Tempo de leitura: 2 minutos
Agora que já sabemos sobre a frequência na logística podemos dar mais um passo para entendermos os desafios da logística. Vamos abordar agora o desafio do trade-off, resultante da sazonalidade com a infraestrutura.
Lembra que eu comentei que atividades sazonais são aquelas que se repetem em determinados períodos? E dei o exemplo da soja, cuja colheita ocorre todo ano entre janeiro e abril?
Então, vamos pensar agora em toda a infraestrutura de transporte e armazenagem necessária para exportar essa soja. São necessários caminhões que realizam o transporte da lavoura até o armazém. Armazéns para secagem e padronização dos grãos. Terminais de transbordo para a troca de modal. Infraestrutura ferroviária e os equipamentos de transporte para o transporte da soja até o terminal portuário. Por fim, já no terminal portuário, a soja finalmente embarca no navio. A grande questão é: se a soja é colhida em apenas 4 meses do ano, o que fazer com toda essa infraestrutura e os equipamentos de transporte nos outros 8 meses restantes?
Mais que isso: sabemos que o volume de infraestrutura logística demandado no período de colheita é muito superior ao período de entressafra, logo, essa mesma infraestrutura deve ser dimensionada para o período de safra tornando-se ociosa nos demais períodos do ano?
Receba todos os episódios da Série
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente todos os episódios da L2M
Trade-off logístico
Chegamos no trade-off logístico: infraestrutura x sazonalidade. Como você deve imaginar, não é nada barato construir um porto e nem uma ferrovia. Como fazer para gerar um pay-back dessa infraestrutura sabendo que sua utilização em capacidade máxima ocorrerá apenas em 1/3 do ano?
A discussão é complexa e gera diversas soluções, cada uma aplicada a um determinado caso. Nesse exemplo da soja, eu tenho visto players utilizarem de duas soluções para aumentar a utilização da infraestrutura instalada:
1) Usam técnicas para aumentar o período de escoamento da soja. Técnicas como melhoramento genético, que além de permitir melhor adaptação da planta a pragas e doenças, permite também adequação do ciclo de plantio e colheita, fazendo com que esse período de colheita possa ser melhor distribuído ao longo do ano. Outra técnica é a utilização da infraestrutura de armazenagem que, com condições adequadas de temperatura e secagem, permite um escoamento mais linear da produção.
2) A segunda solução é a utilização da infraestrutura logística para escoamento de produtos substitutos, cujos ciclos ocorrem em intervalos da soja – o milho por exemplo.
Nesse sentido, toda operação logística sazonal irá gerar o trade-off entre infraestrutura x operação sazonal que gera payback em apenas alguns períodos do ano. Cabe aos profissionais de logística encontrarem soluções que permitam melhor utilização da infraestrutura e dos equipamentos utilizados para aumentar a eficiência da operação.
Nos vemos nos próximos 2 minutinhos! Até lá!
Receba todos os episódios da Série
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente todos os episódios da L2M