#20/30 – Aeroporto x Aeródromo (Parte 2/4)

Tempo de leitura: 2 minutos

QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM AEROPORTO E UM AERÓDROMO?

No post passado eu expliquei que o aeroporto é dividido em lado terra e lado ar e, que o limite entre esses dois lados é a inspeção de segurança. Nesse post eu vou falar especificamente do lado ar.

Há um pouco de controvérsia na literatura, mas muitos chamam a sala de embarque já de lado ar. A função da sala de embarque é reunir todos os passageiros do mesmo voo para então direcioná-los a aeronave (equipamento de transporte).

Além da sala de embarque, também faz parte do lado ar o pátio das aeronaves, que é local onde elas ficam estacionadas para embarcar ou desembarcar passageiros.

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Outra estrutura importante do lado ar é a pista de pouso e decolagem (PPD), sendo capaz de receber aeronaves de acordo com sua capacidade.

O conjunto composto pela pista de pouso e decolagem, as pistas de táxi e o pátio de aeronaves é chamado de aeródromo. Já aeroporto é o conjunto constituído pelo aeródromo e as infraestruturas de apoio (terminal de passageiros, terminal de cargas, postos de abastecimento, etc.) que permitem o trafego de passageiros e a movimentação de mercadorias.

Dessa forma, todo aeroporto é também um aeródromo, mas nem todo aeródromo é um aeroporto!

Assim como no porto existe uma autoridade portuária, no aeroporto existe a figura do administrador aeroportuário, ou operador do aeródromo. No Brasil, os aeroportos podem ser administrados pelo Governo Federal, por meio da empresa estatal Infraero, pelos governos estaduais e prefeituras ou ainda por empresas privadas. Na prática, os aeroportos que já passaram pelo processo de concessão (Viracopos, Guarulhos, Galeão, Brasília, Confins, entre outros) possuem administradoras privadas. A função dos administradores aeroportuários é coordenar todos os agentes envolvidos no aeroporto.

Um dos principais agentes são as companhias aéreas, aquelas que são responsáveis transporte dos passageiros. No Brasil, as principais são: LATAM, Gol, Avianca e Azul. Mas também há muitos outros agentes, como controladores de tráfego aéreo, empresas handling (operações de apoio às aeronaves), agentes públicos, etc.

Assim como no caso portuário, minha abordagem foi bastante superficial, pautada na caracterização de algumas áreas que talvez você nunca tenha prestado atenção no aeroporto. Se você quiser se aprofundar um pouco mais nesse assunto, deixe aqui um comentário!

O próximo post, eu vou falar sobre as aeronaves. Até lá!

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