Tempo de leitura: 2 minutos
2 PRINCIPAIS ATIVIDADES LOGÍSTICAS
Várias são as atribuições dos profissionais que trabalham na área de logística. Aqui, particularmente, eu gostaria de me aprofundar em duas delas: transporte e armazenagem.
Transporte
É o ato em si de deslocar “coisas” (pessoas ou mercadorias) de um local para o outro (de preferência o lugar certo), utilizando um modal de transporte. Quando deslocamos pessoas, o preço que se paga pela atividade de transporte é conhecida como passagem. Quando transportamos mercadorias, o preço da atividade é chamado de frete.
Receba todos os episódios da Série
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente todos os episódios da L2M
Armazenagem
É uma atividade logística mais estática quando comparada ao transporte, onde pessoas e mercadorias estão em movimento. Entre todas as operações envolvendo a armazenagem, cita-se a recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de mercadorias acabadas ou de matérias primas. É importante lembrar que armazenagem tem uma conotação diferente de estoque, que se refere aos produtos que estão disponíveis para serem consumidos de forma imediata. Todo processo de estocagem passa por operações de armazenagem, mas o inverso não se aplica. Há, por exemplo, operações de armazenamento para formação de lotes de transporte, o que não necessariamente implica em criação de estoque em si.
A precificação do serviço logístico de armazenamento recebe vários nomes quando tratamos de mercadorias. Alguns dos mais conhecidos são tarifa de armazenagem e transbordo. É interessante notar que, para o caso de passageiros, não há necessariamente uma tarifa que se paga por ficar aguardando o serviço de transporte. No entanto, parte das infraestruturas de embarque e desembarque de passageiros possuem uma área apropriada para que essa “armazenagem” aconteça. Trata-se das salas de embarque de aeroportos, rodoviárias e terminais de ônibus, que normalmente contam com serviço de alimentação e banheiros.
Outras atribuições
Muitas outras atividades também são de responsabilidade das áreas de logística na empresa. Entre elas, podemos citar:
- compra e recebimento de materiais
- planejamento da produção
- distribuição de produtos
- processamento de pedidos
- gerenciamento de informações
- gestão de estoque
- manuseio de materiais
Nem sempre elas ficam concentradas em um único departamento dentro da empresa. E nem sempre o departamento a que essas atividades estão relacionadas tem um nome de logística. Há vários departamentos administrativos fazendo essas tarefas. O fato é que todos os departamentos de uma empresa acabam fazendo um pouco das atividades de logística e a integração entre eles é fundamental para que essa operação ocorra com excelência!
Se você pratica alguma outra atividade logística que eu não abordei aqui, ou se quer conhecer mais sobre alguma das atividades que eu deixei de forma apenas citada (sem aprofundamento), deixe aqui nos comentários!
No 3º vídeo da série vou falar sobre frequência nas atividades logísticas! Até lá!
Receba todos os episódios da Série
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente todos os episódios da L2M
Link permanente
Olá, Pri Nunes,
Boa tarde,
Sou estudante de Turismo na Universidade de Brasilia (UnB), e estou cursando neste semestre a disciplina: Tópicos Contemporâneo P. Logistica da Informação. Ministrada pela profª. Amanda Gaban, que indicou-me esses videos, cuja apresentação é de boa qualidade e bastente interessante.
Manoel Mendes.
Link permanente
Oi Manoel! Que jóia! A Amanda é ótima, minha colega quando eu atuava na área de logística!! Aproveite bem suas aulas e, precisando de alguma informação, é só chamar!