Tempo de leitura: 7 minutos
QUE PORRA É ESSA PRI?!?
É, não dava para começar esse post se não fosse com um palavrão… Pra ser tricoteiro e sinuqueiro tem que gostar de ouvir (e falar) alguns deles!
O Sinuca de Bicos e o Tricô de Pais são dois Podcasts que falam, respectivamente, sobre a maternidade real e a paternidade supimpa!
Mas não é simplesmente falar… É uma mistura de informação com humor, desabafo com orientação, pitacada com abraços…
É difícil identificar se é um podcast para aprender ou para rir… E na prática, rola de tudo!
Eu vim nesse post contar minha experiência com essas iniciativas incríveis que entraram com tudo na minha vida desde que eu descobri minha gravidez!
CONHECENDO O SINUCA E O TRICÔ
Eu estava lá no meu 3º – 4º mês de gestação quando pensei comigo: cedo ou tarde vou precisar estudar essa parada aí de ser mãe!
Mas minha agenda naquele momento não me permitia encaixar nada…
Então pensei: deve ter algum podcast falando sobre esse assunto… Tempo para ouvir eu ainda tenho!
Então joguei no google – podcast sobre maternidade, e lá me apareceu essas duas sugestões – que depois me direcionaram para o Paizinho Vírgula, que também é fantástico!
Adicionei no meu app de podcasts e, na próxima oportunidade (ou seja, a próxima vez que eu fui passar roupa), iniciei comecei a ouvir o Sinuca!
É… foi mais fácil começar por ele porque eu não ia mesmo me contentar em ouvir apenas a partir episódio atual. Precisava ouvir todos os anteriores, e o Sinuca naquele momento tinha uns 12 episódios – e o Tricô, mais de 30!
O primeiro episódio que eu ouvi já me apaixonei de cara! Era tudo que eu precisava!
Um podcast divertido, que me fazia espairecer, dar um pouco de risada, e ainda me ensinava muitas das coisas que eu estava procurando como mãe de primeira viagem!
Não demorou muito para eu abrir mais espaço na minha agenda para podacast – afinal, tinha (e ainda tenho!) uma lista longa para zerar os episódios!
Então além da minha companhia na hora de passar roupa, os podcasts invadiram meu horário de almoço e algumas faxinas também!
E, depois de uns dois meses ouvindo o Sinuca, eu dei início a maratona do Tricô – desde o 1º episódio, onde a diversão foi de novo garantida!
FONTE DE INFORMAÇÃO
Uma coisa que me impressionou quando comecei a entrar nesse mundo da maternidade é quão importante é ter informação – e como elas estão escondidas.
Não é no Pré-Natal e em nenhuma orientação mais oficial que você vai encontrar as melhores informações…
E também não vai ser na primeira busca no google.
Depois que eu comecei a ouvir o Sinuca e o Tricô, meu nível de informação que era zero começou a evoluir.
E, como eu já contei nesse post, decidi não fazer nenhum curso de gestante presencial – pois sabia que on line eu poderia encontrar informações de maior qualidade.
Porém… Havia um pequeno problema: eu não sabia sequer que perguntas precisava fazer para o google para começar minhas pesquisas!
Foi aí que esses podcasts viraram minha referência em tópicos de estudo!
Como eles são compostos basicamente de histórias de pais e mães, eles não abordam com profundidade estudos científicos sobre boas práticas de maternidade e paternidade.
Mas dão as dicas e, principalmente, o nome das técnicas que eu precisava para complementar minhas pesquisas no google.
Foi por ali que eu montei toda minha programação do meu curso on line de gestante e estudei tudo que eu achei necessário para a chegada da minha filha!
E, claro, ri e chorei em vários episódios… Porque não tem como não ser tocada ouvindo tantas histórias de episódios que você passará muito em breve.
Em especial o 1º episódio do Sinuca, sobre parto – que desencadeou minha primeira crise de choro!
O PODER DA COMUNIDADE
Ao longo da minha jornada empreendedora e, especialmente nos estudos do Fórmula de Lançamento, eu sempre ouvi muito falar sobre ter uma comunidade – colegas que estão passando a mesma situação que você.
E, em todos os cursos que participei, fiz parte de muitas comunidades que realmente fizeram a diferença na minha jornada – mesmo que minha participação seja bastante tímida nelas (não tenho muita paciência para acompanhar não…).
Agora, em nenhuma das experiências anteriores eu tive a sensação de comunidade que encontrei aqui nesses podcasts!
Como é incrível a conexão de pessoas com pensamento semelhante, em várias partes do mundo!
Pensamentos totalmente diferentes dos tradicionais, que precisam de esforço não apenas por buscar a melhor informação, passar por um convencimento interno do que é bom ou ruim para o seu filho, até vencer todos os pitacos de estar agindo de forma diferente da tradicional.
De longe, de todas as comunidades que eu participei nos últimos anos, essas duas foram as que eu mais me senti acolhida e as que mais agregaram para minha jornada materna!
Foi aqui que eu realmente senti o poder de ter uma comunidade – independente de conhecer ou não as pessoas que ali estão…
ESTUDANDO MATERNIDADE E EMPREENDEDORISMO JUNTO
É… Eu não posso negar que, além do conteúdo sobre maternidade que foi minha proposta ao ouvir esses podcasts, eu tive uma baita aula de empreendedorismo!
Especialmente no Tricô – onde ainda estou nos episódios iniciais e curtindo cada vitória que eles narram sobre ter ganhado ou não o concurso de start-up, a compra dos primeiros microfones, os desafios para dividir as tarefas entre os membros, a edição do podcast, etc…
Passando também pelo início nas mídias sociais, as comemorações de alcance, de avaliações, dos comentários e dos emails recebidos!
Impressionante a capacidade que esses podcasts tem de nos inserir na história deles, com simples citações e comemorando cada interação!
No episódio 22 do Sinuca elas encontraram meu blog e me citaram lá!! Sem eu ter ao menos me manifestado!
Confesso que essa experiência tem sido uma grande inspiração para aderir minha empresa ao mundo dos podcasts… Quem sabe em 2018 o Liberdade Financeira ganha um espacinho na podosfera!!
Outro aspecto muito legal que tenho vivenciado aqui é a questão do financiamento coletivo!
Tanto o Sinuca quanto o Tricô são iniciativas tocadas em paralelo pelos membros da equipe e eles usam do apoia-se para arrecadar recursos para melhorar a experiência!
Todos possuem ocupações paralelas (a maior parte deles ocupações profissionais) e todos tem muitas ocupações dentro de casa, para cuidar do(s) filho(s), e tocam em paralelo o projeto do Podcast – com muito humor e comprometimento!
Ninguém está ali por grana ou por realização profissional. É literalmente fazer o que ama. Se expor para informar e inspirar outras pessoas.
Compartilhar suas histórias com o intuito de mostrar quem nem todos estamos sozinhos na jornada e que, apesar das dificuldades, tudo vale a pena no final (e no caminho também)!
É uma rede de apoio fantástica, um abraço desconhecido apertado que te faz se sentir menos solitária nessa jornada maluca que é a maternidade.
E, mais do que recomendar para tentantes, gestantes e famílias já consolidadas, minha recomendação do Sinuca e do Tricô vai para qualquer pessoa que um dia pensa em ter uma família; ou para quem convive com crianças.
É fato: se eu soubesse tudo que gostaria de aprender sobre maternidade antes da minha filha nascer, eu tinha começado a estudar alguns anos antes… #ficaadica
Meus desejos finais: vida longa ao Sinuca e ao Tricô! Que eles transformem tantas vidas quanto tem transformado a minha!