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CHEGOU A HORA DE MUDAR DE ESTRATÉGIA DENTRO DO LIBERDADE FINANCEIRA
Sabe que aqui é direto e reto ao ponto né…
Antes que você pense que eu desisti de usar o Fórmula de Lançamento, já vou adiantando que não…
Gosto muito dessa estratégia de negócio e continuo usando uma parte ampla dele – inclusive no negócio digital que eu parei de usá-lo por completo.
Eu não sei se você sabe, mas hoje eu gerencio três negócios digitais:
- Este blog, onde eu nunca usei lançamentos;
- O Viajando Comigo Mesmo, que começou e continua usando o FL como estratégia de negócios;
- E o Método Liberdade Financeira, que é o negócio digital que eu comecei usando a estratégia do FL mas decidi parar.
E neste post vim contar os motivos que me fizeram desistir de usar o FL no Liberdade Financeira. Fica comigo até o fim para entender tudo direitinho!
Esse post faz parte da categoria Empreendedora Digital, onde eu divido os bastidores da minha experiência no empreendedorismo e, especialmente, no empreendedorismo digital através do Fórmula de Lançamento. Para ver outros posts dessa categoria, clique aqui.
COMO EU USAVA O FL NO LF
É, não era só no trocadilho… LF, FL…
O Liberdade Financeira começou com o objetivo de usar o modelo de negócios do Fórmula de Lançamento.
E usamos! Eu e meus sócios estudamos o FL a fundo e aplicamos tudo que conseguimos aplicar.
Foi 1 ano e 3 meses usando este modelo de negócios, 4 lançamentos no formato sugerido pelo FL.
Não vou me aprofundar mais em como foi o passado porque já descrevi ele em alguns posts. Estou deixando a relação desses posts aqui caso você tenha interesse em conhecer bem os bastidores dos meus lançamentos:
- Os bastidores do meu 1º lançamento
- Resultados do meu primeiro lançamento
- Nenhum plano sobrevive ao campo de batalhas
- Empilhamento de Lançamentos: criação da lista
- Empilhamento de Lançamentos: o Lançamento em si
- Empilhamento de Lançamentos: nosso curso!!
- Expectativas e Resultados do nosso Lançamento Interno
- Bastidores do Segundo Lançamento
- Resultados do meu Segundo Lançamento Interno
RESULTADOS OBTIDOS USANDO O FL
Também não foi por falta de resultado que nós optamos por deixar de usar o modelo de lançamento – mas isso influenciou nossa decisão.
Nós tivemos sim resultado com nossos lançamentos. Porém, nos últimos lançamentos os resultados começaram a ser bem abaixo do que gostaríamos.
Financeiramente dizendo, nós empatamos.
Tudo que investimos no lançamento nós conseguimos faturar. Só que não sobrou nada para nós – ou seja, nossas horas investidas aqui não foram remuneradas. E foram muitas horas!
Mas o resultado financeiro em si (ou a ausência dele) não foi o que mais nos chateou e nos fez tomar nossa decisão.
Na verdade, vendo histórias de muitos empreendedores, entendemos que o “zero a zero” em um negócio de 1 ano é até bom!
Quantas e quantas pessoas vemos que, além de aplicar seu próprio tempo no negócio, ainda fazem investimentos financeiros elevados que não conseguem retorno…
Por isso, definitivamente, não foram os resultados que nos fizeram tomar nossa decisão.
O QUE DEU ERRADO ENTÃO?
Nós tínhamos uma expectativa que não foi atingida durante os nossos últimos lançamentos.
Mas, a cada um deles, rodávamos lições aprendidas para ver no que poderíamos melhorar no próximo.
No nosso primeiro lançamento interno, identificamos que nossa lista de email estava pequena (lançamos para 90 pessoas).
No lançamento seguinte, investimos (financeiramente falando) em tráfego pago e fizemos um lançamento para 900 pessoas.
Mas o resultado também não foi como imaginávamos e, chegamos na conclusão de que nosso relacionamento com a lista não estava adequado.
Então nós fizemos uma limpeza na lista, começamos a nos relacionar com ela (envio semanal de emails), e lançamos novamente, agora para uma base menor.
Ainda assim não tivemos o resultado que esperávamos.
E quando eu digo que não alcançamos o número de vendas que esperávamos, não estou apenas falando de quantidade. Estou falando de origem do lead também…
Porque de todas essas ações que fizemos para conseguir melhorar nossa quantidade e qualidade da lista, acabamos não gerando vendas suficiente para ela, pois as pessoas que compraram nosso curso eram da nossa rede de contato e não necessariamente da nossa lista.
Ou seja, o resultado que teríamos tido sem as melhorias que implementamos tenderia a ser exatamente o mesmo.
Qual seria então nosso próximo passo?
Discutimos um monte e chegamos a conclusão de que haviam duas possíveis melhorias para alavancar nossos resultados no patamar que estávamos.
A primeira delas era relacionada as nossas mídias digitais – facebook e instagram.
Chegamos a conclusão de que as postagens que estávamos fazendo não estavam sendo suficientes para engajar nosso público. Tínhamos também que entrar nos stories – que é a mídia que estava dando mais resultado no momento.
A segunda melhoria que poderíamos fazer era regravar nosso lançamento interno (aquele composto por 3 vídeos de Pré-Lançamento + 1 vídeo de lançamento).
Bem… O problema estava identificado, a solução também. Daí veio a questão da execução.
Depois de muito conversar e analisar chegamos a conclusão de que não queríamos investir nosso tempo nas melhorias que achávamos ser a solução para nosso problema.
Não porque não acreditamos no nosso produto – muito pelo contrário, o Você Vale Mais é um curso que eu recomendo para todo mundo!! E tenho certeza absoluta que é um curso excelente, até pelos feedbacks que recebemos dos nossos alunos.
Porém, apesar disso, eu não estava afim de encarar a vida de gravar stories diariamente ou com uma frequência mínima necessária para gerar os resultados que esperávamos.
Simples assim…
Rede social não é muito meu forte, como já contei aqui nesse post.
Sentar e escrever posts para meus blogs, ok, faço com o maior carinho do mundo!
Mas ficar postando nas mídias e fazendo stories… hummm… tenho uma preguiça que só!
E até mesmo por acompanhar meu outro negócio digital, o Viajando Comigo Mesmo, e ver o quanto minha sócia faz bem o dever de casa dela nas mídias sociais, eu decidi realmente assumir que não gosto dessa área e não avançar nela.
Só que hoje, sinceramente, não consigo enxergar de forma dissociada a estratégia do FL com as mídias sociais – seja por tráfego orgânico, seja por tráfego pago.
Para você ter resultado com o FL, você tem que passar pela experiência das mídias sociais.
E foi esse o ponto que me travou, travou a minha equipe e nos fez mudar de estratégia.
ABANDONAMOS O FL ENTÃO?
Não por completo…
Abandonamos sim o modelo de lançamento prescrito no FL.
Fizemos apenas um vídeo de vendas e deixamos nosso carrinho aberto permanentemente.
Se você entende bem do FL, poderia até chamar nossa estratégia atual de lançamento perpétuo.
Mas, pela minha interpretação do que é um lançamento perpétuo, eu não o considero como tal.
Primeiro porque o lançamento perpétuo tem o mesmo formato que o lançamento interno (aquela sequencia de 4 vídeos) – e isso nós tiramos da nossa estratégia de vendas.
Fizemos isso porque entendemos que nosso público não está acostumado com essa sequencia de vídeos.
Temos um engajamento muito bom no dia do primeiro vídeo, mas esse engajamento vai caindo e muitas pessoas sequer terminam de assistir aos vídeos do lançamento, quiçá do curso…
Segundo porque, a condição para que um lançamento perpétuo seja feito é ter um material validado do lançamento interno.
E eu sinceramente não acredito que tenhamos isso.
Muitos erros podem ter sido cometidos para nosso lançamento não ter tido o resultado que esperávamos – e um deles pode ser, inclusive, nosso script de vendas.
Eu não o considero validado a ponto de usá-lo de forma evoluída no processo.
Então não, não temos um lançamento perpétuo. Temos apenas um vídeo de vendas.
Isso para mim não é usar do Fórmula de Lançamento da maneira como aprendemos dentro do curso do FL.
Embora continue usando muitos gatilhos e outros aprendizados desse modelo de negócios, eu não considero mais que o Liberdade Financeira use o FL.
Significa que o LF não dê resultados? Não… Significa que não foi um modelo de negócios que se adaptou bem a realidade minha e dos meus sócios e que, por isso, resolvemos parar.
E a vida de empreendedor é assim… Vamos nos reinventando a todo momento, em busca de evoluir cada vez mais.
Afinal de contas, é só o começo, não é mesmo?!
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Eu gostеi muuto do post! Me interessa bastante esse tipo de post
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Goѕtei muitto dⲟ рost! Me interessa bastante esse tipo Ԁe poѕt
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Olá, eu curti muito esse post! Pаrabéns!!
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Wow, aрrovado! gostеi bastante!
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Nߋssa, muito bom! Abraçoѕ! 😉
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Nosѕa, muito bom! AƄraços! 😉
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Ꮃow, aprovado! gosteі bastante!
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Εu gostei muito do post! Me interessa bastante esse tipo de artigo
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