Tempo de leitura: 14 minutos
12 DE SETEMBRO DE 2017: UM ANO DO BLOG PRI NUNES!!
Uauuu!! Comemorar 1 ano de blog é bárbaro!! Ainda mais quando eu vejo que tantos outros projetos, tanto meus quanto de tanta gente que eu conheço acabam morrendo em bem menos tempo do que isso…
Como não podia deixar de ser, esse post veio contar um pouquinho como foi a história desse primeiro ano de blog Pri Nunes!
Também estou contando alguns marcos importantes do blog e algumas curiosidades! Ficou longo, mas se você gosta de acompanhar a minha história, vale a pena conferir!!
Esse post faz parte da categoria Empreendedora Digital, onde eu divido os bastidores da minha experiência no empreendedorismo e, especialmente, no empreendedorismo digital através do Fórmula de Lançamento. Para ver outros posts dessa categoria, clique aqui.
COMO TUDO COMEÇOU
Não, definitivamente o blog não começou com o objetivo de ser um blog… Foi uma feliz coincidência!
Apesar de eu gostar muito de escrever, nunca pensei que teria um blog…
Quando eu era mais nova minha irmã tinha um blog (não um, mas vários), e eu achava um pouco invasivo essa coisa de ficar escrevendo sobre sua vida, sua rotina… Mas as impressões mudam!
O Pri Nunes não nasceu com o objetivo de ser um blog. Ele nasceu para abrigar a série: “Logística em 2 minutos“, apelidada de L2M.
Meu objetivo era desenvolver meu primeiro projeto dentro do empreendedorismo digital na área de logística.
Embora a série fosse no formato de vídeo, eu queria ter um lugar só meu para divulgar esses vídeos – e não ficar refém apenas do Youtube.
Além disso, eu não sou especialista em gravar vídeos e, todos eles tinham que ter um roteirinho escrito por trás…
Já que eu já estava mesmo escrevendo, porque não colocar isso em formato de post também?! Até porque ajuda na busca do google!!
O dia 12 de setembro de 2016 foi o dia que o 1º episódio da série L2M foi ao ar, e portanto que eu considero o aniversário do blog!
Você pode estar se perguntando: mas se a série era de logística, porque ela tinha um domínio que nada tem a ver com logística?
Eu me fiz essa pergunta milhões de vezes antes de tomar essa decisão…
Dentro de tudo que eu já tinha estudado de marketing digital, e da tendência cada vez maior de pessoas se comunicarem com pessoas e não com empresas, eu decidi abrigar a L2M dentro de uma estrutura minha como pessoa.
E definitivamente essa foi uma decisão muito acertada! Se eu tivesse ido para um domínio como logísticaem2minutos.com.br provavelmente esse blog não existiria hoje… E eu não estaria comemorando 1 ano de blog!
Eu nem conseguiria estar colhendo os frutos que a L2M ainda me traz…
Mas enfim, a L2M foi o marco inicial… Como isso continuou?
Continuou a partir do momento que eu produzia os episódios e não me contentava em apenas gravar e divulgá-los: eu queria também contar sobre os bastidores!
Queria contar como era a forma que eu estruturava a gravação, sobre o que eu estava aprendendo e sobre os resultados que eu estava atingindo!
Junto com a série L2M nasceu também a categoria “Meus Bastidores“, onde eu contava como eu fazia tudo isso acontecer!
Era bem legal escrever esses posts de bastidores e, com o passar do tempo, eu fui vendo que eles também eram os preferidos pela minha audiência – que vamos combinar, não era muito da área de logística…
POST DO DIA DOS PROFESSORES
O post que eu publiquei no dia 15 de outubro de 2016 foi um marco para mim.
Estava eu “facebookeando” e inconformada com as comemorações dos dias dos professores.
Então resolvi escrever toda minha revolta num post. Foi o primeiro post fora do padrão que eu escrevi, e foi muito legal!
Quando eu terminei, eu tive uma sensação muito gostosa! Tipo aquela que eu sentia quando escrevia uma redação top no colegial!
Um orgulho enorme do conteúdo que eu tinha produzido!
E isso ascendeu um alerta dentro de mim: preciso escrever mais minha opinião sobre determinados assuntos.
Como boa nerd que sou, resolvi continuar nessa linha de educação.
Nessa altura do campeonato (out/nov de 2016) já tinha feito mais de 10 cursos on line.
E pra mim autodidatismo é assim: uma coisa é você consumir o material (ler, escutar ou assistir). Outra coisa é você estudar o material.
Estudar pra mim significa escrever, fazer um resumo, explicar para outra pessoa, enfim, tirar as conclusões com as minhas próprias palavras do que eu achei do material que consumi.
Estudar para mim é totalmente diferente de consumir um conteúdo.
E eu estava até o momento consumindo conteúdo… Dependendo do material até fazia algumas anotações no meu caderninho mas, desde que decidi abrir essa frente no blog, passei a de fato estudar!
Sim, eu sou nerd… Adoro estudar e dividir minha opinião sobre o conteúdo que eu aprendo!
Assim nasceu a categoria que hoje chamo de Pri Nunes Nerd. Lá, eu reúno os posts que escrevo sobre coisas que estudei, em especial cursos on line.
Também falo sobre os cursos que eu participei, faço algumas análises mais nerds e discuto sobre assuntos voltados ao empreendedorismo digital.
Mesmo que esse conteúdo tenha nascido em novembro de 2016, foi apenas em fevereiro de 2017 que ele tomou essa forma de “Pri Nunes Nerd”. Houve um outro marco antes disso…
ENCERRANDO A CARREIRA DE LOGÍSTICA
Os posts do Pri Nunes Nerd estava indo muito bem, começando a aparecer na primeira página do google e gente de todo canto vinha perguntar minha opinião sobre determinados cursos.
A série L2M estava indo de vento em poupa e começando a dar seus primeiros frutos.
Foi justamente por esses frutos que eu estava colhendo que, em dezembro de 2017 me caiu a ficha que eu não queria mais trabalhar com logística.
Eu contei isso em detalhes nesse post, mas resumindo: a logística não fazia mais meu coração bater.
Eu entendi de uma vez por todas que a logística apareceu na minha vida em formato de oportunidades que eu fui abraçando, mas não que eu fui escolhendo ativamente.
Eu queria fazer algo pelo qual meu coração batia – e eu ainda não sabia o que era. Mas, definitivamente, sabia que não era logística.
Um mix de indecisão e frustração preencheu minha virada de ano… Bem quando as coisas começaram a dar certo eu havia desistido… E, pior ainda, sem saber o que viria em seguida…
Lá estava o blog Pri Nunes, sem mais conteúdo para ser postado… A L2M tinha acabado e eu já tinha escrito sobre todos os cursos que havia feito.
BLOG VIRANDO BLOG
Foi então que, em janeiro de 2017, eu resolvi escrever sobre todas essas decisões que habitavam a minha cabeça.
Esse processo de autoconhecimento que eu estava passando já havia um ano e que tinha se intensificado ainda mais com a desistência da área de logística mexeu muito comigo.
E eu resolvi externalizar isso através de posts.
Também não foi algo muito pensado e calculado – eu apenas comecei a tomar gosto por compartilhar, principalmente nas mídias sociais, o porque eu estava mudando meu rumo profissional.
O resultado?! Um sucesso tremendo!
Quando eu comecei a contar sobre minha vida, minhas decisões, o que me levou a seguir determinado caminho, o número de acessos dos meus posts aumentou muito!
Conhecidos que não tem proximidade comigo vieram me elogiar pela minha coragem, dizer que se inspiravam na minha história.
Pessoas que eu nunca vi na vida começaram a me enviar emails falando sobre como os posts que eu escrevia mudaram a percepção delas sobre um determinado assunto.
Escrever sobre mim passou a ser um benefício duplo: me ajudava a organizar meu raciocínio, a pensar mais sobre minhas decisões; e ao mesmo tempo inspirava outras pessoas a tomarem decisões importantes em suas vidas!
Foi então no início de 2017 que eu separei as categorias “Meus bastidores“, que passaram então a falar exclusivamente de mim; do “Pri Nunes Nerd“, que ficou voltado aos cursos e eventos que eu realizo.
Interessante que, nessa mesma época, eu entendi o quanto eu realmente gostava de escrever no blog!
Desde o início de 2017, eu dedico cerca de 10h a 15h horas semanais nessa atividade – e tenho vontade de não parar mais…
Cada post que eu escrevo eu tenho vontade de escrever mais um… Eu sempre tenho uma lista de uns 15 posts que já estão pensados, só ainda não estão escritos…
E quando eu falo das atividades do blog, me refiro tanto a produção dos posts em si, quanto a programação das postagens nas mídias sociais (fanpage e instagram).
ME REENCONTRANDO NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Se você acompanhar minha história sabe que, em março de 2017 eu iniciei minha start-up de educação financeira, o Liberdade Financeira, junto com dois sócios.
É… fui da logística para a educação financeira em alguns meses!
Mas sabe o que eu descobri?! Que inconscientemente eu já estava há anos na educação financeira!
Quando parei para contar quantos posts eu tinha apenas falando de dinheiro, me toquei que já era mais de 10% do meu conteúdo…
Nasceu então a categoria “Pri Nunes Investidora“, onde eu divido minhas experiências pessoais nessa área.
Mas não parou por aí… Nasceu também o Método Liberdade Financeira, onde eu escrevo (muitos!) artigos sobre educação financeira!
Se eu tinha um blog para administrar, hoje tenho 2! Se eu escrevia 2 posts por semana, hoje escrevo uns 6…
E agora sim com foco no que eu amo fazer da vida: cuidar do meu dinheiro e ensinar isso para outras pessoas.
Conquistar minha liberdade financeira passou a ser uma meta muito evidente no meu dia-a-dia, e eu tenho dividido lá no Liberdade Financeira diversos passos que estou dando nesse rumo!
Se você ainda não conferiu, vale a pena dar uma olhada – e você vai ver que minha linguagem leve e simples está lá também!
