Tempo de leitura: 6 minutos
100 OPERAÇÕES DE COMPRA, 56 DE VENDA, LUCRATIVIDADE MÉDIA DE 14% POR OPERAÇÃO
Com 10 meses operando na bolsa eu atingi a minha 100ª operação e vim aqui contar o que eu aprendi durante esse processo.
Esse artigo pode ser um pouco avançado para você, mas não hesite em me contatar se ficar com alguma dúvida.
Antes de te dizer as lições, eu preciso que você entenda o que eu considero uma operação.
Para mim, uma operação completa é um processo que envolve a compra e a venda de uma ação. Atualmente eu tenho um histórico de 100 ações compradas; porém, nem todas as operações estão completas.
Das 100 operações de compra que eu fiz nesses últimos 10 meses, eu vendi apenas 56.
Tá, já sei que você quer saber meu resultado… Essas 56 operações completas me deram um lucro bruto total de aproximadamente R$ 30 mil, em uma rentabilidade média de 14%.
Eu não sei se isso é um resultado bom ou ruim para você… Para mim é excelente! E é por isso que eu continuo aperfeiçoando meu método a cada dia, método que foi construído a partir do curso Árvore da Riqueza, e que eu já comentei mais nesse post.
Aqui vão as 4 lições que eu tirei das minhas primeiras 100 operações iniciadas:
LIÇÃO 1: TENHA UM MÉTODO ANOTADO
Eu não teria começado a operar na bolsa sem ter meu método devidamente consolidado. Pra você ter uma ideia, foram 3 meses intensos de estudos entre a decisão de investir na bolsa e a primeira operação – e eu já falei disso nesse post.
Se você quer conhecer mais o método que eu uso para investir na bolsa, criado a partir do curso Árvore da Riqueza, cadastre seu email abaixo! Vou te contar alguns mais algumas dicas…
Quer saber como eu continuei na prática o curso Árvore da Riqueza?!?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber minhas dicas!
Eu não vou entrar em detalhes sobre o método que eu uso, mas está relacionado ao valor intrínseco. O método está estabelecido e eu o aperfeiçoo sempre que paro para analisar de fora minhas decisões.
Agora, é fundamental para mim anotar toda a minha estratégia, mesmo já tendo o método estabelecido. Porque Pri? Simplesmente porque é fácil de esquecer…
Toda operação que eu monto eu decido o valor que vou entrar e o valor que vou sair – e ainda faço uma estimativa de qual o intervalo de tempo esperado para completar a operação.
Isso tudo fica anotado nos meus controles para que eu tenha a clareza das minhas decisões. Senão, no meio da operação eu me perco no meu objetivo inicial e isso pode prejudicar meus resultados.
E quando eu falo anotado, é anotado mesmo!! Cada operação tem um histórico de porque entrei, porque sai, porque tomei minhas decisões.
LIÇÃO 2: MEU CONTROLE É MAIS IMPORTANTE DO QUE O HOMEBROKER
Até em função da lição número 1, algo que ficou muito evidente para mim é que o controle que faço no excel das minhas operações são muito, mas muito mais importantes do que o que eu faço no homebroker em si (homebroker, se você não sabe, é a plataforma da corretora onde as ordens de compra e venda são feitas).
Até por isso eu utilizo uma corretora (Socopa) que não tem um homebroker tão desenvolvido – porque ele não tem muita utilidade para mim.
Pra você ter uma ideia, 90% do meu tempo eu gasto nas minhas planilhas, e apenas 10% eu uso para “passar a limpo” minhas decisões no homebroker.
Em outras palavras, toda a parte analítica e de tomada de decisão eu faço fora do homebroker.
LIÇÃO 3: CONTROLE EMOCIONAL É MAIS IMPORTANTE DO QUE HABILIDADE TÉCNICA
É isso mesmo! O controle da minha mente, para mim, é 80% do meu trabalho. Os outros 20% são habilidades técnicas de operação.
