Tempo de leitura: 3 minutos
QUANTO TEMPO ANTES EU TENHO QUE TERMINAR DE EDITAR MEU VÍDEO PARA SUBIR NO YOUTUBE?
No post passado eu falei sobre o 6o modal de transporte: o modal infoviário.
Este modal moderno possui como infraestrutura a internet e utiliza vários equipamentos de transporte (como aplicativos, sites e mídias sociais) para levar as mercadorias ao lugar certo na hora certa.
Nesse vídeo, eu vou responder a pergunta da Tati (minha irmã) sobre logística dos tempos modernos: quanto tempo vai demorar para subir o vídeo no Youtube.
Receba todos os episódios da Série
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente todos os episódios da L2M
A LOGÍSTICA DA PUBLICAÇÃO DE VÍDEOS
Tenho convivido com muitas pessoas que estão imersas no marketing digital e na produção de conteúdo em formato de vídeo – inclusive eu mesma!
Uma das regras básicas desse mercado é: seja consistente! Publique regularmente.
Eu por exemplo me comprometi a publicar um episódio dessa série toda segunda e quinta-feira. Mas, para que cada episódio esteja no ar nessa data, existe toda uma logística por trás disso.
Meus vídeos não são pesados e não demoram mais que 10 minutos para serem carregados no Youtube.
Mas, para quem trabalha com vídeos mais pesados, a conta do tempo de subir o vídeo é simples: você precisa dividir o tamanho do seu vídeo pela velocidade de upload da sua internet (que geralmente é bem menor que a velocidade do download).
Ou seja, se você precisa publicar às 8h da manhã e seu vídeo demora em média 2h para subir, você precisa colocar ele na rede às 6h da manhã. E, para isso, ele precisa estar devidamente editado…
E então começa toda uma logística reversa para identificar quanto tempo antes você precisa definir o conteúdo, gravar, editar, para então subir no Youtube e ter o vídeo (mercadoria) no lugar certo (youtube) na hora certa (às 8h da manhã).
Eu não disse que logística está em tudo?!
AGENDAMENTO DE CONTEÚDO
Grande parte das ferramentas utilizadas atualmente possuem a opção de agendamento. Essa ferramenta permite que você coloque todo o conteúdo no local certo e defina que dia e horário você quer tornar público esse conteúdo.
Eu, por exemplo, uso essa ferramenta em todas as mídias que veículo meu conteúdo: no canal do Youtube, no blog e na FanPage do Facebook.
Essa ferramenta permite que você ausente ou até mesmo em outras atividades enquanto seu conteúdo chega no lugar certo e na hora certa!
Outra ferramenta interessante de agendamento é o autoresponder, que permite o envio automático de emails de acordo com configurações pré-estabelecidas dos usuários.
É interessante refletir que, no caso dos demais modais que não o infoviário, o sistema de agendamento é bastante utilizado por uma limitação de infraestrutura.
Por exemplo, muitos terminais portuários utilizam sistema de agendamento para evitar congestionamento nas rodovias de acesso ao porto e para que a capacidade de descarga seja compatível com a quantidade de veículos que chega.
Com utilidades diferentes mas ambos buscando potencializar a logística, os agendamentos do modal rodoviário e infoviário tem se aprimorado. É claro que, no segundo caso, o marketing se sobrepõe as atividades logísticas que ali ocorrem.
Esse foi mais um episódio da série: “Logística em 2 minutos”.
Se você ainda não curtiu minha FanPage no facebook, não esquece de curtir!
Nos vemos nos próximos minutinhos. Até lá!
Receba todos os episódios da Série
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente todos os episódios da L2M