#11/30 – Solução Logística: Parte 1 – Passageiro

Tempo de leitura: 3 minutos

QUAIS SÃO AS SUAS OPÇÕES INTERMODAIS QUANDO VIAJA??

Seja no transporte intermodal ou multimodal, a competitividade relacionada a troca de modal não pode ser mensurada apenas pelo frete em si – é preciso conhecer a solução logística relativa ao serviço prestado.

O conceito de solução logística faz sentido de ser analisado tanto em tempo quanto em custo (lembra, da definição, logística é fazer com que as coisas cheguem no lugar certo, na hora certa e com o menor custo possível, sendo o custo medido em unidades monetárias e também em tempo).

Para exemplificar, eu vou pegar o meu caso como passageira. Eu moro em Florianópolis (SC) e, com frequência visito minha família em Americana, no interior de São Paulo. Para realizar esse percurso, eu tenho três opções de trajeto: carro, ônibus e avião. A tabela abaixo mostra detalhes desse trajeto, bem como os custos e tempos de deslocamento envolvidos (considerando tempos de espera). Os custos já são considerando duas pessoas, já que normalmente vamos eu e meu marido.

Se eu vou de carro, eu gasto 20h de deslocamento porta-a-porta, e no carro consigo ir acompanhada de mais 3 pessoas (mas geralmente vou apenas eu, meu marido e nossa cachorra – lembrando que animais eu não costumo levar no avião, ou seja, se eu tenho que levar ela, minha única opção é carro).

Receba todos os episódios da Série

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente todos os episódios da L2M>

O trajeto de ônibus é o mais complexo, leva muito tempo e não é tão mais barato. Por isso é uma alternativa intermodal que eu não uso com frequência.

Já a opção aérea eu sempre analiso. Notem que eu coloco duas opções: chegar no estado de São Paulo por Campinas ou por São Paulo (Guarulhos ou Congonhas). Apesar de Campinas ser mais perto da casa da minha família em Americana, dificilmente eu consigo comprar uma passagem por lá por menos de R$ 250, enquanto que a volta por São Paulo capital com frequência eu encontro por menos de R$ 150. Por isso coloquei as duas contas lado a lado.

Conclusões sobre as minhas opções:

1-Para ir mais rápido (avião por Campinas), é a opção mais cara;

2- Para ir mais barato (opção de carro), é uma opção mais demorada e bem cansativa (pois temos que dirigir). Apesar disso, eu posso ficar com o carro em Americana, o que facilita meu deslocamento.

Então o que eu faço normalmente? Quando eu volto com bastante tempo (mais de uma semana), eu escolho a opção de ir de carro. Quando eu volto apenas para um final de semana ou feriado, eu escolho a opção aérea, geralmente por São Paulo (exceto quando consigo uma boa promoção por Campinas).

Nesse post eu expliquei e apresentei os dados da minha solução logística. No próximo, vou fazer algumas análises mais profundas sobre essa solução. Antes disso, deixe aqui nos comentários uma solução logística que você faz com frequência no seu dia-a-dia. Provavelmente para chegar ao seu trabalho de ônibus ou de trem, você faz um raciocínio muito semelhante ao meu nessa escolha.

Até lá!

Receba todos os episódios da Série

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente todos os episódios da L2M>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.