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NOS DIAS 28, 29 E 30 DE NOVEMBRO DE 2016 ACONTECEU, EM SÃO PAULO, O EVENTO AO VIVO DO FÓRMULA DE LANÇAMENTO.
Eu estava presente e vim, nesse post, compartilhar minha experiência lá.
Participar de eventos como esse reforçam, para mim, meu novo modelo de aprendizagem!
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O que é o FL ao vivo?
É um evento presencial do curso on line Fórmula de Lançamento, que eu descrevi nesse post.
Meu contexto para participar do FL ao vivo
Como aluna do FL, eu tive o direito de adquirir esse ingresso quando comprei o curso.
Palestrantes no FL ao vivo
Estou listando abaixo os palestrantes que falaram por 1h, 1h30, durante o FL:
Dia | Palestrante | Temática |
1 | Leandro Aguiari | O empreendedor não é o herói (veja mais dessa palestra aqui) |
Ricardo Amorin | Um novo significado para a crise (veja mais dessa palestra aqui) | |
Stu Mclaren | Lançamento Perpétuo em formato de assinatura | |
Gerônimo Theml | Controlando o IDI (índice de domínio interior) | |
2 | Cris Franklin e Romualdo Cronemberger | As 5 fases que eles passaram para fazer o lançamento interno do Você Referência
1 – Ideia e validação do Produto 2 – Prazo 3 – Oferta Irresistível 4 – Execução 5 – Entrega |
Granville | 5 princípios para blindar seu negócio contra haterismo e pirataria
1 – Nunca apague fogo com gasolina 2 – Identifique o hater 3 – Defina um porta voz 4 – Anticorno (não seja o último a saber) 5 – Corte o mal pela raiz |
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Marcus Marques | DNA Empreendedor: protagonismo, resiliência, positividade, ação
Maestria Empresarial: Processos + Pessoas = Resultado |
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Rodrigo Cardoso | 7 Passos para virar o jogo
1 – Recrute vendedores 2 – Foque na lista quente (princípio de pareto) 3 – Use a recorrência do Hotmart 4 – Tenha sempre alguém no chat durante o lançamento 5 – Reúna a equipe 6 – Vá para a trincheira (faça webinários e ligações para a lista quente) 7 – Controle seu estado emocional: foco, significado e fisiologia |
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3 | Tatiana e Renato Gebrael | Gameficação (a melhor palestra do FL!) |
José Roberto Marques | 2 Poderes mágicos para você ser um empreendedor coaching
1 – Suspender todo tipo de julgamento 2 – Perguntas Poderosas |
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Erico Rocha | Foram vários conteúdos durante todo o evento! |
Esses foram os palestrantes oficiais! Mas, em alguns intervalos, alguns membros do grupo de Master Mind do Erico faziam alguns breves discursos (10-15 min).
Em especial destaco a abertura do Ivan Quirino, que foi um ótimo quebra-gelo e muito divertida!
Minhas frases do FL ao Vivo
Foram inúmeras sacadas e muito aprendizado! Separei aqui para você as frases que mais me inspiraram e vão para o meu mural!
- Do ponto de vista do mar, é a praia que balança
- No empreendedorismo você não lida com certeza, lida com probabilidade
- As perguntas certas são mais poderosas do que as respostas certas
- Toda ideia não executada é uma ideia fracassada
- O sonho de fazer tudo tranquilo acaba virando pesadelo de não fazer nada
- Se você não cobrar o suficiente para as pessoas, elas não se comprometem
- É o simples que dá resultado
- O que difere os homens dos meninos é para onde a bola vai, não onde ela está
- A missão do empreendedor é transformar sua visão em realidade
- Conhecimento em excesso, não aplicado, gera depressão
- O caminho se constrói caminhando
- Não tem nada de bom você se diminuir para ficar no grupo que você está
- Quando você cresce, quem está do seu lado pode escolher crescer com você
- Você vai ter que tirar o lixo de casa (essa é especial só pra quem estava lá!)
Conteúdo mais relevante pra mim
É indiscutível que a energia é o ponto alto de um evento como esse! O que me surpreende, de verdade, é que você vai para um evento com conotação empresarial e o que mais é trabalhado é seu lado pessoal.
Claro que você aprende, mas a transformação como pessoa é simplesmente indescritível. O desejo de todos que saímos do FL é manter aquela energia e motivação durante todo um ano, sabendo que teremos a chance de recarregar as energias no ano seguinte!
Nessa linha, muitas palestras foram voltadas para esse lado mais emocional, com vários exercícios de autoconhecimento e motivação. Foram conteúdos para a vida e não apenas para a carreira.
Mas outras foram mais técnicas e são essas que eu resolvi entrar mais em detalhe aqui!
