Tempo de leitura: 2 minutos
4 SACADAS QUE IDENTIFIQUEI NO PIEL
No post passado eu te contei do evento de Premiação do Programa Infraero de Eficiência Logística que eu participei. Nesse post, estou detalhando 4 sacadas que eu tive durante esse evento e quis dividir com você!
Receba todos os episódios da Série
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente todos os episódios da L2M
#1 – Reconhece toda a cadeia logística
Quem trabalha com importação sabe a quantidade de agentes envolvidos para viabilizar a importação: companhias aéreas, TECA (Infraero), órgãos de desembaraço aduanteiro (Receita Federal, Vigiagro, Mapa), embarcador, despachante aduaneiro, agentes de carga, transportadores rodoviários.
Dessa forma, não é o trabalho de uma empresa que faz o processo ser mais eficiente, mas sim o trabalho em conjunto de todas as empresas envolvidas. E o PIEL, por sua vez, reconhece toda essa integração, pois premia não apenas o embarcador (dono da carga) mas também toda a sua cadeia logística.
#2 – Transparência da Informação
Os relatórios de acompanhamentos do PIEL mostram o tempo que a carga ficou com cada um dos agentes. Com isso, é possível saber quais agentes foram mais ou menos eficientes no processo de liberação da carga.
Essa transparência permite a própria cadeia se organizar e agilizar todo o processo logístico, integrando-se ainda mais.
# 3 – Outros Modais
Por se tratar de uma estrutura que abriga um porto seco, os TECAs da Infraero acabam fazendo todo o processo de desembaraço aduaneiro das cargas importadas e exportadas no país.
Esse serviço acaba atraindo não apenas as empresas que transportam no modal aéreo como também em outros modais. É muito comum empresas importadoras pelo modal marítimo retirarem sua carga rodoviária em modo de transito aduaneiro para fazer todo o processo de desembaraço no aeroporto.
#4 – Fidelização
Levar um troféu para a empresa, depois de um ano inteiro de trabalho é algo bem atrativo que mantém os clientes trabalhando com a Infraero.
Trata-se não apenas de um reconhecimento dentro da cadeia produtiva mas também um benchmarking para a empresa em termos de eficiência logística.
Nos vemos nos próximos minutinhos! Até lá!
Receba todos os episódios da Série
Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente todos os episódios da L2M