Tempo de leitura: 2 minutos
VOCÊ NOTA DIFERENÇA ENTRE OS AEROPORTOS ADMINISTRADOS PELA INICIATIVA PRIVADA E AQUELES ADMINISTRADOS PELA INICIATIVA PÚBLICA?
Se você viaja de avião pelo Brasil, deve notar uma grande diferença entre os aeroportos concedidos e aqueles administrados pelo governo (Infraero).
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Nos minutinhos passados, eu falei sobre algumas infraestruturas logísticas serem bens públicos (como o aeroporto) e porque elas são concedidas para a iniciativa privada.
FASES DAS CONCESSÕES AEROPORTUÁRIAS
No caso dos aeroportos o histórico de concessão é recente e dividido em 4 fases.
É preciso destacar que a Copa do Mundo de 2014 foi um grande empurrão para que esse processo de fato acontecesse no país.
1a FASE
O aeroporto de São Gonçalo do Amarante, em Natal, foi o piloto do processo. Com leilão realizado em agosto de 2011, o vencedor (Consórcio Inframérica) iniciou as operações em janeiro de 2012.
2a FASE
Em 2012, ocorreram os leilões e início das concessões dos seguintes aeroportos:
- Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek, também administrado pelo Consórcio Inframérica;
- Aeroporto Internacional de Guarulhos André Franco Montoro, administrado pelo Consórcio Invepar;
- E o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, administrado pelo Consórcio Aeroportos Brasil.
3a FASE
Em 2013 foram realizados os leilões dos seguintes aeroportos, que começaram a ser operados pela iniciativa privada em 2014:
- Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Galeão Antonio Carlos Jobim, administrado pelo Consórcio do Futuro;
- Aeroporto Internacional Tancredo Neves Confins, em Minas Gerais, administrado pelo Consórcio Aero Brasil.
4a FASE
Essa fase ainda não aconteceu e está sendo influenciada pelos impasses políticos de troca de governo (Dilma e Temer).
Estão previstas concessões para os aeroportos de Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e Fortaleza.
DO LADO DO GOVERNO…
Eu citei todas as empresas privadas que administram aeroportos atualmente no Brasil.
Todas elas assinaram contratos com o governo na esfera federal, representado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Todos esses contratos e outras informações adicionais podem ser consultados no próprio site da ANAC, na parte de concessões.
E O USUÁRIO?!
Essa é a pergunta que eu te faço! Você já passou por algum desses 6 aeroportos concedidos antes e depois da concessão?!
O que mudou, na sua visão?
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