Stu Mclaren
O Stu é um amigo canadense do Erico, que está por trás do projeto que o Erico participou da construção de uma escola no Quênia.
A linha que o Stu segue é mais voltada ao lançamento perpétuo, mais especificamente em formato de assinatura. Para ele:
1 – Fazer uma venda recorrente é tão fácil quanto fazer uma venda única.
O mercado perpétuo é mais estável, mais previsível e gera menos stress.
2 – Quanto menor seu esforço, mais dinheiro você ganha
Vivemos no mundo de muita informação. Ele recomenda entregar 1 conteúdo por semana apenas. E ainda sugeriu alguns tipos de conteúdo:
- Master Class – entrevista com especialistas da área, duração aproximada de 45´
- Backstage Pass – conteúdo de bastidores, mostrando a estratégia da preparação de cada conteúdo. 15´
- Plat you how to – tutorial em poucas palavras
- Live – Perguntas e respostas
Ele indicou que as pessoas compram esse conteúdo de você pois:
- Querem mais de você (mais do que já consumiram no seu infoproduto ou nos conteúdos gratuitos que você disponibiliza)
- Querem menos conteúdo – estão procurando a orientação certa, e não uma infinidade de conteúdo
- Querem conveniência e velocidade no aprendizado
- Querem direção – quando mais clareza você coloca, mais tempo retém sua audiência.
3 – Feito é melhor que perfeito
Mescle problemas interno e externos. Fale com a cabeça e com o coração. A maioria das pessoas compram pelo coração, e não pela razão.
Como operacionalizar isso tudo? Comece com uma comunidade no facebook!
Tatiana e Renato Gebrael
Essa pra mim foi A palestra do FL. Se tivesse tido só essa, teria valido a pena!
Estamos aqui focados no pós-venda. A Tatiana tem um info produto (Olhos de Águia) e ela focou sua entrega baseado em Gameficação.
O que é isso? Simples, transformar a entrega do curso em um jogo de tabuleiro.
Só que não é qualquer jogo… É um jogo cheio de gatilhos mentais que, além de envolver os participantes, aquecem a interação da comunidade.
Cada módulo do curso é dividido em fases e, conforme você vai completando as fases do tabuleiro, vai colando adesivos. Ao comprovar que você concluiu as fases para a comunidade, você recebe bônus extras.
Essa dinâmica vai gerando muito engajamento, contribuição e apoio dentro da comunidade. É um “desafio colaborativo”.
É uma forma de fazer com que mais alunos saiam realmente formados do curso, diminuindo o funil de vendas.
Não contente em mostrar o caso dela, ela ainda criou um “Game” para os participantes do evento ao vivo!
E, claro, não foram todas as etapas cumpridas ali dentro – são inúmeras as tarefas de casa! Mas foi um olhar totalmente inovador, que me instigou muito a estudar mais esse assunto!
Erico Rocha
Foram várias as entradas do Erico durante o FL ao vivo. Eu tentei aqui relatar as que mais me impactaram!
Curva do Empreendedor: é exponencial, dividindo-se em três fases: entrar em campo, maestria e estado da arte.
A 1a fase, entrar em campo, é a mais difícil na opinião dele. Ali, estão os lançamentos semente e o interno (e, se possível, o primeiro R2X do interno). É a formatação do produto, das estratégias, o domínio das ferramentas.
Essa fase, só perde quem der W.O. É preciso ter resiliência e paciência, e os resultados acontecem.
Os principais inimigos dessa fase são:
1 – Ganância
2 – Perfeccionismo – faça o seu melhor naquele tempo, não importa o resultado. O importante é fazer
3 – Efeito última coca-cola do deserto – você acha que ninguém tem os problemas que você tem
4 – Terceirizador de culpa – geralmente jogada para a ferramenta
5 – A síndrome do impossível – você não acredita até que se torne possível
6 – Síndrome do conjugue, família e amigos – as pessoas próximas a você não apoiam o seu projeto.
7 – Erros serão cometidos! Erre mais e mais rápido para chegar logo ao sucesso
Na fase seguinte, Maestria, é hora de fazer melhor. Investir muito no produto, melhorar cada etapa do processo, aperfeiçoar cada detalhe.
É o momento de investir em equipe, gestão e resistir a tentações (dizer muito não), porque as oportunidades irão aparecer.
E, plantando, colhe-se a fase do Estado da Arte. Nesse ponto, as coisas acontecem quase que naturalmente e os resultados surpreendem a cada lançamento.
Quem chega aqui está mais preocupado em contribuição do que qualquer outra coisa. Ou, caso contrário, é hora de mudar de área e começar uma nova jornada.
Amadurecimento do mercado: Segundo o Erico, todos que entram no mercado passam por 4 estágios: bebê, criança, adolescente e adulto.
Não importa o quão adulto você seja no mercado físico, ao entrar no digital você entra como bebê.
Não tente tratar bebês como adultos. Eles não entendem.
E, quando você chega na fase adulta, você tem a opção de escolher virar bebê em outro mercado.
Futuro do Mercado de Lançamentos. O Erico diviviu em duas tendências: CPL (segmentação no conteúdo de Pré-Lançamento) e Entrega (pós-venda).
CPL Segmentado: a ideia aqui, que já foi testada em (poucos) lançamentos e que o Erico pretende fazer em 2017 é segmentar o CPL.
Atualmente, o FL tem 3 avatares, que talvez se desmembrem em 5: Profissional liberal e consultor, artista ou autor, empreendedor que está começando, empresário e agências de marketing digital.
A teoria por trás da segmentação é que, quando você apresenta estudo de caso e fala com um tipo de avatar, automaticamente você repele o outro avatar. Por isso, a ideia é falar com um avatar de cada vez.
E como fazer isso?
1 – Pergunte para o avatar o que ele é – isso antes de ele entrar na lista.
2 – Direcione o avatar para um vídeo diferente
3 – No vídeo, mude a introdução, troque os estudos de caso e mude o fechamento. As vezes, mesmo que você não mude o conteúdo mas apenas indique que está falando com aquele tipo de avatar, já vale a pena!
4 – Bônus – ofereça bônus customizado para cada tipo de avatar
5 – Afiliado – eles desempenham melhor com avatar segmentado.
E a segunda tendência é no pós venda. Nessa linha, ele trata muito o atendimento ao cliente e o engajamento dentro da comunidade.
Pelos 5 dias consecutivos de evento, tenho pra mim que existem 2 referências nessa área de pós-venda:
- Gabriel Goffi com a equipe da HSA;
- Tatiana Gebrael, com a tecnica da gamificação descrita anteriormente.
O alcance dos cursos on line ainda é relativamente pequeno mas, para quem já está no estado da arte, o Erico acredita que essas duas tendências irão fazer bastante diferença.
Mannequin Challenge no FL ao Vivo
Teve muita diversão no evento! E, uma das brincadeiras que pegou foi fazer o Mannequin Challenge.
Um deles eu estava de camarote e fiz um vídeo de bastidores, dá uma olhada!
Minha formatura no FL Ao Vivo
Pra quem me acompanhou durante o ano de 2016 sabe o quanto eu estudei! Depois de ter decidido abandonar o mestrado, foram 9 cursos on line como o FL.
Pelas minhas contas, foram mais de 500 horas/aula o que, se comparado com uma carga horária de ensino tradicional, equivale entre 2 e 3 mestrados.
Eu sai de alguém do ponto de não saber absolutamente nada sobre marketing digital, para alguém que tem um conhecimento bem amplo (talvez ainda não tão profundo). Mas de fato estou bem longe de ser iniciante no assunto…
Então esse evento representou pra mim uma espécie de “Formatura” de 2016. Mas…
Diferente de todas as outras formaturas que eu participei na vida, onde estudar muito e ser nerd bastava para conseguir meu diploma, essa formatura foi diferente.
Para subir no palco e pegar meu diploma (ou troféu) era preciso não apenas saber, mas também fazer. E eu não fiz… Não o suficiente para receber o diploma.
Se, de um lado, fico contente por ter saído da inércia com a L2M, de outro, fica claro pra mim o quanto ainda preciso caminhar.
Ainda bem que 2017 está aí para colocar em prática muitos planos! Porque, no evento do ano que vem (que eu já garanti meu lugar), eu volto para buscar meu diploma no palco!
Afinal de contas, ainda sou bebê na brincadeira e estou louca para jogar esse jogo! E é só o começo.
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Priscilla, excelente post! Gostei muito do resumo, parabéns!!!
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Pri, você me surpreende sempre. Te conheci no facebook do Fórmula e gostei de cara da sua determinação. Nos encontramos rapidamente por duas vezes lá no evento ao vivo e pude comprovar que você é realmente uma simpatia. Este seu relato acima é uma pedrada. Amei. Se estivéssemos no mesmo nicho de mercado queria trabalhar com você. Sou seu fã.
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Olá Pri Nunes,
Adorei o seu post, super completo, parabéns!
Sucesso e siga determinada! 🙂
Grande abraço!
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Obrigada Vanessa!
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A gente se conheceu lá no #empreendedorhighstakes, não foi? Muito top o seu resumo do FL 2016, foi excelente mesmo!
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Obrigada Felipe!!