Tempo de leitura: 4 minutos
O QUE É UM FRETE DE RETORNO?
Nesse post o objetivo é explorar o conceito de frete de retorno. Lembra que, lá atrás, eu disse que logística é fazer com que as coisas cheguem no lugar certo, na hora certa e com o menor custo possível?? Nessa linha de raciocínio, essa operação nos indica uma atividade de ida.
Por exemplo: um caminhão bitrem precisa transportar açúcar de Ribeirão Preto para o porto de Santos (local certo). Ele parte da sua origem no dia X e descarrega no seu destino no dia X+1. Essa é a atividade logística de transporte que esse caminhão cumpriu com eficiência.
Depois de descarregado, o caminhão precisa voltar para Ribeirão Preto para pegar outro lote de açúcar e continuar o transporte. Essa volta acontece vazia, ou como é dito no mercado “batendo lata”. É aí que entra o frete de retorno: ao invés do caminhão voltar vazio, ele pode conseguir um frete de retorno para também monetizar o caminho de volta.
Receba todos os episódios da Série
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente todos os episódios da L2M
3 FATORES QUE VIABILIZAM O FRETE DE RETORNO
- Compatibilidade de veículo – ou seja, tanto a carga principal quanto a carga de retorno precisam dividir o mesmo veículo e, se possível, com o mínimo de higienização, aumentando a eficiência da operação de carregamento e transporte;
- Compatibilidade de origens e destinos. A carga de retorno precisa ter um destino próximo do local onde o caminhão terá que carregar novamente. Nesse exemplo, de nada adianta uma oportunidade de frete de retorno de Santos para Maringá, por exemplo, já que o trajeto é na direção oposta de Ribeirão Preto.
- Compatibilidade de horários. As cargas precisam estar disponíveis no momento correto para viabilizar a operação de retorno dos veículos vazios. Considerando naquele exemplo que o veículo descarregou no dia D+1, não adianta ele ficar esperando o frete de retorno no dia D+5, pois daí ele já teria conseguido voltar para Ribeirão e carregar açúcar novamente. O ideal é que o frete de retorno esteja disponível no dia D+1 ou D+2 no máximo.
Não, não é fácil realizar uma operação de frete de retorno. Mas isso pode potencializar muito os ganhos da operação pois, além do frete de retorno ser uma receita monetária adicional ao que já seria ganho, ele vai cobrir também os custos (de combustível, pedágio e manutenção) da volta do veículo, que anteriormente teriam que ser pagas pelo frete de ida.
CARGA DE RETORNO NOS GRANÉIS SÓLIDOS AGRÍCOLAS
Nos graneis sólidos agrícolas, a carga de retorno tradicional é o fertilizante. É muito comum observar operações de veículos que carregam produtos para exportação (soja, milho e açúcar) retornando com fertilizantes. Via de regra, essa é uma preocupação que quem tem é o transportador, ou o dono do veículo. Os embarcadores (donos da carga) não necessariamente estão preocupados em otimizar esse tipo de operação.
Atualmente existem vários sites e aplicativos de anúncios de frete, de onde se pode viabilizar uma oportunidade de frete de retorno. Eu optei por não trazer nenhum aqui pois, como disse anteriormente, vai depender muito do tipo de veículo que você possui. Mas basta digitar no Google que você vai encontrar várias opções disponíveis e quem sabe uma pode te ajudar a potencializar sua atividade de transporte!
FRETE DE RETORNO COMO PASSAGEIROS
Apenas como curiosidade, vamos entender como funciona essa dinâmica com passageiros em rotas aéreas. Vamos pensar, por exemplo, em um feriado como o de Carnaval, e um destino bastante procurado no Brasil como Salvador. Você já parou para analisar como é caro as passagens de qualquer lugar do Brasil para Salvador na sexta-feira véspera de carnaval e, simultaneamente, como é barato as passagens saindo de Salvador nessa mesma sexta-feira??
No modal aéreo, as companhias aéreas conseguem equilibrar o “frete de retorno”, ou seja, a volta da aeronave a partir de políticas de precificação.
Nesse mesmo exemplo, você já deve ter notado diferenças absurdas de preço entre voltar do feriado de Carnaval na quarta-feira de cinzas ou na quinta-feira. Essa política de precificação é realizada de maneira que, quem possui alguma flexibilidade de “hora certa” possa aproveitar melhores oportunidades de preços.
Nos vemos nos próximos minutinhos! Até lá!
Receba todos os episódios da Série
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente todos os episódios da L2M
Link permanente
Olá, muito Bom… Parabéns!
Link permanente
Obrigada!
Link permanente
Legal!
Link permanente
SHOW!
Link permanente
Legal! Parabéns.