Tempo de leitura: 2 minutos
CORTE, CARREGAMENTO E TRANSPORTE
Nesse 25º post (estamos nos aproximando no final da série…), vou falar sobre a logística de CCT, termo muito utilizado nas atividades agrícolas.
CCT significa corte, carregamento e transporte e é utilizado para denominar a atividade de retirar mercadorias (em formato de matéria prima) do solo e levar para a unidade de processamento, que é o destino final dessa etapa do processo produtivo.
Esse termo é utilizado em várias culturas agrícolas e, no Brasil especificamente, muito empregado para a cultura de cana-de-açúcar, soja e milho. Como nos demais temas, essa discussão é bastante ampla então vou fazer uma análise bastante superficial e, se você quiser saber mais sobre isso, deixe aqui nos comentários!
Esse tema é mais fácil mostrar do que falar… e eu tirei desses vídeos algumas imagens:
CCT de soja na fazenda Boa Esperança (MT)
CCT do milho em Sinop (MT)
CCT de cana de açúcar em Batatais (SP)
Receba todos os episódios da Série
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente todos os episódios da L2M
DIMENSÃO DA LOGÍSTICA DE CCT
Só pra você ter uma dimensão do que estamos falando, o Brasil possui mais de 70 milhões hectares (ha) de área agrícola. Desses, aproximadamente 10 milhões estão plantados com cana-de-açúcar, mais de 30 milhões com soja e cerca de 15 milhões com milho (essas três culturas representam quase 80% de toda a área plantada no país).
1 hectare representa 10 mil m², que é a medida aproximada de um campo de futebol. Ou seja, só dessas 3 culturas estamos falando de aproximadamente de 55 milhões de campos de futebol.
Essa “pequena” quantidade precisa, anualmente (frequência sazonal), ser colhida, carregada e transportada para as indústrias de beneficiamento, que no caso da cana é a usina e no caso do milho e da soja são os armazéns de secagem e padronização e também as fábricas esmagadoras.
TEMAS DA LOGÍSTICA DE CCT
Temas muito discutidos na logística de CCT são:
– mecanização de todo o processo;
– definição do melhor momento da colheita, aproveitando as características agrícolas dos produtos;
– deslocamento de equipamentos de CCT para a área agrícola;
– alocação de equipe em turnos (muitas colheitas ocorrem 24h/dia);
– filas de veículos para descarga na indústria.
Os profissionais da área de logística de CCT tem um trabalho árduo para levar, anualmente, as quase 100 milhões de toneladas de soja, 70 milhões de milho e (pasmem!) mais de 650 milhões de toneladas de cana-de-açúcar para as indústrias no Brasil.
Mas isso é o que garante grande parte da nossa exportação e claro, do nosso consumo interno de açúcar, etanol, soja e milho – seja em formato bruto, seja através do nosso consumo de carnes, frangos e porcos que se alimentam de rações feitas com esses produtos.
Ficou impressionado com o tamanho disso?? Deixe aqui nos comentários!
Nos vemos nos próximos 2 minutinhos! Até lá!
PS: todos os dados numéricos foram retirados do IBGE.
Receba todos os episódios da Série
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente todos os episódios da L2M