#16/30 – Porto: Lado terra (Parte 2/4)

Tempo de leitura: 1 minuto

O QUE É UM TUP?

No post anterior, entendemos o que é um porto, e que ele é dividido em lado terra e lado água. Agora, focando no lado terra, vamos entender algumas classificações de terminais portuários de acordo com o agente que realiza suas operações.

Antes disso, porém, precisamos entender dois pontos:

1-Cada porto é administrado por uma autoridade portuária, que é uma autoridade publica governamental, semi-governamental ou privada, que funciona de forma semelhante a uma prefeitura em um município – é ela que cuida de tudo que ocorre no porto, mas não necessariamente é ela que realiza operações portuárias. Esse artigo aqui traz mais informações sobre autoridade portuária.

2-Área do porto organizado: trata-se de uma área (tanto do lado terra quanto do lado água), que devem ser mantidas pela autoridade portuária. É literalmente um recorte no mapa.

Receba todos os episódios da Série

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente todos os episódios da L2M>

Agora que você já sabe que existe uma área no porto organizado que é de responsabilidade da autoridade portuária e que a autoridade portuária não necessariamente realiza operações de carga e descarga, você já está entendendo que existem outros players no mercado que são responsáveis por essa atividade e, logo, pela administração e operação dos terminais portuários.

Nesse sentido, fica mais fácil entender que, quando um terminal portuário é administrado por uma empresa e ele está dentro da área do porto organizado, trata-se de um terminal arrendado. Já se ele está fora da área organizada do porto, trata-se de um TUP (terminal de uso privativo).

Toda a regulamentação referente a essas atividades são regidas pela lei 12.815/2013, conhecida também como Nova Lei dos Portos.

Como eu comentei, entender o funcionamento de um porto não é algo simples, e eu preferi nesse post trazer apenas alguns conceitos. Se você tem interesse em saber mais sobre esse assunto, deixe aqui nos comentários – provavelmente eu precisarei de muito mais que 2 minutinhos para explicar isso de forma mais completa!

No próximo post, vou falar, também de forma superficial, sobre o lado água dos portos. Até lá!

Receba todos os episódios da Série

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente todos os episódios da L2M>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *