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TRÁFEGO PAGO, PARCEIROS E PROJETO SOCIAL: ESSES ERAM OS OBJETIVOS DO SEGUNDO LANÇAMENTO DO MÉTODO LIBERDADE FINANCEIRA
Dizem por aí que o sucesso é feito do acúmulo de muitos fracassos…
Ou, se você preferir, “erre mais e mais rápido, assim você chega logo ao sucesso”.
Independente de por qual filosofia você olhe, lidar com um resultado abaixo do esperado é um desafio mental gigantesco – talvez até maior do que lidar com o sucesso.
Mas tudo nessa vida tem seu lado positivo – e a forma de interpretar tudo isso é que nos torna otimistas e nos dá energia para continuar.
Confesso que, nesse momento, ter uma equipe foi fundamental para não deixar o desânimo bater na porta…
Nesse post eu estou contando os resultados obtidos no meu segundo lançamento – o 2º Workshop Liberdade Financeira.
Já contei dos bastidores aqui.
Esse post faz parte da categoria Empreendedora Digital, onde eu divido os bastidores da minha experiência no empreendedorismo e, especialmente, no empreendedorismo digital através do Fórmula de Lançamento. Para ver outros posts dessa categoria, clique aqui.
DUAS SEMANAS INTENSAS
Eu tirei uma parte dos resultados para falar dos bastidores que ninguém nunca conta… Aquele que não queremos mostrar, nem lembrar… Mas que aconteceu!
“Nenhum plano sobrevive ao campo de batalhas”… Nunca…
Pense em tudo que podia dar errado nos dias mais importantes para nossa jornada… Deu!
Por motivos diferentes, fomos todos parar no hospital… Teve velório, assalto… Cada vez que o celular tocava dava até medo de olhar a notificação diante da onda negativa que entramos nos dias do lançamento.
No final da história, ter chegado ao fim dessa jornada sem ter desistido e sem ter cometido desfalque já foi uma vitória, frente ao que passamos em nossas vidas pessoais no mesmo período.
Nos últimos dias estávamos felizes de tudo ter passado… Independente do resultado que estávamos colhendo…
E, falando em resultados, nossa principal chateação veio de ter criado uma expectativa.
TRÁFEGO PAGO
Já contei aqui que o primeiro objetivo do nosso lançamento era testar e aprender a mexer com tráfego pago.
Na prática, dá para considerar que sim, aprendemos a mexer!
Em duas semanas captamos aproximadamente 800 leads, que acabaram sendo nossa base de emails para o lançamento.
Nós não havíamos colocado uma expectativa numérica do número de alunos que queríamos ter no nosso curso.
Mas inconscientemente esperávamos mais ou igual a turma anterior, onde tivemos 6 alunos.
Esse foi o resultado que mais nos incomodou: 2 pessoas se inscreveram na nossa turma.
Por diversos motivos esperávamos mais… Estávamos mais preparados, tínhamos uma lista de emails maior, mais seguidores…
E várias foram as hipóteses do que pode ter dado errado:
- A data: não deu para deixar de levantar a hipótese que lançar na véspera do Carnaval, quando o Brasil ainda não acordou direito para o ano, pode ter sido um fator negativo no nosso planejamento;
- Relacionamento com a lista: nós não criamos o devido engajamento que precisávamos com nossa lista recém criada, antes de enchê-la de conteúdo de lançamento. E esse foi um erro bem evidente para nós;
- Nossa energia estava baixa – principalmente em função da série de acontecimentos negativos que passamos naqueles dias.
Mas, no meio desse turbilhão de acontecimentos, enxergamos várias coisas que deram certo!
- Aprendemos a gerar tráfego pago via facebook;
- Ganhamos a confiança de 2 alunos que, além de serem nossos amigos agora também estão nos dando excelentes feedbacks do nosso material;
- Tivemos nossa turma internacional! Já que, nossos alunos, apesar de brasileiros, moram atualmente fora do Brasil.
