#18/30 – Porto: Gerações de navio e canal do Panamá (Parte 4/4)

Tempo de leitura: 2 minutos

O QUE O CANAL DO PANAMÁ TEM A VER COM O NOME DAS GERAÇÕES DE NAVIOS?

No post anterior eu expliquei sobre o lado água dos portos e mais especificamente sobre a parte referente ao modal em si. Agora, vou aprofundar nos navios, que são os equipamentos de transporte aquaviário.

Lembra aquela figurinha que eu já mostrei, que separa os navios em “gerações”?

Note que, a partir da 3ª geração de navios, o nome “Panamax” é usado com frequência. Esse termo, refere-se as dimensões máximas permitidas para que o equipamento de transporte consiga cruzar as eclusas do Canal do Panamá.

Receba todos os episódios da Série

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente todos os episódios da L2M>

Vamos por partes!

O Canal do Panamá fica localizado na América Central (no Panamá) e sua localização estratégica é determinante para algumas rotas comerciais, como aquelas que acontecem entre a costa leste e a costa oeste dos EUA, encurtando a distância em menos da metade.

Olhando de maneira mais próxima, podemos notar que o canal é uma combinação de infraestruturas naturais e também de eclusas – que é uma obra de engenharia hidráulica, com funcionamento semelhante a um grande elevador, permitindo fazer com que as embarcações troquem de nível de água. Por ser uma obra, as eclusas possuem dimensões máximas de transito.

A comparação entre as dimensões novas e antigas são:

O fato é que a partir de 2016, o canal do Panamá deixou de ser um gargalo para as maiores embarcações (embora já existam navios ainda maiores do que o novo canal). Porém, como os nomes das gerações de navios já estão bem consolidadas no mercado, eu não acredito que elas irão mudar tão cedo – mas podemos nos surpreender!

Alguns links para você conhecer mais sobre o canal do Panamá:

1-Ampliação e explicação sobre o canal em menos de 2 minutos!

2-Sobre a inauguração do novo Canal

3-Sobre o novo canal – esse é o vídeo que eu usei na minha edição!

Assim como no caso do lado terra, as explicações aqui fornecidas foram bastante superficiais, pois trata-se de um tema complexo. Se você tem curiosidade de conhecer mais sobre esse assunto, por favor deixe nos comentários para que eu possa programar mais posts sobre isso!

No próximo post vou aprofundar no tema: aeroportos! Até lá!

Receba todos os episódios da Série

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente todos os episódios da L2M>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.