Tempo de leitura: 10 minutos
NOS DIAS 1 e 2 DE JULHO DE 2017 ACONTECEU, EM SÃO PAULO, O EVENTO AO VIVO DA ACADEMIA DA PRODUTIVIDADE, CHAMADO WIDE AWAKE
Eu estava presente e vim, nesse post, compartilhar minha experiência lá.
Se você estava presente no evento, tem aqui um resumão de tudo que foi passado – e é bem provável que você se lembre de alguns pontos importantes do evento.
Se você não foi ou está pensando em ir, a ideia é te dar uma visão geral de como as coisas acontecem lá… Talvez você não entenda um ou outro ponto, mas fique a vontade para me mandar um email perguntando!
Participar de eventos como esse reforçam, para mim, meu novo modelo de aprendizagem!
Quer conhecer os cursos e eventos que eu participo?
Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente mais informações sobre os cursos on line que eu realizo e os eventos que eu participo!
O que é o Wide Awake?
É um evento presencial organizado pela equipe do Geronimo Theml. É um evento de desenvolvimento pessoal, que serve para qualquer pessoa, em qualquer idade e em qualquer fase da vida.
Se redescobrir e olhar para dentro de si é uma atividade que deveríamos fazer com uma regularidade maior do que a que estamos acostumados… E esse evento é uma ótima oportunidade para isso!
Pelo público do Geronimo, você acabará encontrando lá muitos coachings, na faixa entre 35 e 50 anos. Mas, como ele diz, tem “gente” também (gente que não é coaching), e eu vi desde crianças de 11 anos; até senhoras de mais de 60.
Outra coisa que eu não sabia é que é um evento realmente para participar em família. Vale a pena levar pai, mãe mas, especialmente, namorado/marido.
#ficaadica: leve apenas se essas pessoas gostarem desse tipo de evento, desse tipo de energia. Senão você vai querer curtir o evento e a pessoa vai ficar lá sentada do seu lado achando que é uma loucura esse monte de gente pulando e gritando vamooooooooo do seu lado…
Meu contexto para participar do Wide Awake
Minha chance aconteceu durante o FL ao Vivo, onde o Geronimo fez uma “oferta irresistível”. Quem comprasse 15 livros do Érico Rocha teria direito a participar do Wide Awake, e foi isso que eu fiz!
Foi um baita investimento, que valeu cada centavo! E eu ainda presentei algumas pessoas com os livros que comprei, algo que descrevi melhor nesse post.
Formato do Wide Awake
Nessa turma que eu participei, o evento foi do sábado às 10h até às 20h; e no domingo das 9h até às 18h.
O formato do evento me surpreendeu muito, pois ele foi conduzido quase inteiro pelo Geronimo.
Minha expectativa, pela experiência que tenho nesse tipo de eventos, é que houvesse uma gama grande de palestrantes. Mas só tiveram 2: Márcio Vaz e Amanda Dreher.
O restante do tempo foi o Geronimo passando conteúdo e fazendo exercícios! E a surpresa foi bem positiva, porque estar ao lado desse cara, com essa energia louca dele é bom demais!! E nada como poder ter várias horas de imersão com ele!
Você nem vê o tempo passar enquanto ele vai falando e confesso que os palestrantes tem que se esforçar para chegar a altura da energia que ele coloca no palco!
E olha que eu já tinha consumido muito o conteúdo do Geronimo pelas redes sociais, não achei que conseguiria absorver tanta coisa nova… Mas no contexto que foi colocado, na ordem inserida, além de uma grande revisão de muito do que eu já havia aprendido, tive muitos insights novos!
É uma mistura de storyelling com ferramentas de coaching, estudos científicos e exercícios práticos que te deixam totalmente conectado com o evento!
Nesse post, eu “passei a limpo” meu espaço de insights (um caderninho que você ganha para fazer suas anotações no evento), contando um pouco como foi a minha experiência durante esses dias incríveis! Também juntei alguns vídeos dele do Youtube que explicam melhor esses conceitos, caso você queira se aprofundar.
Teoria dos Papéis
Um dos primeiros exercícios é fazer sua roda da vida, ou roda da clareza – uma ferramenta de coaching bem conhecida.
O Geronimo defende que, sempre que estamos nos sentindo mal, temos que identificar qual (ou quais) papéis da nossa vida estão desequilibrados.
Nós não precisamos achar que tudo está ruim, apenas precisamos isolar qual papel precisa de uma atenção maior.
Veja esse vídeo para saber mais sobre a teoria dos papéis.
Felicidade
O Geronimo defende que a felicidade é sua habilidade de manter permanentemente a distância entre sua vida e o que você quer da sua vida.
