Tempo de leitura: 5 minutos
MEU SONHO DE EMPREENDER: O QUE PRECISA ACONTECER PARA SABER QUE ELE FOI REALIZADO?
De vez em quando eu fico refletindo sobre minha vida, minhas metas, meus sonhos… E uma pergunta frequente que costumo me fazer, para cada sonho, é: o que precisa acontecer para eu saber que meu sonho está realizado?
A clareza dessa resposta normalmente me dá pistas e ações necessárias para eu sair de onde eu estou e me tornar a pessoa que eu quero ser.
Há algumas semanas, refletindo sobre meu sonho de empreender, a pergunta veio: como eu faço para saber que me tornei uma empreendedora?
E então eu comecei a rabiscar vários marcos:
- Ter um CNPJ;
- Ter uma equipe;
- Vender alguma coisa;
- Ter renda do meu negócio;
- E por aí vai…
Naturalmente, a evolução natural de um empreendedor é se tornar empresário.
E foi na lista do que deve acontecer na minha vida para que eu me torne uma empresária que as reflexões se conflitaram.
Porque na verdade tudo que eu pensei como marcos para me tornar uma empreendedora na verdade faziam mais sentido para que eu me tornasse uma empresária.
Esse post faz parte da categoria Empreendedora Digital, onde eu divido os bastidores da minha experiência no empreendedorismo e, especialmente, no empreendedorismo digital através do Fórmula de Lançamento. Para ver outros posts dessa categoria, clique aqui.
JÁ ATINGI MEU SONHO!
Então eu cheguei a conclusão que o sonho que eu ainda estou buscando é o de me tornar uma empresária. Mas o sonho de me tornar uma empreendedora eu já atingi!
E se você leu o título desse artigo e realmente achou que eu desisti desse sonho, é porque eu estou criando habilidades de copyright (profissional especializado em fazer títulos chamativos!).
Porque, refletindo melhor sobre os marcos e significados de ser um empreendedor, eu cheguei as seguintes respostas:
- Ser questionador;
- Ser apaixonado por resolver problemas;
- Encontrar oportunidades em situações banais;
- Ter olhar crítico sobre todo e qualquer produto ou serviço que eu utilize;
- Colocar ideias em execução.
Na verdade, a conclusão que eu obtive dessa minha reflexão é que ser empreendedor é algo muito mais relacionado a pessoa do que ao profissional.
Não tem como você ser empreendedor em algumas horas do dia. Quem é empreendedor, empreende 24 horas por dia (não necessariamente no seu negócio).
Desde arrumar solução para uma fila do banheiro até ser a pessoa que vai avisar a pessoal da limpeza que algo está errado.
Avaliar cada detalhe do prato que chegou na sua mesa no restaurante até o atendimento do garçom.
O empreendedor é o cara que leva suas atividades pessoais e familiares para o próximo nível, pois entende que esse pilar é tão ou mais importante do que o bem estar profissional.
Empreender é, acima de tudo, olhar pra dentro e descobrir uma melhor versão de você mesmo, que pode ser aplicada em todas as esferas da sua vida:
- Com a sua família;
- Com seus amigos;
- Com você mesmo;
- Na sua saúde física e mental;
- Nas suas finanças;
- No seu trabalho, seja ele na sua empresa, seja trabalhando para outras pessoas.
Algumas pessoas nascem empreendedoras, outras se tornam a partir do momento que esses questionamentos nascem.
Mas 95% da população prefere se vitimizar e culpar os outros por tudo que acontece em sua própria vida. Esse talvez seja o perfil totalmente oposto ao empreendedor.
É por isso que eu tenho certeza que eu não quero mais me tornar uma empreendedora: eu já sou uma.
Na verdade, desde que eu me entendo por gente, eu sempre fui uma empreendedora. Só não sabia que tinha esse nome e que poderia encontrar tantas pessoas como eu nesse mundo!
NEM TODO EMPRESÁRIO É UM EMPREENDEDOR
Deveria ser regra, mas não é… É por isso que nos deparamos com tantas empresas que vendem produtos e serviços de baixa qualidade. É por isso que tantas empresas fecham nos primeiros anos.
Ser empresário sem ser empreendedor é fazer o que faz pelo dinheiro, e não pelo seu propósito.
Sabe como você identifica empresários que não são empreendedores? São aqueles que tem empresa, com equipe, mas não são líderes, não motivam, não melhoram seu produto. Simplesmente abrem e fecham suas portas no horário combinado e não vêem a hora do final de semana chegar.
Estão cansados de ficar tanto tempo no seu negócio com os resultados medíocres que possuem. Não fazem planejamento estratégico nem sequer pensam no próximo passo que sua empresa pode dar. Estão imersos em uma grande zona de conforto.
Esse é o empresário que não empreende. Que não olha pra dentro. Que trabalha apenas por obrigação, e não com o coração.
NEM TODO EMPREENDEDOR É UM EMPRESÁRIO
Por outro lado, nem todo empreendedor precisa ter um negócio próprio.
Existem muitas pessoas, por exemplo, que são intra-empreendedores – ou seja, empreendem no negócio de outras pessoas.
Mas possuem todas aquelas características empreendedoras que eu comentei antes.
Essas pessoas tendem a ser baita empreendedores, pois se conhecem bem a ponto de abrir mão de usar sua habilidade para seu próprio negócio enquanto fazem o negócio de outras pessoas crescerem – e obviamente crescem juntos como profissional.
Ser empreendedor é, acima de tudo, um estilo de vida! Onde você é o figurante principal da sua vida, entendendo perfeitamente sua função em cada um dos papéis onde atua.
Durante minha carreira eu tive oportunidade de empreender nas empresas que passei e hoje empreendo na minha (Método Liberdade Financeira).
Também empreendo na minha vida pessoal, especialmente agora a espera da primeira herdeira da família!
E dia após dia vou fortalecendo esse músculo empreendedor… 1% melhor a cada dia!
E você? Também é empreendedor?
Link permanente
sensacional pri!
gosto da forma como você vê o empreendedorismo, mas gosto ainda mais desse mindset positivo, de ver a realização da conquista… temos que ser grato pelos avanços e evolução, isso impulsiona tudo ao nosso redor, temos que aproveitar as vitórias, e tenha orgulho porque você é uma das boas empreendedoras.
bora empreender juntos!
Link permanente
Bora sócio!! Só tenho a te agradecer por ter deixado tão explícito na minha cara esse caminho empreendedor e tenho certeza que estamos só começando!!