentro de mim, e comecei ajudar outras pessoas a investir na bolsa de valores;
Isso sem contar os avanços pessoais… Continuei correndo, me alimentando bem. Bati 10kg a menos na balança em 6 meses. Aumentei minhas práticas espirituais e de meditação.
E não, não estava contente com tudo isso… queria mais! Queria um projeto profissional meu!
Foi nas conversas do coaching que surgiu a ideia de oficializar algo que eu adoro fazer: dar feedback dos cursos que eu participo.
Veio outro plano de negócios, com outro teste piloto… Fiz dois dos meu futuros produtos, entreguei aos infoprodutores e… nada aconteceu!
De novo, a sensação que eu tive é que a ideia é boa! Ajudar os infoprodutores a alcançarem seu próximo nível dentro do seus próprios treinamentos on line.
Mas essa ideia não teve tempo de amadurecer… Eu não permiti esse amadurecimento.
Fiz isso porque tive algumas sensações muito intensas que não estava acostumada a sentir…
- Uma solidão gigantesca… Eu sabia que empreender era algo solitário, mas foi demais pra mim…
- Uma insegurança de apresentar meu produto… Eu não era assim, nunca tive medo de vender… Mas era difícil vender algo que ainda não existia, que eu não sabia se daria certo…
Essas sensações junto com todas as outras que eu vivi nesse ano me levaram a fortalecer outra máxima do empreendedorismo: “Se você quer ir rápido, vai sozinho; mas se quer ir longe, vá acompanhado”
E eu sai desse erro com um plano muito claro: eu precisava de um sócio!
NASCEU UMA SOCIEDADE
Aqui entramos na parte da história que ainda não dá pra saber se é erro ou acerto… Tudo ainda é muito recente para se chegar a uma conclusão!
O que eu posso te dizer até agora é que ter um sócio mudou o jogo! Duas cabeças pensando juntas tem um alcance realmente muito grande! E, mais do que o alcance, um poder de realização excepcional!
Além disso, já são mais de 2 anos trabalhando com o André Macan e, desde o PNLP (que nos consumiu algumas madrugadas) nós criamos um ritmo muito amigável de trabalho!
Eu arrisco dizer que, independente se nosso próximo passo for mais um erro para colecionar na jornada, errar acompanhada já é um acerto gigante!
O PRÓXIMO PASSO
Então minha próxima empreitada é na área de educação financeira familiar.
Depois de 10 anos cuidando do meu dinheiro e, observando como outras pessoas cuidam do seu, eu entendi que eu faço isso bem feito!
Já há tempos eu criei um método, que me permite gastar apenas 1 hora da minha semana para deixar todos os gastos da casa organizados.
Para isso, eu uso de uma ferramenta de excel que eu mesma fui aprimorando ao longo desses 10 anos.
E meu próximo passo está sendo disponibilizar essa ferramenta, e a inteligência que tem por trás dela para mais gente!
E eu escolhi começar por você! Você que acompanha minha história, que torce pelos meus planos!
A primeira turma foi aberta no dia 17 de abril de 2017, veja aqui os bastidores e os resultados desse novo passo.
E, caso você tenha interesse em participar de turmas futuras desse projeto, basta deixar seu email na lista de espera:
QUERO ENTRAR NA LISTA DE ESPERA
Porque você já sabe né… é só o começo!
Link permanente
Vc sempre surpreendente…bj te amo