E existem alguns fatores que eu considero como parte do meu controle emocional:
HORÁRIO DE OPERAÇÃO
Dentro do meu método, eu tenho a expectativa de usar apenas 1 hora por semana para montar minhas operações. Na prática, utilizo entre 1 e 3 horas, dependendo de quanto das minhas ordens programadas foram executadas.
Enquanto eu estou operando, eu estou apenas operando – e não fazendo milhares de coisas em paralelo. Concentração e foco total nas planilhas e outros softwares que utilizo para tomar minhas decisões (Google e GuiaInvest versão gratuita).
Fora do meu horário de operação, eu não faço absolutamente nada – especialmente eu não fico “espiando” o comportamento da ação.
Sabe porque?! Porque eu só vou dar ordens quando estiver operando, então de nada adianta eu ocupar a minha cabeça com algo que eu não vou resolver naquele momento.
EU CONFIO NA MINHA ESTRATÉGIA
Ou seja, independente do que aconteça com o mercado, eu confio na estratégia que eu montei e não fico me influenciando com os movimentos de curto prazo.
Ah Pri, você nunca mudou sua estratégia no meio do caminho? Sim, já mudei algumas vezes… Não sei te dizer estatisticamente quantas vezes. Mas na maior parte das vezes eu deixo o mercado andar até minha meta ser atingida.
ISOLO OS RESULTADOS RUINS
Se eu já perdi dinheiro na bolsa? Não, nunca perdi 1 real.
Isso significa que eu nunca conclui uma operação com rentabilidade negativa. Caso eu precisasse hoje vender toda a minha carteira eu teria sim resultados negativos – mas daí entra a parte do controle emocional e na crença do meu método.
Tudo bem se eu errei por alguns dias ou até alguns meses minha expectativa de resultado… Eu não deixo isso me abalar, até porque na maior parte das operações estou tendo resultados satisfatórios.
LIÇÃO 4: O GRANDE ARREPENDIMENTO
De todas as lições, essa é a única que eu não consegui superar ainda…
Todos os dias que eu opero e sempre que monto meus indicadores de resultado, eu me arrependo amargamente de não ter começado a operar antes.
Me arrependo principalmente porque a primeira vez que eu quis fazer isso e que eu de fato fiz foi em 2009. Mas apenas em 2016 eu resolvi operar de maneira mais séria e profissional (com método) – veja mais sobre minha história com a bolsa aqui.
Ainda fico pensando como eu estaria hoje se eu tivesse começado 7 anos atrás…
Mas ok, aos poucos estou aceitando que daqui 10 anos estarei feliz de ter começado hoje. Porque operar na bolsa é um aprendizado diário, você vai ganhando músculo e ficando bom no que faz!
Quanto mais tempo operando, mais experiência adquire…
E é só o começo…
Link permanente
Oi Priscila, blz?
Esse seu método de investir me deixa bem intrigado sabia. Começamos a investir em ações basicamente na mesma época, minha primeira compra foi em outubro/2016, fiz TB em junho de 2016 o curso árvore da riqueza. Você basicamente é uma traseira KKK, 100 compras em 10 meses eu fiz 9 e não vendi nenhuma ainda kkkk. Mas a minha pergunta é se vc fez 100 compras gastou uns 1000 só em corretagem, fora as vendas. Esse seu lucro de 14% já está contemplando essas corretagens?
Grande abraço
Link permanente
Esses corretores ortográficos, cruel. Quis dizer TRADER, não traseira. Desculpa.
Link permanente
Oi Alfredo, tudo bem??
Pois então!! Realmente eu penei bastante para sair dos fundamentos do Árvore da Riqueza e chegar no meu patamar de investimentos atuais!! Foram mais muitas horas de filosofia após o curso…
Respondendo sua pergunta: da rentabilidade de 14% que eu calculei, eu considerei apenas as operações concluídas (compra e venda), que foram 56. Nessas operações, eu gastei aproximadamente R$ 800 de corretagem. Dessa forma, minha rentabilidade líquida (sem corretagem) dá 13,5%. Essa tem sido minha média: 0,5% da rentabilidade fica mesmo em corretagem. Eu uso a corretora Socopa para investir em ações. Foi a melhor que eu encontrei em termos de taxas e, como não uso o homebroker (que é bem ruinzinho na socopa), pra mim não faz diferença!!
Espero ter respondido sua questão!!
Um abraço!
Link permanente
Oi Pri, como vai? Gostaria de te dizer, antes de tudo, que gosto demais do seu jeito de escrever. Parece que está conversando com a gente.
Estou terminando o curso Arvore da riqueza, mas sinceramente, ainda não perdi aquele medo de investir em ações. Vou assinar o site do Guia Invest e fazer um curso sobre fundos imobiliários uma vez que tenho lido muito sobre eles e observado que parece ser uma oportunidade pela baixa selic atual. Eu acho meio complicado quando o André fala no curso que devemos investir naquelas empresas que, de certa forma, estamos familiarizados com o que ela vende. Por exemplo, eu sou farmaceutico, logo eu teria que investir em ações da drogasil ou de alguma seguradora de saúde ou indústria farmacêutica, etc. Queria saber sua opinião a respeito disso. E queria te perguntar também: qual o método que você utiliza para alcançar os 7% na bolsa? Pelo que li nos seus artigos vi que vc é uma trader trimestral rsrsrs. Vc investe usando aqueles robôs, para venderem suas ações quando chegarem num valor aceitável de venda para você? É assim que funciona?
Link permanente
Oi Diogo, tudo bem?
Primeiro, obrigada pelo seu comentário e pelos seus elogios!
É, perder o medo demora mesmo.. Sugiro que você comece com pouco, assim vai perdendo o medo mais rápido.
Tbm acho complicado investir em empresas que conhecemos bem. Isso é pra quem é fã de análise fundamentalista. Eu gosto de investir em empresas conhecidas (não necessariamente em um ramo que eu domino), mas de vez em quando me arrisco em algumas que nunca ouvi falar. Para essas mais desconhecidas, procuro dar uma olhada no site delas na internet para ver se são minimamente decentes.
Sim, eu faço operações mais longas (entre duas semanas e 3 meses), e opero apenas uma vez por semana. Uso uma mescla de análise gráfica com o valor intrínseco (Árvore da Riqueza) – mas confesso que acabei criando meu próprio jeito de investir.
E não, não uso robôs – mas tenho um controle das minhas ordens no excel. Deixo tudo agendado no homebroker para quando atingir meu valor estipulado, mas faço isso manualmente (a vantagem de ainda ter poucas operações!)
Espero ter te ajudado! E, se precisar de mais alguma informação, só chamar!
Link permanente
Você é ótima. Obrigado. Sinto um pouco de falta disso na internet. A clareza de informações aliadas ao aspecto prático daquela informação. Você consegue fazer isso. Bem que você podia fazer um ebook dando dicas de investimento. Foi a primeira vez que ouvir falar nessa mescla de análise gráfica com análise fundamentalista. Já que você entende do assunto, em que livro ou curso poderia aprender mais sobre a forma como você investe? Afinal 7% ao mês é um retorno super bacana. Abraço Pri e mais uma vez parabéns pelo trabalho.
Link permanente
Oi Diogo, obrigada novamente pela sua msg! Pois é, preciso mesmo escrever mais sobre o assunto! O curso que eu me baseei foi o árvore da riqueza. Escrevi sobre ele nesse post: http://prinunes.com.br/arvore-da-riqueza/
Link permanente
Estou fazendo o curso. Mas você disse que também realiza análise gráfica para fazer algumas operações em períodos mais curtos. Onde vc aprendeu a fazer a análise gráfica? Algum curso ou livro?
Link permanente
Eu aprendi a fazer a análise gráfica em uma matéria na faculdade. Foi bem básico, mas serve para o que eu uso hoje. Não cheguei a fazer nenhum curso adicional sobre isso!
Link permanente
Olá aqui é a Débora Alcântara, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Link permanente
De nada!