Se seus sonhos estão muito longes da sua vida atual, você tende a achar que não é capaz de realizar nada. Agora, se seus sonhos estão próximos demais da vida que você está vivendo hoje, você pode estar sem vontade de continuar vivendo.
Manter uma distância adequada entre a sua vida atual e os seus sonhos é o que te move. E nunca se esqueça de, quando chegar na realização de uma nova onda de sonhos, se preparar a próxima!
Veja aqui os vídeos da série: O que é ser feliz e como ser feliz (é fantástico!)
Zona de Mediocridade x Zona de Plenitude
O Geronimo explica que o patamar mais baixo que podemos viver nossa vida é quando estamos desprovidos totalmente de recursos.
O próximo patamar é a zona de mediocridade, também conhecida como zona de conforto, onde temos o que precisamos para viver e acreditamos que está bom assim. É aqui que vive a esmagadora maioria da população. Quem vive aqui é médio, é medíocre.
O nível acima é a zona de plenitude, uma zona de realização. O principal sinal de você está saindo da sua zona de mediocridade e avançando pra sua zona de plenitude é o MEDO.
Portanto, sempre que você sentir medo, é um excelente sinal de que está evoluindo e saindo da zona da sua zona de conforto.
Jornada entre o Estado Atual e o Estado Desejado
Pegue um dos seus maiores medos, aquele que te deixa em zona de plenitude e entenda quais são as etapas que te levam do estado que você está hoje para o estado que você deseja estar. São 5 passos (5 Cs):
- Clareza (foco);
- Caminho (planejar);
- Caminhar (ação);
- Consistência (EPP – Evolução Pessoal Permanente)
- Conquista
O importante é que todos esses passos sejam dados de maneira alinhada com a sua essência e com quem você é.
Ciclo da Realidade com Visão Sistêmica
O que eu vejo, eu crio, eu sou, eu faço, eu tenho – esse é o ciclo da realidade (veja mais aqui!)
Acontece que não tudo isso não ocorre apenas na sua mente. Você é formado de um sistema composto por mente, cérebro e corpo – e eles tendem a buscar congruência.
Dificilmente você vê uma pessoa super feliz de ombros baixos; assim como é difícil encontrar pessoas tristes sorrindo.
Nosso sistema busca gerar congruência entre nossa mente, nosso corpo e nosso cérebro – e essa congruência ocorre a partir da liberação de neurotransmissores (dopamina, serotonina, ocitocina e endorfina).
Acontece que, em volta do nosso sistema, está nosso ciclo de relacionamento e de conexões. Então, mesmo que tenhamos um esforço interno enorme, nós somos a todo momento influenciados pelo meio que vivemos – e ele pode nos trazer para cima ou para baixo, nos mantendo congruentes com nosso sistema.
Todos nós conhecemos uma pessoa que nos deixa pra cima, que só de estar perto parece que nossa energia se renova. Mas também conhecemos pessoas que nos puxam pra baixo, que sugam nossa energia. Esse é o movimento que nosso sistema faz para se manter congruente com a situação.
A parte prática disso tudo é você identificar seus pontos de incongruência negativa – assim, quando estiver mudando de estado, tem a clareza para saber sair dele.
O mesmo acontece para a incongruência positiva: sempre que você quiser melhorar, basta acionar uma parte do sistema que todo o restante irá tentar alcançar esse novo ponto de congruência positiva. Você não precisa sair do fundo do poço e alcançar a zona de plenitude – você precisa apenas dar um primeiro passo.
Esse raciocínio para mim foi a parte de ouro do evento, e infelizmente não achei muito material explicando com mais detalhes…
Devo ou não contar meus planos?
Aqui rolou uma discussão de quanto é bom (ou não) você contar seus planos de vida para outras pessoas.
Sem entrar em muitos detalhes, a resposta é que sim, você deve, mas desde que para as pessoas certas.
Quando você conta seus planos para pessoas que não estão na mesma energia que você, além de correr o risco de você ser criticado ou rejeitado por isso, você acaba liberando hormônios de como se você já tivesse alcançado aquele sonho.
E então seu sistema assume que você já chegou lá, e não precisa fazer mais nada para que isso aconteça.
Isso acontece principalmente para pessoas que expõe seus planos de vida com muita frequência, para qualquer pessoa.
O mais indicado é que você divida seus planos apenas para aqueles que estão preparados para ouvir e que vão saber dividir com você esse momento e, principalmente, te ajudar a chegar lá!
Propósito inabalável
É aquilo que vai te fazer se mover quando todo mundo mais pararia.
Existem 3 níveis de propósito inabalável: o EU, o NÓS e o TODOS NÓS. Você tem que conhecer seu propósito em cada um desses níveis, e não adianta ir para o próximo sem preencher o básico primeiro (o eu).
