#15/30 – Porto: Conceito (Parte 1/4)

Tempo de leitura: 2 minutos

VOCÊ SABE O QUE É UM PORTO?

Nesse post eu vou falar mais sobre a estrutura chamada de porto. De forma genérica, porto é uma infraestrutura que inclui diversos serviços para a realização de uma operação no modal aquaviário.

Mesmo estando na água, podemos ter três tipos de portos: portos marítimos – referenciando o mar; portos lacustres – para o transporte em lagoas; e portos fluviais, que são aqueles realizados em um rio.

Podemos ainda dividir os portos em duas partes: lado terra e lado água.

Receba todos os episódios da Série

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente todos os episódios da L2M>

De forma simplificada, para que uma carga seja exportada por um equipamento de transporte aquaviário, são necessárias as seguintes estruturas:

Infraestrutura de recepção – seja rodoviária, ferroviária ou até mesmo aquaviária, por onde as mercadorias chegaram na área portuária lado terra;

Infraestrutura de carregamento – que são instalações compostas de equipamentos apropriados para inserir a carga dentro do navio.

Essas estruturas ficam localizadas nos terminais portuários. É preciso entender que, via de regra, um terminal portuário é especializado em movimentar um tipo de carga, seja ela GSA, GS, GLC, GLA, CG ou Contêiner. Para saber mais o que é cada tipo de carga, leia aqui. Essa especificidade acontece porque os equipamentos do terminal são adaptados para cada tipo de mercadoria que se pretende movimentar.

Normalmente, mas nem sempre, um terminal portuário fica localizado anexo a um cais (área do porto que tem contato direto com o modal aquaviário), onde existe um berço de atracação, que se assemelha a uma “vaga de garagem” daquele terminal ao longo do cais. Nesse berço, o terminal portuário possui equipamentos de carga e/ou descarga para movimentar as mercadorias (as coisas) entre os navios (equipamentos de transporte) e o terminal portuário em si.

Bem, até aqui, já entendemos que a estrutura portuária é complexa, podendo ser dividida em lado terra e lado água e que, do lado terra, os terminais portuários geralmente possuem diversos equipamentos de transporte para movimentar um tipo de carga específica.

No próximo post, vamos aprofundar um pouco mais o lado terra. Até lá!

Receba todos os episódios da Série

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente todos os episódios da L2M>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.