Tempo de leitura: 4 minutos
Desde que comecei a estudar empreendedores de sucesso escuto falar do tal do ritual matinal…
Em janeiro de 2017 comecei a usá-lo na minha vida, e de fato senti muitas mudanças positivas!! Até escrevi sobre a primeira versão do meu ritual matinal nesse post.
Essa primeira versão durou exatos 3 meses: de janeiro a março. Até que duas coisas aconteceram e eu acabei abandonando meu ritual matinal…
Esse post faz parte da Categoria Pri Nunes Produtiva, onde eu divido minhas experiências com técnicas de Produtividade. Acesse aqui para saber mais sobre elas!
PORQUE PERDI MEU RITUAL MATINAL
Uma delas já era esperada: o frio chegou! Passou a ser mais difícil pular da cama cedo e sair correndo. Cair na piscina então, mais difícil ainda…
Mas eu estava preparada psicologicamente para passar por essa fase – custasse o que custasse para meu corpo se acostumar!
Porém veio o segundo motivo: eu descobri que estava grávida.
Daí achei uma baita injustiça de minha parte… Porque eu sabia que sair para correr no frio e inventar de ficar pulando na piscina todo dia certamente me traria uma queda de resistência, antes de meu corpo se adaptar a esse novo ritmo.
E se fosse só eu tudo bem… Mas não achei justo ficar doente carregando mais alguém dentro de mim.
Então eu acabei por abandonar o ritual que havia começado no início do ano.
E parece que tudo aconteceu meio junto… A descoberta da gravidez, meu primeiro lançamento, férias do meu marido (e visitas em casa) e lá se foram 40 dias sem nenhuma rotina de manhã.
O corpo começou a sentir… Não apenas fisicamente, mas principalmente psicologicamente. O ritual matinal começou a me fazer muita falta, e por isso eu resolvi voltar!
RITUAL MATINAL REMODELADO
Então estudei mais um pouco (moving up e episódio 72 do ResumoCast) e restabeleci minhas atividades matinais. Hoje são:
- Levanto logo que meu marido sai para o trabalho, por volta das 7h30. Tá, confesso que tem dia eu me alongo (tô seguindo os conselhos de dormir enquanto eu posso!);
- Ao sair da cama, tomo dois copos de água com limão espremido. Impressionante como isso diminui o apetite durante todo o dia!
- Em seguida, hora do alongamento. São 10 minutos que estão ficando cada vez mais difíceis devido a barriga…
- 3-5 minutos na posição de cocoras;
- Posição de Awaker – 2 minutinhos agradecendo e recebendo energias do universo;
- Mantra: em frente ao espelho, falo meu mantra em voz alta!
- Meditação – 15 minutos de meditação guiada com o app do Headspace, feito com as filhas (uma na barriga e outra deitada no meu colo!);
- Abrir janelas, arrumar a cama, trocar de roupa (quando não trabalho de pijama até meio dia, que é a maior parte dos dias…);
- E, pra fechar, café da manhã! Frutas com iogurte e cereal.
Essa segunda versão do meu ritual matinal demora 1h mais ou menos, e me enche de energia para começar o dia de home office!
BENEFÍCIOS DO RITUAL MATINAL
Já posso dizer que meu ritual matinal virou hábito! E um hábito muito saudável!
É ótimo levantar sabendo exatamente o que eu vou fazer, sem pressa, curtindo o início do dia!
É gostoso exercitar o corpo logo cedo (nada como minha corridinha, mas ok!), e cuidar da mente!
Se você não tem e nunca experimentou um ritual matinal, recomendo que tente! Você vai sentir mudanças expressivas ao longo do seu dia, seja na sua energia, seja na sua disposição!
Meu maior desafio agora é manter esse ritual! A meta inicial é conseguir levá-lo até o final da gravidez e, depois disso, já tenho meu plano para quando o bebê nascer.
Eu sei que não vai ser fácil, que o tempo vai ficar restrito, mas pretendo continuar tendo um tempo para mim, para meu corpo e minha mente. Tenho certeza que vai ser bom para o bebê também…
Então no início de 2018 eu volto para contar como está sendo a experiência de ter (ou não) um ritual matinal com um recém-nascido!
Esse post faz parte da Categoria Pri Nunes Produtiva, onde eu divido minhas experiências com técnicas de Produtividade. Acesse aqui para saber mais sobre elas!