Eu já vi o vídeo dele falando sobre isso mas não achei… Se alguém achar coloca aí pra mim por favor!!
Esses foram algumas teorias que foram passadas no Wide Awake, recheada de exemplos e exercícios práticos. Não tem muito como explicar, só dá para sentir toda essa energia no momento!
E sair de lá com seu mapa da clareza preenchido, pronto para viver uma vida extraordinária!
Declaração dos Princípios de um Awaker
Durante todo o evento, o Geronimo foi lançando alguns princípios conectado com tudo que ele estava explicando! É claro que esses princípios foram parar no meu mural do futuro, e vão me guiar por um bom tempo!!
- Não é a vida que faz isso comigo, sou eu que faço isso com a minha vida;
- Seja grato por tudo;
- Seja quem você é;
- Não fale do que você quer viver, viva do que você quer viver;
- Seja impecável com a sua palavra;
- Seja um guerreiro em missão;
- Respeite seu corpo, ele é o templo da sua essência;
- Awaker cuida de awaker;
- Gere ao mundo aquilo que você quer receber;
- Honre sua história, mas crie seu próprio destino.
Wide Awake vale a pena Pri?
Cara… Se vale, como vale!!
É o tipo de evento que temos que frequentar pelo menos uma vez por ano.
Além de aprender com um mentor incrível, que vive o ápice da sua zona de plenitude num evento desse, você repensa toda a sua vida…
E chora hein… chora pra caramba… Aliás, não esquece de levar lenços de papel, porque se você conseguir passar por um final de semana desse sem deixar escorrer nenhuma lágrima tem algo errado com você!!
Mas sim, vá, leve marido/namorado, família ou amigos que precisam de um chacoalhão na vida.
E tenha uma certeza: você não vai sair de lá a mesma pessoa.
Quer conhecer os cursos e eventos que eu participo?
Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente mais informações sobre os cursos on line que eu realizo e os eventos que eu participo!
Link permanente
Oi Priscila, valeu pela postagem! Aqui o link do vídeo eu, nós, todos nós https://youtu.be/94hghHQgt3Y.
Grande abraço!!
Link permanente
Que legal Pri, lendo revivi tudo que vivemos la, adorei te conhecer. grande abraço. Fabio Gentil
Link permanente
Nossa que evento TOP, estava afim de ir mas infelizmente não pude ir. Mas vou me programar para ir da próxima vez!
Link permanente
Pode se programar sim!! Vale muito a pena!!
Link permanente
Eles oferecem alojamentos?
Link permanente
Não…
Link permanente
vou me programar tb para o próximo. valeu pri
Link permanente
Vou me programar
Link permanente
Obrigado por compartilhar sua experiência! Foi importante ler e ter está base de alguém que participou.
Link permanente
Boa tarde Pri!
Muito legal seu post. Eu estou em dúvida se ir pro WA de Vitória ou São Paulo. Pensei neste último por ser maior, mas fiquei preocupada com o número de pessoas, se não fica muito tumultuado. Ano passado foram 2,5 mil pessoas em SP.
Você poderia me ajudar? Sobre o que sentiu quanto a ter muita gente ou foi tranquilo?
Link permanente
Olá Ana,
Quanto ao número de pessoas, foi bem tranquilo! O lugar foi muito bom e espaçoso, não tem tumulto não…
Claro que tem fila para o banheiro e para o food truck, mas mais no primeiro dia… Depois o pessoal vai se acostumando e então fica mais tranquilo!
Mas se pra você for indiferente, eu escolheria Vitoria… Se tiver que pagar passagem e hotel igualmente.
São Paulo é sempre um caos de transito…
Tenho certeza que vai amar, é um evento ótimo!
Link permanente
Olá Pri
Muito obrigada pelo seu relato.
Estou precisando do que o treinamento promete, mas não sou muito do virtual, gosto da energia do ao vivo, porém o próximo treinamento, devido a pandemia, será online. Por isso estou receosa se faço. Poderia dar sua opinião, por favor?
PS. Se puder, não aceite esse comentário, pois tenho medo de influenciar negativamente outras pessoas.
Obrigada
Link permanente
Olá Myla,
Acredito que sua experiência no virtual dependerá muito da sua entrega, porque a da equipe do Gerônimo tenho certeza que será fantástica.
Acompanhei o primeiro virtual que ele fez em setembro desse ano e foi fantástico! Acompanhei pelo insta apenas, não fiz.
Mas acredito muito no potencial dele. Tomara que você se anime para fazer, com certeza aprenderá muita coisa!
Um abraço!
Ps: não tenho como te responder sem aprovar o comentário…
Link permanente
Oi Pri
Muito obrigada pela resposta.
Feliz ano novo