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Nesse minuto eu vou apresentar os principais tipos de carga (mercadorias), com suas respectivas nomenclaturas, utilizado por profissionais de logística.
Por quê precisamos entender que as cargas tem tipos diferentes?
Quando você organiza uma viagem para você sozinho é igual a quando você organiza uma viagem para toda a família? Seu deslocamento no aeroporto sozinho é o mesmo deslocamento de uma pessoa que possui dificuldade de locomoção?
Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, então você consegue entender que cada tipo de carga possui suas peculiaridades e a operação logística tem que considerá-las.
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São 6 os principais tipos de carga:
- Granel sólido mineral (GSM)
- Granel sólido agrícola (GSA)
- Granel líquido combustível (GLC)
- Granel líquido agrícola (GLA)
- Carga geral (CG)
- Cargas conteinerizadas (Contêiner).
CARGA A GRANEL
A carga a granel é aquela que é transportada sem nenhuma embalagem. No formato sólido, ela é constituída de partículas sólidas podendo ser de origem mineral (minério de ferro, alumina e bauxita, carvão mineral) ou agrícola (soja, farelo de soja, milho, açúcar, café).
Quando a carga a granel encontra-se no formato líquido, ela se adéqua ao equipamento de transporte. Granéis líquidos combustíveis são combustíveis, como o próprio nome já diz: derivados de petróleo, petróleo e etanol. Já os granéis líquidos agrícolas são oriundos de origem vegetal e servem para consumo humano, podendo ser usado como exemplo o suco de laranja e o óleo de soja.
Na maior parte das operações logísticas a granel, a mercadoria em si ainda está em formato de matéria-prima. Ou seja, a mercadoria passará por mais algum tipo de industrialização antes de ser consumida. O açúcar exportado a granel, por exemplo, passa por todo um processo de refinamento antes de virar o açúcar que adoçará um cafezinho na China.
CARGA GERAL
O 5º tipo de carga é a carga geral. Nesse grupo, estão classificadas cargas de volume unitário grande e também de alta densidade. Como exemplo, podemos citar os produtos siderúrgicos, a celulose e os veículos.
CARGA CONTÊINERIZADA
Por fim, a carga conteinerizada é aquela realizada através do contêiner – como já foi explicado no minuto passado.
Depois de conhecer um pouco mais sobre os tipos de carga, é possível imaginar que cada um deles possui peculiaridades distintas de operações de transporte e armazenagem. Um equipamento que movimenta contêiner no porto não é o mesmo que coloca o granel sólido mineral no porão do navio. O caminhão que transporte gasolina é complemente diferente daquele que transporta celulose. Até mesmo um avião que cargueiro é bastante diferente daquele que nós, como passageiros, estamos habituados a viajar.
Nesse sentido, conhecer bem a “coisa” cuja logística estudamos, é um passos bastante significativo, tão grande quanto saber o local certo e a hora certa!
Você conhece bem a carga com que trabalha? Deixe aqui nos comentários!
Nos vemos no próximo minutinho. Até lá!
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Você podia da uma enfase em cada tópico , ficou meio vago !