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No minuto passado eu apresentei os principais modais de transporte e disse que, embora um modal possa receber muitos equipamentos de transporte, um mesmo equipamento de transporte não pode migrar de modal.
Essa premissa básica introduz dois assuntos: terminais de transbordo e contêineres. Nesse post vou falar sobre os terminais de transbordo.
O QUE É E PARA QUE SERVE UM TERMINAL DE TRANSBORDO?
Intuitivamente o próprio nome já dá uma pista de que é um local onde é feito transbordo, que significa passar as “coisas” de um modal de transporte para o outro.
Como passageiros do modal rodoviário, quando vamos mudar de equipamento de transporte passamos por um transbordo rodoviário. Por exemplo, quando vamos pegar um ônibus, nos dirigimos a um ponto de ônibus, a um terminal ou a uma rodoviária.
Já quando utilizamos o modal aéreo, o terminal de transbordo que utilizamos é o aeroporto.
Note que, em ambos os terminais descritos, a função é muito similar: oferece ao passageiro uma infraestrutura de espera, com o objetivo de juntar os passageiros com origens diversas mas que entrarão no mesmo equipamento de transporte na hora definida. Esses terminais nada mais fazem conosco do que agregar a carga de passageiros que será transportada, ou seja, prestam um serviço de armazenagem.
Raciocínio muito parecido ocorre com os terminais de transbordo de mercadorias. No Brasil, existem terminais ferroviários, hidroviários e dutoviários.
Vamos pegar como exemplo o modal ferroviário, para o transporte de açúcar. Esse terminal de transbordo é equipado com moegas (que são ralos gigantes) onde o caminhão descarrega o açúcar. Essas moegas direcionam o açúcar por meio de esteiras para os armazéns que, novamente por meio de esteiras irão levar o produto até o trem.
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A pergunta que eu te faço é: por qual motivo precisamos levar a carga para um terminal de transbordo ao invés de coloca-la direto no trem?
A resposta é simples: por questões de escala e horário. Você, quando anda de avião, anda sozinho no avião a qualquer hora? Então, para a carga o raciocínio é o mesmo.
Vamos fazer uma conta rápida e arredondada: se um vagão carrega 90 toneladas e essa quantidade é transportada por caminhões de capacidade média de 30 toneladas, logo, precisamos de 3 caminhões para encher um vagão. Se um trem tem composição média de 60 vagões, são necessários então 180 caminhões para transportar todo o volume de um trem. Agora, imagine 180 caminhões descarregando simultaneamente para colocar esse produto dentro do trem… Operação complicada essa, não?! Por esse motivo que existem os terminais de transbordo!
Os terminais portuários também funcionam como terminais de transbordo. O objetivo de reunir a carga para ser colocada dentro do navio obedece exatamente a mesma lógica.
Nesse sentido, os terminais de transbordo possuem função direta de armazenamento da mercadoria para formação de lote. Pelo fato da capacidade de armazenagem dessas instalações geralmente ser grande, elas também são usadas com a função de gerar estoque, mas essa não é a principal função de um terminal de transbordo. Na verdade, quanto mais giro, isso é, quanto mais carga entrar em sair do terminal de transbordo, mais eficiente será sua operação e também sua receita. Nós como passageiro pagamos a tarifa de embarque ao aeroporto e a rodoviária, independente de quanto tempo ficamos ali aguardando ou dos serviços que utilizamos na instalação – mas as mercadorias pagam por tempo de permanência.
Espero que tenha ficado claro para você o que é e para que serve um terminal de transbordo!
No próximo post, vou falar sobre contêiner. Até lá!
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Obrigado por compartilhar! Eu realmente aprendi muito.
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Sou a Marina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.