MAMÃE PRI NUNES
E, fechando com chave de ouro as categorias do blog, nasceu também uma mamãe…
Nessa altura do campeonato, em abril de 2017, quando descobri minha gravidez, já era inevitável para mim dividir essas conquistas pelo blog…
E agora não eram só os benefícios de me ajudar a tomar minhas decisões escrevendo, inspirar outras futuras mamães e deixar outras pessoas participarem desse meu momento de vida…
O Mamãe Pri Nunes está sendo construído para minha filha!
Em algum momento eu tive contato com algumas folhas de caderno que minha mãe escreveu no dia que eu nasci. Foi emocionante demais ler aquilo!
Esse ano em especial eu investiguei minha família inteira, pai, mãe, avós, tios para saber mais sobre minha infância, sobre como os acontecimentos quando eu era criança me moldaram para quem eu sou hoje.
A busca por autoconhecimento passa por esse resgate, é inevitável…
E eu resolvi deixar esse processo adiantado para minha filha… Assim quando ela crescer, aprender a ler, e estiver passando por esse momento de resgate, ela vai poder ver tudo que eu pensava e passei com ela desde o momento que ela foi gerada!
É por isso que 1 ano de blog é só o começo… Essa é uma sementinha que eu estou plantando hoje, para dar seus frutos daqui 15, 30 anos!
PRI, MAS O QUE VOCÊ GANHA COM O BLOG?
Se você me disse que gasta 10h-15h por semana, tem que ganhar algo em troca, não é mesmo?!
Não, não é… nem tudo na vida a gente faz por dinheiro.
Eu não ganho 1 real com o blog; pelo contrário, tenho os custos de domínio e hospedagem dele, além do tempo que eu deixo de fazer outras coisas para abastecê-lo.
Mas dinheiro nenhum paga a felicidade que eu sinto quando recebo mensagens de pessoas que eu inspirei pela minha história, por um dos meus posts.
Dinheiro algum paga minha alegria de ficar horas e horas escrevendo sobre o que está acontecendo comigo e saber que eu vou atingir muita gente que está precisando ler isso!
Dinheiro nenhum paga as horas que eu mesma fico babando ao ler meus posts antigos… Reviver minhas decisões, ver o quanto eu evolui em todo esse processo!
E olha que eu poderia sim monetizar o blog…
Poderia colocar vários anúncios, seja no blog seja no canal do Youtube;
Poderia trabalhar como afiliada dos cursos que eu acabo fazendo uma divulgação gratuita;
Poderia fazer uma melhor utilização da minha lista de emails, que já ultrapassa 100 pessoas que mensalmente recebem uma atualização da minha vida…
Poderia e, pra ser sincera, até queria – não pelo dinheiro em si, mas por saber que estruturando melhor algumas dessas áreas eu conseguiria ter um alcance ainda maior do meu conteúdo, que hoje é apenas orgânico.
Porém… Isso não é prioridade na minha vida hoje!
Pessoalmente estou me preparando para uma das viagens mais intensas que é ter um recém nascido em minhas mãos; e, profissionalmente, estou consolidando minha empresa, meu método.
ENTÃO QUAIS SÃO OS PRÓXIMOS PASSOS DO PRI NUNES?
Por incrível que pareça, nessa área de minha vida eu não tenho planos mirabolantes…
Se eu tivesse mais tempo e mais recurso, investiria em alguns dos pontos que comentei!
Até porque eu amo gerar conteúdo, mas não morro tanto de amores por escrever propriamente dito…
Em um banho, eu escrevo mentalmente 3 posts, que ficam semanas na minha lista para serem escritos de fato no blog…
Quem sabe um dia eu não tenho uma pessoa para quem eu envio um áudio com o conteúdo do post e ela escreve ele para mim?!
Aproveita e escolhe umas fotos mais bonitas do que as que eu tenho paciência para procurar…
E também consegue organizar melhor minhas métricas para eu saber quais páginas estão mais bem rankeadas no google; e quais posts tem mais acesso quando eu divulgo…
Sonhar ainda é de graça, certo?! No dia que eu tiver prioridade de tempo e financeira eu subo esse sonho para o topo da minha lista!
Por enquanto, vou ficar muito feliz de fazer mais aniversários “ativos” do meu blog, isso é, não deixar ele morrer!
A fase de vida que eu estou entrando tem tudo para que isso aconteça… Por isso será uma vitória para mim conseguir manter o ritmo que eu já adquiri e continuar postando de 6 a 8 vezes por mês.
Eu espero daqui 1 ano estar comemorando o aniversário de 2 anos do blog, mesmo que ele tenha tido poucas mudanças até lá…
Mesmo que eu apenas consiga dividir minhas experiências da maternidade…
Mesmo que meu engajamento nas mídias sociais diminua…
Consistência faz parte da atividade do empreendedor, e essa é minha meta para o Pri Nunes.
Os sonhos eu deixo engavetados por enquanto… Um dia quem sabe eu tiro eles do papel.
Até porque… esse é só meu primeiro aniversário!!
Parabéns, Pri Nunes!!