Alguns ajustes foram necessários no decorrer do curso para alinhar o fuso-horário – mas nada que atrapalhasse muito os planos originais.
PARCEIROS
Mas calma, além do tráfego pago, esse lançamento ainda tinha outros dois objetivos!
O segundo deles era estabelecer parcerias.
A meta era conseguir 5 parceiros com as seguintes características:
- Atuassem na área de educação financeira / finanças;
- Usassem do Fórmula de Lançamento como modelo de negócios;
- Estivessem começando, assim como nós.
E não, não batemos a meta… Mas o resultado foi melhor do que estava previsto!
Ao decorrer do planejamento, confesso que foi difícil encontrar 5 pessoas / empresas que se adequassem aos critérios que tínhamos colocado.
No total, pesquisei cerca de 10 empresas/pessoas, sendo que dessas, apenas 4 estavam dentro do critério que havia sido proposto.
Uma delas encerrou suas atividades bem quando íamos fazer o convite…
Convidamos 3 e, dois deles aceitaram: o Marcelo Rubles e o Renan Diego.
Apesar do número abaixo do que tínhamos estabelecido, conseguimos montar um time com uma qualidade ímpar!
Nossos dois parceiros nos deram excelentes feedbacks e nos ajudaram muito a refletir sobre nossos resultados!
Nós conversamos bastante e também temos conseguido ajudar eles em suas trajetórias!
Tem sido uma troca de experiências fantástica, saindo bem melhor do que o planejado.
Por isso que nem sempre quantidade é qualidade…
PROJETOS SOCIAIS
E, por fim, nosso último objetivo nesse lançamento era iniciar nosso projeto social.
Nós montamos toda a estratégia que estava por trás dele um pouco em cima da hora, confesso! Mas ele rodou da maneira como planejamos.
Um marco importante dessa frente de atuação eram nossos potenciais multiplicadores (professores) se inscrevessem através de um formulário.
No total, nós tivemos 3 inscritos e, desses selecionamos 2 para fazer parte do nosso projeto.
O último passo, porém, teria que ser deles.
E não foi dado. Não sabemos dizer porque, mas mesmo tendo sido selecionados, eles não retornaram nosso contato.
Uma hipótese que levantamos, novamente, foi a questão da data: divulgamos o resultado na sexta-feira véspera de Carnaval, e eles tinham até a terça-feira de Carnaval para responder.
É possível até que eles não tenham acessado nossa resposta dentro do prazo…
Enfim… Só de ter montado toda essa estratégia e ter a clareza do que queremos de atuação em termos de projeto social, nos permitiu espalhar nossa ideia para outras pessoas que tem nos ajudado.
E quem sabe, muito em breve, eu volto para contar como essa frente tem dado certo!
BALANÇO FINAL
A sensação principal do nosso segundo lançamento interno foi ele ter passado.
Seja pelo acumulo de notícias ruins do período, seja pelo resultado abaixo do que esperávamos.
Como lidamos com toda essa frustração (olha eu de novo falando de bastidores…)
Primeiro, descansamos a cabeça. Como o Carnaval foi logo em seguida, nós ficamos cerca de 10 dias sem nos falar – propositalmente!
Nada de continuar colocando a mão na massa, nem culpar ninguém de nada.
Apenas descansamos e refletimos, cada um no seu canto, sobre tudo que aconteceu e o que poderíamos fazer para superar!
Em seguida, conversamos bastante!
Identificamos onde cometemos nossos erros, para melhorar na próxima vez;
Avaliamos o papel que cada um tem exercido dentro da empresa e o tempo dedicado;
Re-avaliamos nossas expectativas em relação aos rumos que temos tomado.
Esse olhar de cima da situação foi ótimo para nós! Conseguimos ficar novamente em paz com a nossa relação dedicação x resultado e seguir adiante!
E passou! Tudo nessa vida passa… Até as coisas ruins!
Já estamos prontos para o próximo desafio!