Tempo de leitura: 3 minutos
O QUE É CABOTAGEM?
Cabotagem é o termo utilizado para designar a navegação que ocorre entre portos marítimos ou fluviais do mesmo país, diferenciando-se assim da navegação de longo curso (entre países).
De maneira simplificada, o transporte por cabotagem ocorre quando a origem e o destino da carga estão no mesmo país e o modal utilizado é aquaviário passando pelo mar.
COMPETITIVIDADE NATURAL PARA CABOTAGEM NO BRASIL
O Brasil possui ampla competitividade natural para o transporte de cabotagem, pois tem mais de 7.500 quilômetros de costa navegável e uma grande parcela do seu mercado consumidor localiza-se a menos de 300Km da costa.
Apesar desses benefícios, esse não é um transporte muito utilizado no país (menos de 10% da matriz de transporte, segundo a Ilos). Antes de entrar no mérito do porque esse transporte é pouco utilizado, gostaria de mostrar a matriz dos tipos de carga que utilizam a cabotagem.
Receba todos os episódios da Série
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente todos os episódios da L2M
NÚMEROS DA CABOTAGEM
Atualmente, cerca de 60 milhões de toneladas são movimentadas por essa modalidade.
Desses 60 milhões, mais da metade (30 milhões) corresponde apenas ao transporte de graneis líquidos: trata-se de uma operação específica da cadeia de combustíveis nacional, com ampla participação da Petrobrás através da Transpetro.
Dos 30 milhões que sobraram, mais da metade (15 milhões) refere-se apenas a movimentação de bauxita – que é um granel sólido, matéria prima para produção de alumínio. Essa operação também se trata de uma movimentação interna de uma empresa, que faz a extração da bauxita nas reservas do Pará o a transporta para as refinarias localizadas tanto no próprio estado quanto no Maranhão.
Sobraram então 25% do volume movimentado por cabotagem (15 milhões), que dividem-se entre operações de empresas dentro do processo produtivo (produtos siderúrgicos, soda cáustica, celulose, sal, entre outros) e o transporte de contêiner, que representa aproximadamente 10 milhões de t/ano (com variações entre os anos).
CONTÊINER E CABOTAGEM NO BRASIL
Então vamos falar apenas do transporte de contêiner por cabotagem. São 3 as principais empresas que realizam esse tipo de serviço atualmente no Brasil: Aliança, Log-in e Mercosul Line.
Entre os principais desafios para a competitividade da solução logística na cabotagem, eu destaco:
- Transit time – o tempo de se transportar uma mercadoria por cabotagem pode ser de 3 a 10 vezes superior do que pelo modal rodoviário;
- Burocracia – são mais de 30 documentos necessários para movimentar a carga, uma burocracia que se assemelha muito a navegação de longo curso. Isso implica diretamente nos custos de transação da operação logística;
- Falta de regularidade – como se tratam de linhas de navegação com frequência pré-determinada, é preciso ter programação para realizar o embarque. Muitos players do mercado dizem que a frequência dessas linhas é insatisfatória para suas demandas.
Eu listei apenas 3 desafios, mas a lista é enorme… Eu considero que esses são os principais para determinar a competitividade dessa opção de solução logística no país que, embora tenha muito potencial, ainda precisa de muitos avanços para se tornar uma solução logística atrativa para os players que possuem potencial de aproveitá-la.
No próximo e último post dessa série eu vou falar sobre logística no nosso dia-a-dia. Até lá!
Receba todos os episódios da Série
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente todos os episódios da L2M